Um conceito que dominou o k-pop no último ano com toda certeza foi o retrô, mais especificamente os anos 1990! Tivemos vários artistas que usaram a década como referência para os seus MV’s seja no figurino, cenário ou estilo de música. Mas se engana quem acredita que a tendência bombou apenas em 2020/21, alguns grupos já haviam apostado no estilo muito antes de se tornar comum.
Dessa forma, separamos neste texto 5 MV’s de k-pop que foram inspirados nos anos 1990 e todas as suas referências! Bora lá?
EXID – LADY
O grupo feminino EXID incorporou a vibe dos anos 90 no single “LADY” lançado em abril de 2018. A música possui batidas de funky e hip-hop bem característicos daquela época e foi inspirada em artistas como Bobby Brown e Janet Jackson.
Além disso, toda a estética apresentada no MV faz com que o fã seja teletransportado para os anos 1990. O estilo de usar bastante jeans, roupas largas e coloridas e ainda caprichar no xadrez foram só alguns dos elementos que o EXID usou e abusou. Elas simplesmente lançaram a tendência quando ninguém ao menos havia tentado!
Lee Hi feat Yoon Mirae – Red Lipstick
Com uma mistura de R&B e hip-hop, “Red lipstick” contém uma batida totalmente nostálgica da década de 1990. A música foi inspirada no duo sul coreano “Tashannie”, o qual a rapper Yoon Mirae, que colaborou na faixa, fazia parte.
Diante disso, não é de se esperar menos das referências! O MV já começa com aquela propaganda clássica da MTV anunciando a venda do batom vermelho num design bem característico da época. Além disso, o quarto onde Lee Hi dá a sua “festa particular” tem vários elementos dos anos 90, a começar pelo pôster das Destiny’s Child e da icônica Whitney Houston pregados na parede.
Contudo, as referências não ficaram apenas na música e cenário. Todo o figurino usado no MV é com as tendências que mais bombaram naquela época. Calça de cintura baixa, top, conjuntinhos, saia de couro e plumas são apenas algumas das peças que Lee Hi trouxe para seu MV. A cantora soube incorporar muito bem a década a seu favor, não é mesmo?
NCT U – 90’s love
Lançado em novembro de 2020, a música do boy group NCT U já diz tudo, um romance dos anos 90! A canção tem uma batida marcante de hip-hop, ritmo que predominou naquela época e visuais inesquecíveis. Sobretudo, a letra da música é cheia de referências incluindo a famosa boyband “New Kids on the Block”, a série “Friends” e o conceito “old school” que está na moda hoje em dia.
Além disso, o MV é inspirado no hockey no gelo, esporte bastante famoso no Canadá e nos Estados Unidos e que ganhou fama nos anos 1990. Entretanto, em certos momentos, o music vídeo é transformado em um jogo de videogame que imita os traços e dimensões lançados naquela década, trazendo uma vibe ainda mais nostálgica para os fãs.
Dessa maneira, o NCT U soube inovar perfeitamente com esse conceito que virou tendência no mundo do k-pop.
SHINee – 1 of 1
Eles só tinham um fundo branco e o conceito retrô, mas mesmo assim fizeram história. Lançada em outubro de 2016, “1 of 1” é a faixa título do álbum de mesmo nome do boy group, SHINee. A música traz consigo elementos dos anos 90 como o gênero new jack swing, ritmo popular da época que misturava hip-hop e dance-pop urbano.
O MV “simples” faz parte da estética utilizada pelos artistas daquela década, que abusavam no uso de roupas coloridas e estilos marcantes para se destacarem em um fundo neutro. Além disso, toda montagem, jogo de luz e edição foram bem elaborados para lembrar as boybands que faziam sucesso nos anos 90!
YUBIN – ME TIME
“Obrigada JYP, mas eu estou livre agora”. É com essa frase icônica que viemos exaltar o MV de “ME TIME” da solista YUBIN. Apesar da música, em si, não ter muitos elementos dos anos 90, a estética do music video é impecável!
Marcando o seu comeback após deixar a JYP, a rapper e solista Yubin trouxe para o seu MV algumas tendências da década de 1990 que não podem passar despercebidos. Além da animação que lembra muito o famoso desenho animado “As Meninas Super Poderosas”, a idol utiliza de vários elementos da moda como a bandana, conjuntinhos e cores pastéis para trazer um ar mais nostálgico no MV.
Bom, deu para perceber que muitos grupos e artistas usaram esse conceito nos últimos anos. E nós simplesmente A-M-A-M-O-S, pois cada um tem uma maneira diferente de expressar a década de acordo com o seu estilo de música. Por isso, não deixe de contar em nossas redes sociais qual foi o seu favorito!
Texto por Ana Carol | Revisão por Fran | Imagem por Raphaela | Equipe de redação da K4US | www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos