Se você gosta de mangás, light novels ou está querendo ler alguma história interessante, fofa e ao mesmo tempo intrigante, a K4US te apresenta:  A Menina Do Outro Lado (とつくにの少女) , um conto de fadas um tanto macabro trazido pela editoraDarkSide® e de autoria do mangaká Nagabe.

Sobre o autor

Nagabe nasceu em 1993 e se formou na Universidade de Musashino no Japão em Artes Visuais; atualmente ele é um dos grandes destaques dos mangás no não só no Japão mas como no mundo inteiro. A Menina do Outro Lado que conta com 6 volumes, somente no Japão, vendeu mais de 400 mil cópias e atualmente já conta com 3 volumes lançados no Brasil pela editora DarkSide Books.

Outras obras de Nagabe são The Wize Wize Beasts of the Wizarding Wizdoms e Love On The Other Side que ainda não foram publicadas no Brasil, mas que você pode encontrar com tradução para o português e inglês de forma online pela internet!

A Menina Do Outro Lado

Agora que falamos um pouco sobre o autor e seus outros trabalhos, vamos voltar para A Menina Do Outro Lado? Já aviso de antemão que terá spoilers do primeiro volume aqui nesta resenha, pois ao meu ver a leitura foi muito rápida e deixou mais perguntas do que respostas e uma linha certa de acontecimentos.

A obra é um mangá que se passa num mundo fictício onde um país é dividido em dois: um com pessoasnormais e outro com seres amaldiçoados. Shiva é a nossa protagonista e uma menininha muito doce e curiosa que foi acolhida por uma criatura que é meio animal e meio humana.  Essa criatura é chamada de Sensei por Shiva, e ele mora do lado de fora da cidade das pessoas normais e não pode de jeito nenhum ser tocado pela menina.

Arte de Nagabe com Shiva e Sensei

Logo na primeira página nós já somos informados do porquê Shiva não poder encostar em Sensei. Se ela fizer isso, será amaldiçoada. E  essa maldição consiste em deixá-la com uma aparência idêntica a do Sensei, com isso ele a alerta e ensina Shiva desde cedo a tomar cuidado não só com ele, mas com tudo ao seu redor. Ele não gosta que a garota saia sozinha pela floresta, pois pode ocorrer o risco de ela encontrar os “forasteiros”, maneira como Sensei chama outros seres que também estão amaldiçoados como ele.

Imagem retirada do anime de A Menina Do Outro Lado

Shiva e Sensei tem uma relação muito fofa e bonita, como a preocupação do Sensei de fazer a garota, mesmo nas condições precárias e péssimas que estão, ter uma infância com o mínimo de imprevistos possíveis. Deixando ela fazer festas do chá e até coroas de flores para ele e sua tia. Aliás, Shiva está em busca de reencontrar sua tia que, ao que tudo aparenta, está do lado das pessoas normais. Mas Sensei diz para si mesmo que acha que, na verdade, Shiva foi abandonada…

Em um dos dias que Sensei e Shiva saem para buscar alguns alimentos em vilarejos abandonados e água em um rio, eles se deparam com um forasteiro, mas este não parece lhes dar atenção e Sensei também encontra um diário em uma das casas que pertencia a uma pessoa chamada Petrus.

Era um dia de chuva forte…
Um morador de fora! A maldição vai se espalhar, mandem evacuar a população!
Esperem!
Como passou pela muralha? Monstro! Não se aproxime!
Estão enganados! Eu…
Criaturas malditas e asquerosas!
—Trecho retirado da cena da leitura do diário.

Na mesma noite, Sensei vai conferir de fato o porquê do forasteiro estar naquelas redondezas e encontra corpos de pessoas normais, assumindo que talvez os normais achem que há alguém com a maldição dentro de sua cidade e, por isso, que tenham matado aqueles humanos e evacuado o tal vilarejo.

No dia seguinte, Shiva pede para que Sensei leia um livro para ela, pois a garota ainda não sabe ler e comenta que sua tia sempre lia aquele mesmo livro para ela. A história era assim:

Há muitos e muitos anos, havia dois deuses: o da luz e o das trevas.

O Deus da luz espalhava a felicidade para todos. Porém o deus das trevas tomava-a para si e fazia maldades.

Enfim, certo dia, o Deus da luz enfureceu-se com o Deus das trevas e, para dar uma lição a ele… decidiu castigá-lo.

O Deus castigado perdeu tudo e ficou com uma aparência horrenda. O Deus sombrio encheu-se de ódio e transformou seu castigo em uma maldição, espalhando-a entre todos. Muito, muito bravo com isso, o Deus da luz expulsou o Deus das trevas. E para nunca serem atingidos pela maldição, construiu uma muralha muito, muito alta para separá-los.

Com o passar do tempo, o Deus das trevas começou a ser chamado de forasteiro. E o Deus da luz começou a ser chamado de morador de dentro. E essa foi a origem dos dois reinos.

Leitura do livro que Shiva pede para Sensei ler.

Forasteiro, lado de dentro e lado de fora, maldições… Essa história do livro não seria o que de fato está acontecendo agora?! Intrigante, não?

Depois da leitura da história, Shiva diz que está com muita saudade de sua tia e que deseja logo encontrá-la. Sensei tenta dizer a verdade para Shiva, que não sabe se eles conseguirão achar sua tia, mas antes de contar, perde a coragem e acaba mentindo dizendo que a tia da menina virá em breve a buscar. Shiva fica muito feliz com a notícia e Sensei mais tenso ainda. Paralelo a essa conversa, vemos mais soldados do “lado de dentro” descartando corpos no lado de fora e discutindo o motivo dessa maldição estar acontecendo com eles e nunca parar. Um dos soldados diz ter avistado uma menininha na floresta e eles decidem a matar por acharem que ela possa ser uma possível pessoa que vire uma maldição.

Shiva sai pela floresta escondida à procura de sua tia e o que ela encontra, na verdade, são os guardas que querem a matar. Eles alegam que ela já é uma forasteira e que precisam eliminá-la. Antes que eles consigam a matar, Sensei nota o sumiço de Shiva e bate em disparada em sua procura, conseguindo chegar a tempo de a salvar. Sensei pede para que eles deixem a menina em paz, mas eles insistem em atacar. Com isso, Sensei os ameaça dizendo que se eles não forem embora, ele lançará a maldição sobre os soldados. Dito isto, eles fogem com medo.

Depois desse momento cheio de emoções, Sensei ensina Shiva a cuidar da pequena torção que fez em seu pé. Ela fica admirada com a quantidade de medicamentos e ervas medicinais que ele conhece e em como é um bom doutor por isso. Porém Sensei diz que não se lembrava de ter dito isso a ela e Shiva apenas brinca dizendo que ele é bem esquecidinho. 

Esquecido, né? Ficamos em análise com isso, não? 

Sensei tenta fazer uma torta de maçã para Shiva, mas acaba bagunçando a casa toda com a tentativa e Shiva volta a ficar mais feliz. Sensei então promete tentar ao máximo não fazer Shiva ficar triste ou assustada como da última vez com os soldados. O primeiro volume do mangá acaba com um sonho de Shiva procurando por sua tia de forma incansável, num lugar vazio e no final se depara com sua mão se tornando a de um forasteiro. Ela acorda num pulo e vê que nada mudou de fato em si, confirmando que era apenas um sonho. Todavia, uma figura parecida com Sensei aparece a questionando: “Como não foi amaldiçoada? Por favor me diga…” Sensei sente uma presença e um ranger do chão,  vai direto ao quarto de Shiva e lá encontra a criatura tocando no rosto de Shiva!

Sim pessoal, acaba dessa forma o volume 1 de A Menina Do Outro Lado de Nagabe! E aí? Ficaram curiosos para lerem esse mangá completamente interessante?

A Menina Do Outro Lado é uma estória que conta sobre o afeto, apreço, cuidado e amor entre duas criaturas que são completamente diferentes em aparência física, mas que por dentro são parecidas. Uma mensagem importante que já conseguimos tirar só desse primeiro volume é a crítica para com as pessoas que já julgam e apontam o dedo para o diferente. E com esse pré-julgamento, temos um preconceito e com isso a falta de tentar entender e aceitar as diferenças uns dos outros, que na estória seriam os forasteiros. 

Com isso podemos ver no mangá: luz e trevas, normais e forasteiros, não amaldiçoados e amaldiçoados, o bem e o mal, o lado de dentro e o lado de fora…

Artes de Nagabe para A Menina Do Outro Lado
E então? Se interessaram para ler esta obra incrível? Também é possível assistir a adaptação em anime de A Menina Do Outro Lado, mas ele só mostra uma pequenina parte da estória dos mangás. Então se quiser respostas para as suas dúvidas, recomendo imensamente a leitura!
Capa do Primeiro Volume de A Menina Do Outro Lado