04
05
19

Já houve um tempo em que quando se falava de solistas femininas no K-Pop, os nomes de maior representatividade eram BoA, Lee Hyori e IU. Dava para contar nos dedos quantas se arriscavam e realmente conseguiam reconhecimento para manter suas carreiras. Com essas e outras artistas consolidadas, novas gerações surgiram. E se entre 2011 e 2015 vimos uma série de integrantes de grupos se arriscando em carreiras solos, nos últimos anos já podemos acompanhar um crescente número de artistas que já debutam “sozinhas”.

Atualmente, com alcance e relevância globais, o cenário do K-Pop parece mais preparado para receber os talentos dessas mulheres que, por sua vez, podem ter mais chances ao subir aos palcos carregando apenas seu poder de performance e o próprio nome, ao invés de representar um grupo. E não se trata apenas de confiança. Por anos a indústria acolheu grupos como os principais representantes do gênero e tornou o meio extremamente competitivo até mesmo para eles. No caso das solistas pode ser ainda mais difícil. Por isso preparamos esse top 9 artistas recentes no cenário para você conhecer, relembrar, divulgar e fortalecer. 

Eyedi

“& New” é o trabalho mais recente de Eyedi e, apesar do nome remeter a algo novo, a música é carregada em uma vibe retrô. Com um refrão chiclete, o single é o melhor dos anos 80 em pleno 2019 e poderia facilmente estar na trilha sonora de algum dos filmes clássicos da década. Felizmente o século XXI chegou e com ele as tecnologias que nos permitem apreciar o melhor da música mundial, incluindo os hits de Eyedi. No mercado há três anos, a cantora vem se jogando em diferentes ritmos e formatos. Competidora do MIXNINE, ela chegou ao fim do programa na quinta posição entre as mulheres. Mas o que são os números perto do trabalho de Nam YuJin?

Apoie a fada Eyedi nas redes sociais: Twitter | Instagram

Dalsooobin

Com uma incrível habilidade de encontrar novos “eu”, incorporar personalidades e transpor isso em música, Dalsooobin vem se explorando musicalmente – e permitindo que o público participe da experiência junto dela – desde os tempos como integrante do Dal☆Shabet. Como solista, sua mais nova faceta veio junto do novo stage name, que combina seu nome e o nome do grupo. Em entrevista exclusiva para a K4US ela falou um pouco sobre sua trajetória a importância de manter sua raíz e os fãs nessa nova fase. Com um pézinho na indie music, a cantora já passeou pelas ballads e vem mostrando uma nova identidade através da deliciosamente pegajosa ‘Katchup’.

Siga a dona das personas no: Twitter | Instagram

Katie

Revelada pelo reality K-Pop Star 4 – qual venceu -, a Katie debutou em 2018 com ‘Remember’ e relançou a música em 2019, trazendo uma versão com a participação do rapper Ty Dolla $ign. Apesar de ter apenas esses dois materiais oficiais disponíveis, o potencial da Katie tá aí na cara, esperando apenas para ser mais explorado.

Acompanhe a princesinha do indie nas redes: Twitter | Instagram

Cinna

Com apenas três meses na ativa, a dona da voz já lançou dois singles: ‘Mirror to My Soul’ e ‘Like a Rain’, essa última em colaboração com Mad Clown, já mostrando que não é pra dormir em talento. Ambas as músicas bebem maravilhosamente bem do R&B e para a galera que vem curtindo a proliferação do gênero na Coreia, essa pode ser uma nova fonte de músicas gostosas – e até sugestivas, como no caso do último single – para se ouvir. 

Apoie a voz da anja através do: Twitter | Instagram

Jiselle

Mais uma fresquinha para a galera do KR&B. O pessoal do KHH também já pode conhecê-la, considerando o feat com o Microdot, mas eis que 2019 chega com os refrescos e o debut da fada. Ela é uma das listadas sob o agenciamento de uma subsidiária da SM, a Million Market (a mesma de Suran e Moon), e infelizmente também só tem uma música para desfrutarmos, mas já mostra a que veio em “Missed Call”, parceria com Chancellor.

Vem acompanhar a Jisellinda no Insta

Giant Pink

A rapper já está há alguns anos rodando pela cena underground do K-Hip Hop e debutou oficialmente em 2018. Sua participação em dois dos maiores programas do gênero ajudaram na popularização de seu nome: Giant Pink. E é gigante mesmo. Após uma rápida passagem pelo Show me the money, ela chegou ao Unpretty Rapstar onde teve de passar por uma diss onde tentaram diminuí-la pela suposta orientação sexual. O que ela fez? Ganhou a competição e chegou em 2019 contratada pela All I Know Music (subsidiária da SM), e chutando a porta com ‘Mirror Mirror’.

Quer girlcrush? Segue a Giant Pink no Insta

MiSO

Ainda que outra cantora da lista tenha o rosa no nome, Miso tem rosa em tudo. Isso porque a paixão dela pela cor é exibida de diferentes maneiras, desde cor de cabelo até suas letras. A Pink Lady traz em suas músicas uma vibe menos indie, se comparada ao restante das listadas. A maioria delas é de um pop tão barulhento quanto os singles de metade dos boy groups atuais, mas seu último lançamento ‘ON N ON’ vem nas cores e no som do melhor pop-chiclete.

Princesinha online no Instagram pessoal | Instagram profissional

Moon

Apesar do debut oficial ter rolado em 2018, com o lançamento de ‘Million’ em parceria com o Dok2, Moon tem um conjunto de quatro outras músicas disponíveis na nuvem, que podem mostrar um pouco do que podemos esperar de seu futuro na indústria. Spoiler: é brilhante. Das guitarras melódicas ao lo fi e trap music, Moon Sujin mostra que sua voz tem muito a oferecer e o poder de se encaixar perfeitamente em diferentes gêneros.

Tá vendo aquela lua que brilha lá no Insta

Chungha

Definitivamente a mais pop de todas da lista, mas é impossível deixá-la de fora. Principalmente após o lançamento de ‘Gotta Go’, que traz toda uma imagem e identidade sonora mais madura para ela. Não é segredo para ninguém que Chungha, após sua trajetória no I.O.I – quando já havia conquistado Coreia e mundo através do Produce 101 -, chegou no cenário para se tornar uma entre as maiores solistas do K-Pop. Aquilo que chamamos de uma artista completa, ela traz o conjunto de voz, dança e presença de palco em suas melhores formas.

Twitter | Instagram

Quem é sua fave?

Para fechar o top 10 de solistas que precisam ser celebradas, deixamos as redes sociais como um canal aberto para que vocês nos indiquem suas favoritas. E, para embalar esse rolê, aqui vai uma playlist que reúne desde as solistas mais recentes, como as citadas acima, até as mais lendárias no K-Pop. É qualidade, versatilidade, é intelecto sonoro.


Texto por Bea @ Equipe de redação da K4US
Não remova sem dar os créditos

compartilhe este post:
Bea
Postado por
Bea
Carioca, 25 anos, estudante de jornalismo e carmy. Se pudesse passaria meus dias comendo batata frita, sorvete e lendo fluff, como não posso: trabalho, passo mais tempo do que devia no twitter e como batata e leio fluff nas horas vagas. Parte da equipe da LO짱 (Lojjang) e presa numa areia movediça chamada K-Pop há 9 anos (sem previsão de conseguir sair).
Arquivado em: Daebaklist, KPOP