O trio que formou o grupo Triple H foi muito aclamado pelo seu conceito único e músicas super bem compostas que nos lembraram um jazz e aquele pop retrô dos anos 70 aos 90. Mas o que de fato fez com que esse grupo incrível terminasse e o que os integrantes do mesmo estão fazendo hoje em dia? Devido a todas essas perguntas, trazemos para vocês Triple H: O fim de uma era.
Aqui nós iremos explicar como tudo começou, o que deu o fim ao trio e o que cada um dos artistas faz hoje em dia. Preparades para conhecer o Triple H? Um grupo que durou pouco tempo, mas que marcou todes que vivenciaram o K-Pop em 2018?
TRIPLE H: O COMEÇO E O FIM
A Cube Entertainment em março de 2017 anuncia em suas redes sociais uma nota dizendo que HyunA, uma das solistas mais famosas do K-Pop, iria entrar em uma nova subunidade (sub-unit) juntamente de mais alguns integrantes da própria Cube. Com tal notícia sendo lançada, os fãs ficaram extremamente curiosos quanto ao que a Cube estaria aprontando.
Especialmente pois HyunA já tinha feito parte de uma sub unit com um dos integrantes do grupo HIGHLIGHT, que se chamava Troublemaker e que, diga-se de passagem, fora um grande marco para o K-Pop do final da 2ª Geração e 3ª Geração! A sub unit Troublemaker ainda teria lançado 2 singles juntos: “Troublemaker” e “Tell Me Now”. Ambas tinham um conceito que relembrava Bonnie e Clyde, um casal que tinha sérios problemas tanto no próprio relacionamento, quanto em respeitar as leis que regem a sociedade, mas que, mesmo assim, viviam um romance ardente e superavam todos os obstáculos.
Mas vamos voltar para a nova subunit que a HyunA vai entrar, certo? Bom, no dia 04/04/2017 finalmente vem o grande anúncio de que a sub unit nova se chamaria “Triple H” e que quem participaria dela junto de HyunA eram 2 integrantes do grupo Pentagon: Hui (vocalista) e DAWN (Pentagon). Vale ressaltar que naquela época DAWN, também conhecido como Hyojong, tinha o stage name de E’Dawn. Mas com sua saída do grupo, depois de um tempo, ele mudou seu nome artístico. Além do próprio anúncio do grupo, foi também dito que eles teriam o próprio reality show chamado Triple H Fun Agency.
Este reality inclusive conta com 21 vídeos postados no YouTube pelo canal E! Online Asia.
Com isso, o Triple H lançou seu primeiro mini-álbum chamado “199X” que teve como música título a icônica “365 Fresh” que, assim que foi lançada, foi um baita de um sucesso. Não só pela sua pegada de jazz misturada com pop, ótimos vocais e energia nas alturas, mas porque a faixa tinha um M/V completamente estético e depressivo que contava a história de 3 pessoas que viviam com problemas (depressão, assédio no trabalho e briga de gangues) e, devido ao acaso, se encontram e resolvem viver de forma intensa, contendo até mesmo um romance entre os 3! Todavia, ao final do clipe eles se jogam de um prédio deixando em aberto o final que cada um deles teve.
Em Julho de 2018, a Cube anuncia o comeback do trio com seu extended play chamado “REtro Futurism”, onde o Triple H incorpora de vez a estética dos anos 80 e, ao que tudo indica, a história do primeiro M/V continua! Mas dessa vez, os 3 artistas parecem ser fugitivos que já não estão mais nem aí com o que está acontecendo com o mundo e só querem se divertir e trazer os outros para essa diversão e caos deles.
O M/V contém a faixa título Retro Future, bastante animada e com batidas marcantes que fazem você também querer se divertir e enlouquecer junto de HyunA, DAWN e Hui. Entretanto, algo que não deveria ser nada demais foi um grande problema para os sul-coreanos e a empresa Cube Entertainment: em agosto do mesmo ano, HyunA e DAWN anunciaram para o público, através de suas redes sociais, seu namoro que já fazia, na época, 2 anos.
Tal notícia não foi nem um pouco bem recebida pelos fãs sul-coreanos do grupo Pentagon, do qual DAWN fazia parte. Ameaças e comentários negativos na Internet fizeram a empresa soltar a seguinte nota:
Nós da CUBE Entertainment oficialmente decidimos expulsar nossos artistas HyunA e E’Dawn da empresa. Colocamos nossos melhores esforços em trabalhos com os artistas de nossa empresa, no gerenciamento de artistas, através da lealdade e da confiança em nosso relacionamento. Depois de numerosas discussões, é com muita dor que chegamos a uma conclusão de que será difícil para nós reconstruir a confiança e lealdade quebradas com esses dois artistas, HyunA e E’Dawn. Como resultado, tomamos a decisão de forçá-los a sair de nossa empresa. Nós sinceramente agradecemos aos fãs que estiveram com os dois artistas por todo esse tempo. Obrigado
Cube Entertainment em relação ao relacionamento de HyunA e DAWN.
No entanto, tal nota não repercutiu nada bem já que HyunA foi se pronunciar em suas redes sociais falando do quanto ela já se doou pela empresa e em como eles não conversaram nem com ela e nem com DAWN sobre um fim de contrato, que dirá uma expulsão!
Com as ações caindo em 9.43% devido a este anúncio, a Cube disse logo em seguida que ainda estaria “negociando” com os artistas suas respectivas saídas. Mas tanto HyunA e DAWN deixaram bem claro que eles só fizeram isso quando a coisa começou a apertar para eles e que eles mesmos iriam aceitar a saída, pois não gostariam mais de ficar na empresa.
E com esse vai e vem, o Triple H chegou ao seu repentino fim.
Mas e como andam Hui, HyunA e DAWN? Vamos conferir?
HYUNA
Antes mesmo do Triple H, HyunA já tinha uma carreira consolidada e até hoje é considerada uma das solistas mais famosas do K-Pop.
Assim que sua expulsão da Cube Entertainment foi concluída, ela se juntou à empresa do artista PSY, a PNation, e depois de alguns bons meses fez seu tão aguardado comeback com o single “Flower Shower”, que falava muito sobre sua liberdade e como ela estava mais feliz agora.
Depois de seu single “Flower Shower”, em 2021 HyunA ainda lançou um EP de 5 faixas intitulado “I’m Not Cool” e seu M/V de mesmo nome foi o que de fato marcou a volta da cantora de vez para o cenário musical. No mesmo EP, há também uma faixa bastante especial chamada “Party, Feel, Love” onde é um feat. com DAWN.
Um ano depois, HyunA lançou mais um EP contendo também 5 faixas, de nome “Nabillera”. Um EP bastante interessante e conciso da artista mostrando mais uma vez suas várias facetas tanto nos estilos musicais que ela passeia quanto em suas letras.
No início de 2023 foi anunciado o fim do relacionamento entre ela e DAWN, mas ambos ainda mantêm fotos juntas em suas redes sociais e afirmam que continuam ótimos amigos.
DAWN
Já para DAWN a batalha para ser um artista solo reconhecido continua! Depois de também ter assinado com a PNation após sua expulsão da Cube Entertainment, o artista lançou um single bastante interessante chamado “MONEY”, onde ele faz uma crítica bastante direta à indústria e em como todes só se preocupam com o dinheiro acima de qualquer outra coisa.
Em seguida, ele também lança o EP “던디리던” (DawnDiRiDawn) e um M/V de mesmo nome com participação da cantora e rapper Jessi. O EP de DAWN em minha humilde opinião é excelente e vale muito a pena ser escutado!
Além de Jessi, também há uma colaboração com o cantor Crush.
Entre o lançamento de seu EP e antecedendo “Nabillera” de HyunA, ambos lançam também o EP “1+1=1” que teve a icônica música título “Ping Pong”.
Depois disso, DAWN lança seu segundo single “Stupid Cool” onde ele passeia pelo rap e por umas bases de pop/rock que chamam bastante atenção no começo da canção.
Em relação ao seu término com HyunA, DAWN ainda adicionou em suas redes sociais que se alguém espalhar mentiras sobre os dois, em especial a HyunA, ele tomará as devidas providências legais sobre tais ações que, segundo ele, são inadmissíveis.
HUI
Hui (Lee Hotaek) no meio de tudo isso continuou no grupo Pentagon, afinal ele era o líder do grupo, na Cube Entertainment e com seus outros integrantes do grupo. O grupo lançou vários EP’s e alguns álbuns nessa trajetória e até marcaram presença no Brasil na turnê “Prism” que foi um baita sucesso!
Entretanto, com a ida dos membros para o exército o grupo foi perdendo visibilidade durante este período, o que culminou na presença de Hui no Reality Show coreano: Boys Planet 999.
O Boys Planet tem como objetivo debutar um novo grupo masculino contendo 9 integrantes. O mesmo reality já aconteceu na versão feminina “Girls Planet 999” que formou o grupo Kep1er.
E claro que a ida de Hui para o programa causou muita surpresa e espanto dos fãs do grupo Pentagon e também de outras pessoas que acompanhavam o grupo de longe. Sem entender o motivo de Hui ter ido para tal reality, ele é questionado sobre isso dentro do programa e o mesmo respondeu que precisa de um momento de transição:
Há centenas de motivos, mas o maior é que preciso de uma transição. Quando voltei ao meu time depois do serviço militar, eu percebi que muita coisa mudou. De repente, eu percebi que é difícil trabalhar com as pessoas que queremos. Nunca recebi tantas recusas. O pensamento de que ‘nosso time não é atrativo’ me deixou devastado […] Eu pensei ‘não há nada que eu possa fazer pelos meus membros.’ Essa barreira invisível é alta demais para ultrapassar, então minha única opção foi me juntar ao Boys Planet… Por isso estou aqui.
Lee Hotaek, Hui.
Aproveite e leia também
Antes de seu desabafo no programa, Hui ainda chegou a se emocionar pois alguns trainees apresentaram a música “Shine” do Pentagon na primeira fase da seleção, o que fez ele ir às lágrimas 🙁
E isso foi o Triple H: o fim de uma era. Vocês sabiam de tudo isso? Estão acompanhando todos esses artistas talentosíssimos em suas jornadas pessoais? Pois eles merecem muito! Vejo vocês na próxima e espero que tenham gostado 🙂
Texto por: Annyie | Revisão por: Fran | Equipe de Redação e Tradução da K4US. www.k4us.com.br | Não remova sem os devidos créditos.