O grande debate que tomou conta da internet nesta semana foi: “Don’t Call Me” tem a cara do SHINee ou parece pertencer a outro grupo? Enquanto essa discussão parece que não vai chegar em um consenso, selecionamos 10 b-sides que você precisa conhecer. Separamos os lançamentos desde quando o grupo se jogava mais no R&B até o momento mais atual banhando em subgêneros da house.

In My Room

“In My Room” é uma das melhores baladas do SHINee. A canção foi apresentada pela primeira vez no primeiro mini-álbum do grupo, “Replay”, e posteriormente ganhou uma nova versão no “The SHINee World”; o primeiro álbum completo do quinteto, com um novo arranjo, sem perder a essência da versão original – presente nesta playlist. Na canção, o grupo canta sobre um término de relacionamento e como as memórias boas ainda irão permanecer mesmo com o fim.

Please Don’t Go

Seguindo em ordem cronológica, precisamos comentar sobre “Please Don’t Go”, presente. Esta é a primeira vez que o grupo aposta em um dueto, com Onew e Jonghyun mostrando suas potências vocais em uma balada poderosa, quando ambos ainda tinham apenas 19 anos. Se em “In My Room” o seu tema principal é a aceitação de um término, “Please Don’t Go” segue o caminho contrário com a dupla pedindo uma nova chance à amada.

Ready or Not

Segunda faixa do álbum “Lucifer”, “Ready or Not” é uma daquelas faixas perfeitas para ouvir ao vivo em um show. Essa também é uma daquelas canções que conseguem te levantar, não importa o motivo. É muito para cima. Na letra, o grupo canta sobre um garoto que sempre se prepara para confessar seus sentimentos à garota que tanto ama, mas ele sempre trava de alguma forma e nunca diz algo.

Spoiler

Talvez uma das faixas mais geniais da carreira do SHINee, “Spoiler” abre o disco “The Misconceptions of You”, primeira parte do excelente “The Misconceptions of Us”. A faixa faz jus ao seu título e dá um “spoiler” das músicas presentes tanto na primeira parte quanto na segunda “The Misconceptions of Me”. A canção ainda brinca com “Sherlock” logo nos primeiros segundos, como também serve como uma excelente abertura de era: “você está pronto para aplaudir o SHINee?”.

One Minute Back

Já trouxemos aqui músicas sobre término e tentativa de reaproximação, mas chegou a vez de “One Minute Back”, que é uma canção sobre traição. Na música, o eu lírico narra o momento em que pega sua amada no flagra e afirma que seria melhor voltar apenas um minuto no tempo para que pudesse fingir que não viu tudo aquilo.

Password

O ano de 2013 foi um dos principais da carreira do SHINee. O grupo lançou “The Misconceptions of Us”, o mini-álbum “Everybody” e “Boys Meet U”, álbum japonês que contou com os singles “Breaking News” e “Dazzling Girl”, além da excelente b-side “Password”. Tendo como base uma bateria, a música conta com a produção de Maria Marcus, responsável por canções de grupos como The Boyz, Girls’ Generation, EXO e a solista ChungHa.

Love Sick

Se “Spoiler” é genial por sua construção, “Love Sick” ganha pontos por ser uma continuação de “Replay”, a canção de debut do grupo. A faixa é recheada de referências ao primeiro single do quinteto tanto na letra quanto na coreografia e melodia, mas com uma pitada de deep house. Inclusive, Jonghyun, durante as promoções do álbum “Odd”, explicou que a canção descreve o relacionamento com a mesma garota de “Replay” após sete anos.

Undercover

Presente na primeira parte de “The Story of Light”, “Undercover” é perfeita para quem conheceu o SHINee com “View”. Ambas as faixas flertam bastante com subgêneros de house, assim como boa parte das músicas lançadas pelo grupo nos últimos anos. A música é escrita por Seo Ji Eum, que já contribuiu para as letras de canções como “Growl” do EXO, “Dumb Dumb” do Red Velvet e “Adios” do Everglow.

Retro

“Retro” é marcada por um dos pontos mais bacanas do SHINee: o rap do Key, logo nos primeiros versos. A faixa está presente na última parte de “The Story of Light” e pode ser interpretada como a história de um casal que reatou o relacionamento após anos separados.

Body Rhythm

Se você conheceu SHINee por “Don’t Call Me”, a queridinha do último disco do grupo, então talvez se apaixone por “Body Rhythm”. A canção lembra bastante o que Ariana Grande fez com “Side to Side” – inclusive, um excelente remix com as duas músicas roda o TikTok há dias – e aposta no reggae fusion. Nesta música, o grupo traz versos com duplo sentido, como “won’t you follow my body rhythm?” (você não vai seguir o ritmo do meu corpo?”, em tradução livre), somando ainda mais a fórmula para uma faixa extremamente envolvente.

A gente sabe que o SHINee tem inúmeras b-sides que mereciam destaque aqui, então preparamos uma playlist com 30 delas para você amar.