Que o TWICE é um dos MAIORES grupos de k-pop da atualidade nós já sabemos, mas o quanto a 5ª turnê mundial ‘READY TO BE‘ em solo brasileiro seria lendária, icônica e bafônica, nós ainda não estávamos preparados. O certo é, o grupo composto pelas nove integrantes Naeyon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu mostrou que merece o título, os recordes, os estádios e, principalmente, os melhores ONCEs (nome do fandom) do mundo.
Como grandes fãs das lendas, nós da K4US estivemos nos dois dias de show e com uma grande conquista: fomos credenciados como imprensa!! Valeu, Live Nation Brasil e principalmente a você, leitor e leitora que está sempre apoiando nosso trabalho! Agora, vamos ao espetáculo que foi as TWICE no Brasil, desde a chegada no aeroporto, passando pela passagem de som, até o fim do segundo show.
Sendo o único país confirmado na América do Sul, o Brasil bateu um recorde de público nos dias de show. E além dos brasileiros, não era difícil encontrar fãs de países vizinhos em meio ao mar de gente. A prova disso foram as filas quilométricas mesmo diante de altas temperaturas. A correria por uma boa visão do palco começou nos acampamentos em frente aos portões do Allianz Parque desde o dia 4, domingo.
Engana-se quem pensa que isso poderia atrapalhar a emoção dos fãs. Durante a espera você já encontrava looks caprichados, ouvia a setlist do show com seus amigos e pessoas da fila, ganhava fanmades e trocava pulseiras personalizadas com outros fãs, inspirados na trend dos swifties. Vale ressaltar que também era possível adquirir pulseiras temáticas da turnê incluídas no pacote VIP do show e outros itens do merchandising oficial a venda no estádio.
Os dois dias contaram com um público extremamente animado e diverso. Foram pais e mães acompanhando as filhas, namorados que se descobriram ONCEs, adultos de diferentes idades, gêneros e estilos vibrando juntos. Até influencers e artistas curtiram o show.
O destaque vai para três: A cantora Pabllo Vittar, fã de carteirinha de k-pop e do girlgroup no primeiro dia de concerto, o ator Cauã Reymond, sendo o pai do ano ao acompanhar a filha, e, nos dois dias, o grupo de dança New Crias. Direto de Maceió, o sexteto viralizou nas redes sociais com seus covers de dança de k-pop que se unem à estética “chave”. E eles são uns queridos, viu? Teve até fila pra tirar foto com os divos do lado de fora do estádio.
Vcha impressiona em show de abertura
Podemos dizer que a animação dos fãs do TWICE também contagiou o Vcha, grupo global novato da JYP Entertainment, responsável pela abertura do espetáculo. As meninas entregaram carisma, talento e vocais poderosos no ao vivo, o que causou uma recepção calorosa no público e trouxe uma coerência imensa com a discografia das artistas principais em quesito de estilo musical e dança. Com um público agitado, Vcha conseguiu não só provocar uma entrada impactante, como também trazer os ONCEs para pular e cantar junto.
As seis meninas com idade entre 15 e 19 anos, Lexi, Camila, Kendall, Savanna, KG e Kaylee performaram três músicas: “Girls of the Year”, “Y.O.Universe” e “Ready for the World”. Formado no finalzinho de 2023 pelo reality A2K (America 2 Korea), o grupo debutou oficialmente em janeiro de 2024 com o MV de “Girls of the Year”.
READY TO BE IN BRAZIL
Com o estádio todo iluminado e lotado de fãs, a 5ª turnê mundial ‘READY TO BE’, começava. Pontualidade é o que não faltou. Às 19h30, as luzes do palco no Allianz Parque piscavam dando início ao espetáculo que estava por vir. Seguindo a setlist de outros shows, a sensual versão em inglês de “SET ME FREE” abriu o palco, seguida dos hits “I CAN’T STOP ME”, “GO HARD”, “Moonlight Sunrise” e “Brave”.
Com belíssimos vestidos vermelhos e coreografias impecáveis, o TWICE apresentou o seu primeiro ato e com mic ligado até o final do show por volta das 22h. O estádio foi preenchido com a superestrutura de palco principal, secundário e passarela. Em muitas músicas, interações e principalmente no final do show, os fãs da pista premium puderam ver elas de pertinho.
Em todos os momentos de interação com as ONCEs, as divas rasgavam elogios ao público, mostrando o quanto estavam surpresas e felizes com a energia e gritos altos dos ONCEs brasileiros, provando que somos sim a melhor plateia! E não foram só elogios, durante as pausas de interação as meninas exploraram o português.
Dahyun com os seus “nossa 👍” e “muito bom👍” foram como um raio de sol, até os clássicos “eu te amo” e “obrigado” de todas fizeram o coração dos fãs baterem mais rápido. Outros membros fizeram discursos mais longos em português, como a Chaeyoung sobre “My Guitar”, música autoral que cantou e tocou em sua performance solo.
Performances solo criam um show à parte
O segundo ato foi marcado por parte das performances solos das membros. Dahyun abriu com o cover sensível de Colbie Caillat “Try” no piano com um vestido estonteante. Aliás, todos os looks eram belíssimos. Logo depois veio o cover de Charlie Puth e Kehlani “Done for Me”, realizado pela Tzuyu com dançarinas de apoio e esbanjando charme.
A unit japonesa veio logo atrás nos solos. Sana performou “New Rules” da Dua Lipa, entregando coreografias, sensualidade e vocais. Momo deixou todos de queixo caído com a performance de dança de Beyoncé “Move” com direito a pole dance. E a Mina veio para terminar de enterrar o fandom com a música de Ariana Grande “7 Rings”, com muito rebolado.
A próxima leva de solos não poderia ser mais oposta em conceitos, começando com Chaeyoung, mais intimista, seguida de Jihyo com “Closer”, música de seu álbum de debut com muita coreografia e vocal, dessa vez com um microfone de rosto. Depois temos Jeongyeon com o cover fofo e colegial de “Can’t Stop the Feeling!” do Justin Timberlake. O último solo foi da membro mais velha, Naeyon com o hit “POP!” com muitos dançarinos e confetes.
Hits e mais hits com direito a banda
E o que falar sobre “Feel Special”? Antes mesmo de “Cry For Me” começar nós já estávamos chorando com os vocais potentes da Jihyo, fazendo uma versão a capella no final da música. Com um microfone amarelo na mão e uma energia contagiante essa mulher fez história! Poucos são os artistas que parecem tão à vontade no palco quanto Jihyo. A líder do grupo realmente nasceu para ser uma estrela. “FANCY” e “The Feels” fecharam mais um ato de show com novos figurinos delicados de fadas
“I GOT YOU”, que ganhou MV recentemente, veio para emocionar o estádio inteiro, com letras que demonstram o amor e dedicação de ambos, grupo e ONCEs. “Queen Of Hearts” foi a última antes do medley com os hits. Sim, está repetitivo, mas a discografia das Twice é recheada de ícones! Os fãs puderam pular e cantar muito com “Yes or Yes”, “What is Love?”, “Cheer Up”, “Likey”, “Knock Knock”, “Scientist” e “Heart Shaker”.
Depois de mais um ato, troca de roupa, interação e VCR (Vídeos curtos sobre o conceito da turnê) temos a música mais brasileira da setlist “Alcohol-Free” que bebe da bossa nova. Seguida de “Dance The Night Away” e “Talk That Talk”, chegou o momento dos fãs brilharem no telão com a Dance Cam enquanto o TWICE se preparava para o final. Presente em todos os shows, a regra era manter a animação durante a música que estivesse tocando na hora, sabendo a coreografia ou não, e muitos fãs demonstraram conhecimento das danças.
O grupo também contou com uma banda ao vivo trazendo uma pegada mais encorpada e diferente às apresentações, com guitarrista, baterista, baixista e tecladista. Sem falar na boa quantidade de dançarinos e efeitos práticos, com plataformas móveis que subiam e desciam com as cantoras tanto no palco principal quanto na passarela, e um telão gigante que acompanhava. Tudo isso com direito a fogos de artifício, confetes variados lançados ao público e diversos outros aparatos que deram suporte às apresentações solo das integrantes.
Com o show se encaminhando para o final tivemos na roleta, na “sorte” e pressão do público, a performance de “Do Not Touch” da unit japonesa formada pelas integrantes Momo, Sana e Mina, MISAMO. A segunda escolha da roleta caiu em “Doughnut” no primeiro dia e no segundo “I’m Gonna Be A Star” e “Gone”.
9 anos de grupo e muitos recordes quebrados
Atingindo um sucesso de vendas no Allianz, o grupo feminino formado em 2015 pelo reality “Sixteen” conseguiu esgotar os ingressos do primeiro dia. E ao longo de 18 shows em 2023, a turnê mundial ‘READY TO BE’ já acumula mais de 54 milhões de dólares, sendo a segunda tour mais lucrativa de um grupo feminino de k-pop na história.
Além disso, nossas meninas serão as primeiras do gênero a estampar a capa da Billboard Brasil, chegando na edição de março. Para o TWICE, esse marco também é inédito, sendo a primeira vez que sai em alguma versão da revista.
READY TO BE foi repleto de momentos especiais e que emocionaram tanto a plateia como as próprias artistas, trazendo discursos como o de autoaceitação, de não permitirmos que as pressões externas nos podem e de diminuirmos a cobrança sobre nós mesmos. Dessa forma, poderemos abraçar nossas diferenças e expressar o que nos torna únicos. Parafraseando a diva Dahyun “Vocês nos amam do jeito que somos e finalmente estamos preparadas para sermos quem queremos ser”.
Homenagem dos ONCEs para o TWICE
O segundo dia de show foi ainda mais cheio de emoções consagrando a turnê no Brasil como a melhor do TWICE! No começo do encore, já com as meninas com as camisetas oficiais da turnê, veio o coro de fãs no estádio cantando parabéns para a Jihyo, deixando-a perdida por um momento e com um sorriso enorme no outro quando entendeu do que se tratava.
Outro momento muito aguardado por ONCEs foi o da exibição do vídeo homenagem que as fanbases fizeram para as meninas e que foi aprovada para exibição. A @oncetwicebrasil publicou nas redes sociais “Apresentamos o nosso país para o Twice, além de falar do nosso amor por elas e da importância do Twice nas nossas vidas”. O vídeo emocionou todos no estádio, não teve quem segurasse as lágrimas diante de tanto amor compartilhado.
TWICE entregou em dois dias de show um espetáculo de performance, carisma e talento, mostrando o motivo de ser uma das gigantes do k-pop e indo além do gênero. As mensagens dos banners “TWICE sempre faz os ONCEs se sentirem especiais” e “TWICE, lembre-se sempre de nós como memórias preciosas!” não poderiam ser mais verdadeiras e precisas.
Com uma super produção, esperamos que o Brasil seja mais visitado pelas nove integrantes do TWICE, assim como outros grupos de k-pop. Afinal, a experiência de fazer um show para o público brasileiro está em outro nível e só reflete a qualidade apresentada pelos artistas. Diga-se de passagem, gigantes.