05
09
19

Cada dia que passa, presenciamos a ascensão da cultura pop sul coreana, internacionalmente. Cada programa de TV que assistimos, tem alguma participação com algum grupo de K-Pop ou alguma referência à cultura, de uma forma geral. Com animações não é diferente. 

O Cartoon Network e a Disney Channel são canais de TV fechada, que mostram bastante essas referências. Como curiosidade, vamos listar aqui alguns desses easter eggs que nos deparamos em alguns desenhos.

 

1º) A Hora da Aventura:

Esse desenho, provavelmente, é o mais conhecido do Cartoon Network. Ele conta a história de um menino chamado Finn, que vive aventuras na terra de Ooo, junto com seu cachorro mágico chamado Jake. 

Uma das personagem que interage o tempo todo com esses dois é a Lady Íris, uma unicórnio feita de arco-íris, que é esposa do Jake. No desenho, essa personagem é conhecida por ter uma língua diferente da dos demais personagens, tanto que Finn só consegue a compreender com um tradutor. A tal língua misteriosa e incompreensível que a Lady Íris fala, é o coreano! 

Confira um trecho do episódio “Lady & Jujuba”:

 

2º) Gravity Falls:

Gravity Falls é um desenho que passou no Disney XD, e conta as aventuras dos gêmeos Dipper e Mabel, que passam as férias na casa de seu tio-avô, localizada em uma misteriosa cidade. A personagem que temos como referência coreana, nesse desenho, é a Candy Chiu, melhor amiga da Mabel. Ela tem uma personalidade fofa e excêntrica, além de ser muito fã de um boy group fictício, chamado Sev’ral Timez. 

No desenho sua descendência coreana não é explícita, mas ela claramente fala a língua coreana em alguns episódios e, na versão em inglês, seu “sotaque” é bem forte:

Uma curiosidade é que, tanto de Lady Íris, quanto de Candy Chiu, têm suas vozes dubladas pela mesma pessoa! Niki Yang (Yang Hyun-Jeong) é animadora e dubladora, nasceu na Coreia do Sul e formou-se na Hongik University. Além dessas duas personagens, ela também dubla o BMO, personagem de Hora de Aventura.

 

3º) Steven Universe:

Em Steven Universe, um desenho que também é bastante conhecido no Cartoon Network, no episódio ‘O Sonho de Steven’, o protagonista viaja para a Coreia do Sul. Durante suas aventuras pelo país retratado, na animação, com diversos easter eggs e referências de pontos turísticos Steven vai no show do 2NE1 e ainda consegue uma selfie com elas! Isso mesmo, Steven é BlackJack de carteirinha, graças à homenagem da animadora Jane Bak.

 

Além dessa referência incrível, os próprios animadores que produzem o desenho, são fãs da cultura pop coreana! A própria Rebecca Sugar, criadora da animação, é declaradamente fã do girl group AOA. Em um tuíte seu, após uma viagem à Coreia do Sul, Rebecca postou uma arte da personagem Lápis Lazuli, vestida de Choa em ‘Good Luck’. 

 

4º) We Bare Bears

Ursos sem Curso, como é conhecido em português, é uma animação da Cartoon, criada por Daniel Chong, e retrata o dia-a-dia de 3 ursos na cidade grande: Pardo, Panda e Polar. Muitos K-Poppers já sabem, mas tivemos a maravilhosa surpresa de um verdadeiro cross-over em um dos episódios desse desenho! 

No episódio intitulado ‘Panda’s Birthday’, Polar e Pardo resolvem fazer uma surpresa de aniversário pro amigo Panda, trazendo o boy group MonstaX para ele conhecer. Quem não sonha com um presente desses, não é mesmo?
O episódio contou com a animação dos 7 membros e uma dublagem feita por eles mesmos:

 

5º) Miraculous Ladybug:

Miraculous Ladybug ou As Aventuras de Ladybug, é uma das animações mais faladas do momento e conta a história de Marinette, uma menina que vira heroína e luta  para salvar a cidade de Paris, junto de seu parceiro Cat Noir. Diferente dos desenhos citados acima, essa animação é uma produção nipo-franco-coreana, ou seja, foi produzida por produtoras japonesas (Toei Animation) francesas (Zagtoon e Method Animation) e coreanas (SAMG Animation).
A música tema original do desenho, na Coreia do Sul, foi gravada pelo girl group Fiestar que, infelizmente, deu disband em 2018:

 

6º) Pucca:

Por último, mas não menos importante, Pucca, assim como Miraculous Ladybug, também é uma animação que tem participação de uma produtora sul-coreana (Vooz), assim como um de seus criadores, Kim Boo-Kyoung.
Muita gente achava que a famosa personagem — que já ocupou muitas capas de caderno e mochilas de 2006 a 2008 — era japonesa! O Garu (가루 – Garoo), é um ninja que luta kung-fu e vive fugindo da paixão platônica que a Pucca (뿌까 – Bboogga) sente por ele e, apesar de ser uma animação coreana, a história se passa na China. 

 

Conta pra gente: qual desenho você mais gosta? Já tinham notado essas informações?


Texto por Hope @ Equipe de redação da K4US
Não remover sem os créditos
www.k4us.com.br

compartilhe este post:
Hope
Postado por
Hope
Futura pedagoga que ama a cultura japonesa e como consequência, acabou mergulhando no mundo do k-pop e dos doramas. Agora, sofre por bias e fanfics. Sempre vai dizer que é tímida, mas acaba virando a extra do rolê. Para ela, café e pão de queijo deveriam ser o novo arroz com feijão e fazer carinho em cachorros deveria curar doenças. É preguiçosa, mas quando é pra ir, "BORA!"
Arquivado em: Daebaklist