Midnight Runners
Título original: 청년경찰
Gênero: Ação, Amizade, Comédia, Investigação
Ano de lançamento: 2017
Duração: 109 minutos
Direção: Kim Joo Hwan
Roteirista(s): Kim Joo Hwan
Produção: Lee Joon Woo e Kim Jae Joong
Empresa(s): Lotte Entetainment
Elenco: Park Seo Joon, Kang Ha Neul, Park Ha Sun, Sung Dong Il, Lee Seung Hee
Plataformas atendidas: Kingdom Fansubs e Movie Asian Fansub
Sinopse: Park Ki Joon e Kang Hee Yeol são dois estudantes da Universidade Nacional da Polícia Coreana. Eles não são os melhores alunos, mas sem dúvida são muito dedicados e estão nessa de corpo e alma. Um dia Ki Joon e Hee Yeol vão a uma boate para se divertir e quando estão encerrando a noite testemunham o sequestro de uma garota. Assim, a noite dos dois vira de ponta a cabeça quando eles decidem investigar o sequestro.
A HISTÓRIA
A história de Midnight Runners se inicia com os jovens Park Ki Joon (Park Seo Joon) e Kang Hee Yeol (Kang Ha Neal) se despedindo de suas famílias, uma vez que vão iniciar seu treinamento físico e teórico para ingressarem na Universidade Nacional da Polícia Coreana e se tornarem policiais. Durante os treinamento, os dois não se dão muito bem, sempre implicando e provocando um ao outro.
Chega, então, o dia do teste físico final: todos os futuros policiais devem subir e descer uma montanha em uma hora. Um pouco depois do início da subida, Kang Hee Yeol acaba tropeçando e machucando o tornozelo, sem conseguir ficar sobre os dois pés e andar. Ele pede desesperado por ajuda aos outros jovens que estão subindo a trilha, mas nenhum deles o ajuda.
Park Ki Joon está bastante focado no seu objetivo e marca seu tempo. Em um dado momento da subida, ele se depara com Hee Yeol caído na trilha e este implora por ajuda. Ki Joon se sente em um impasse, ele quer muito completar o desafio a tempo e se destacar, mas não consegue ignorar o colega precisando de ajuda, se dando por vencido ele tenta ajudar Hee Yeol. Depois de uma certa dificuldade, os dois seguem o restante do caminho juntos.
Com muito esforço, os dois jovens completam o teste, mas são os últimos a chegarem. Agora frente à frente com a treinadora, Joo Hee (Park Ha Sun), eles apressadamente explicam o que aconteceu. Séria, a policial indaga aos demais quem havia visto Ki Joon carregar Hee Yeol e quem viu o último precisando de ajuda, quando todos levantam as mãos, indignada, a oficial manda todos subirem novamente a montanha, enquanto Ki Joon e Hee Yeol seguem para a enfermaria. Desse dia em diante, os dois jovens tornam-se grandes amigos e companheiros.
Algum tempo mais tarde, já na Universidade, Park Ki Joon e Kang Hee Yeol decidem finalmente tirarem uma noite para diversão. Eles se arrumam da melhor forma que conseguem, pegam o ônibus e vão a uma balada na cidade. E o que começa com o que era para ser apenas um flerte termina com o testemunho de um sequestro. Desesperados, a primeira reação de Ki Joon e Hee Yeol é correr atrás dos sequestradores. Porém, após os perderem de vista, os dois resolvem botar em prática o que estão aprendendo na Universidade: uma vítima de sequestro tem apenas poucas horas de vida, depois disso as chances de estar morta são enormes.
Desse modo, eles procuram pela delegacia mais próxima e fazem a denúncia, mas tão logo o fazem, eles descobrem que a realidade é bem mais complicada do que aprenderam, com um caso envolvendo uma pessoa importante não há policiais disponíveis para atender a denúncia. Assim, os dois futuros policiais se encontram em um impasse: se seguirem as regras e fizerem o que aprenderam que era o certo, a vítima de sequestro pode ser perdida para sempre, porém se agirem agora, mesmo não sendo oficialmente policiais, pode ser a única chance de salvarem a vítima.
Não é difícil imaginar que Park Ki Joon e Kang Hee Yeol decidem agir por conta própria. Assim os dois iniciam sua jornada contra o tempo. Depois de descobrirem a identidade da vítima e seguirem os rastros dos sequestradores, os dois não imaginavam que esse rastro os levariam para uma teia de crimes bem maior do que a polícia e seus superiores pudessem lidar, crimes que ocorriam velados sob o comando de grandes detentores de dinheiro e poder.
Será que que os jovens cadetes da polícia vão conseguir destruir essa teia e fazer a justiça e a lei valerem?
PERSONAGENS
Park Ki Joon (Park Seo Joon)
Kang Hee Yeol (Kang Ha Neul)
Joo Hee (Park Ha Sun)
Professor Yang (Sung Dong Il)
OPINIÃO
O filme começa com uma premissa muito boa e entrega um plot bastante conhecido de filmes de ação policial, mas consegue impressionar e conquistar o telespectador com seu par de protagonistas totalmente cativantes e com um crime que choca e toca no íntimo de qualquer pessoa que tenha o mínimo de empatia. Além disso, o enredo mescla bem as cenas engraçadas e cômicas, com as cenas de ação e as cenas chocantes, entregando por fim um desfecho bem amarrado e esperado.
Seguindo uma fórmula conhecida de filmes de ação policial, Midnight Runners nos apresenta dois grandes amigos dedicados, esforçados na profissão e que ainda estão aprendendo como as coisas funcionam, mas que, de repente, se deparam com um crime grande demais para que possam resolver sozinhos e, assim, entram em uma jornada que os mostra a dura realidade de como as coisas funcionam na prática: como a burocracia e o sistema policial é, muitas vezes, falho; como nem todos aqueles que têm poder para fazer o bem e o certo o fazem e por fim como, apesar de tudo, sempre vale a pena lutar pelo bem e pela justiça.
Assim, nada como dois protagonistas com personalidades distintas que casam como um match perfeito para conquistar o telespectador. E é exatamente assim que é com os cadetes Park Ki Joon e Kang Hee Yeol, o primeiro movido pelo coração e o segundo pela lógica. Os dois são a combinação perfeita quando adicionado à essa conta o grande senso de justiça e a coragem que ambos possuem e que os impele a não ficarem omissos diante de injustiças. Graças às suas personalidades, já no início do filme é possível se sentir vinculado aos personagens e se sentir instigado a descobrir mais sobre eles e, consequentemente, sobre a história do filme.
Até o momento em que Ki Joon e Hee Yeol presenciam o sequestro, Midnight Runners é carregado de humor, com situações cômicas e fáceis de acontecer com qualquer um, e que cumprem com o objetivo de conquistar quem assiste, para que, assim que você se encontrar apegado aos personagens, a história finalmente se iniciar com a corrida contra o tempo dos futuros policiais para salvarem a vítima do sequestro.
Durante sua trajetória noturna ainda, em meio às cenas incríveis de ação e a cenas emocionantes quando os personagens tomam um choque de realidade, há muito humor misturado ao desespero dos mesmos enquanto enfrentam o desconhecido. E é justamente essa mescla equilibrada que dita o clímax e o timing do filme, tornando Midnight Runners fácil de se assistir.
É por meio das grandes características do filme, com personagens cativantes e equilíbrio de diferentes gêneros, que se tem a grande sacada de Midnight Runners: ser universal, no sentido de que qualquer pessoa, independente da realidade em que vive, se sinta tocada e mexida com a história, sendo levada a refletir sobre a realidade em que vivemos, sobre como tantas coisas ruins acontecem, às vezes tão próximas de nós e não sabemos, sobre como ainda há muito o que precisamos melhorar como sociedade e, principalmente, sobre como não podemos nos omitir diante das injustiças que acontecem, muitas vezes, bem debaixo de nosso próprio nariz.
Outro ponto que merece destaque é o excelente trabalho de Park Seo Joon e Kang Ha Neul, que entregaram uma química e uma interpretação incríveis, que casaram muito bem com o enredo e a forma como a história é apresentada. Este é mais um caso onde sem os atores, a produção não teria sido a mesma.
Midnight Runners é o filme perfeito para aqueles que gostam de ação e de uma história com uma grande amizade e também para aqueles que amaram Kang Ha Neul em When The Camellia Bloons (Para Sempre Camélia) e amaram Park Seo Joon em Itaewon Class e adorariam ver os dois juntos em uma produção.
Confira o trailer de Midnight Runners:
Aproveite e leia também
Texto por Letícia | Revisão por Fram | Equipe de Redação K4US
www.k4us.com.br | Não remover sem os devidos créditos.