Para comemorar o Dia Internacional da Visibilidade Bissexual, neste sábado (23), que tal a gente falar de obras com personagens Bissexuais incríveis que você precisa conhecer? 

Mas afinal, o que é esse “Dia Internacional da Bissexualidade“? Bom, sendo celebrado no dia 23 de setembro desde 1999, o Dia da Visibilidade Bissexual é uma data com o objetivo de celebrar e também de propagar o conhecimento sobre a existência e vivência de pessoas bissexuais. Além disso, é também um dia para lembrarmos de combater a bifobia, presente tanto na sociedade num geral quanto até mesmo na própria comunidade LGBTQIAP+.

Com essa mini aula estilo EAD muito legal que a gente deu, vamos então conhecer esses personagens e suas obras que são imperdíveis. Com certeza você vai encontrar um conteúdo legal? Let’s go~

Haiga Yuki de Pink Heart Jam

Pink Heart Jam”, da autora Shikke, conta a história de Haiga, um rapaz que vem do interior do Japão para a capital, Tóquio, começar a faculdade. Ele acaba entrando em um clube de bandas e fica extremamente admirado com a performance de um guitarrista veterano do grupo: Kanae.

Uma coisa que já deixa bem clara logo no início do mangá é o fato de Haiga estar questionando sua própria sexualidade e, ao decorrer da trama, o mesmo conclui que sim: ele é bissexual. Algo que eu acho muito importante da autora ter feito não só nessa obra, como em suas outras produções  também, é sempre dar destaque a orientação sexual dos personagens já que em toda Ásia isso raramente é feito. Então, você está de parabéns nesse quesito Shikke!

Haiga do mangá Pink Heart Jam

Mio de Umibe no Ètranger

Mio conhece Shun de forma aleatória numa noite qualquer na praia que ficava próxima da pensão onde mora, mas na época estavapassando por situações muito complicadas com o falecimento de sua mãe para perceber as nuances daquele encontro e os sentimentos que com ele surgem.

Saindo da cidade por um tempo e voltando para se encontrar com Shun, em especial,

Mio aprende a lidar com seus traumas e a morte repentina de sua mãe e se torna um garoto bastante alegre e decidido. Assim que volta para Okinawa, ele já se declara para Shun, e quando perguntado por seu amado sobre relacionamentos passados, Mio diz que é bissexual e que já teve sim experiências anteriores, já que Shun vive se culpando por coisas que vão além dele.

“Mio está pronto para viver esse amor da forma mais livre possível, e Shun… bom, ele também quer muito! Mas há muitas amarras do passado o segurando. Com isso, o mangá trabalha de uma forma bonita e delicada como é importante a aceitação de si mesmo e o amor próprio, antes de qualquer outra coisa.”

O personagem de Mio é aquela pessoa preciosa e ensolarada que acho que todos nós precisamos ter nas nossas vidas.

Mio do mangá e filme Umibe no Ètranger

Nick Nelson de Heartstopper

Antes de ser um sucesso da Netflix, “Heartstopper” era somente umasérie em quadrinhos no meio do grande universo da autora Alice Oseman e seus livros! A obra está disponível em vários aplicativos de Webtoon de forma gratuita.

Em “Heartstopper”, em diversos momentos da trama, sendo estes mais cômicos ou sérios, Nick sempre ratifica bastante o fato de ser bissexual para as pessoas entenderem que sim: ele é bissexual. Não é uma fase, ele não está confuso, ele não é um “gay enrustido”. Ele é Nicholas Nelson, uma pessoa bissexual que namora um garoto maravilhoso chamado Charlie Spring. 

E isso é lindo.

Evan Brooks de That Awkward Magic

Na Webtoon de “That Awkward Magic”, nós vamos adentrar num mundo onde adolescentes e magia se colidem e, é claro,  com essa mistura não tem como nada dar certo! Pelo menos para os personagens, porque para nós leitores isso aqui é entretenimento puro 😎

Na história a gente vai conhecer de início Evan, um garoto que acabou de terminar com sua namorada Alisson, mas o fim do relacionamento não foi nem um pouco tranquilo. Alisson é incapaz de aceitar a razão que Evan lhe dá, então o garoto se vê desesperado para se livrar  dela a qualquer custo.

É nesse momento que conhecemos Ansel.  Ele é um menino tímido que aceita ajudar o Evan e acaba fingindo ser seu namorado para espantar Alisson de seu pé. É nesse namoro de mentirinha que Evan se descobre tanto bissexual quanto demissexual.

A webtoon é um slow burn, ou seja, as coisas acontecem de forma lenta e gradativamente.  Isso inclui Evan se descobrindo como pessoa bissexual e demi. É uma obra bastante interessante e que eu acredito que seja um colírio para os olhos de quem talvez esteja passando por essa situação. 

Vai ficar tudo bem e você é importante e válido!

Evan Brooks da webtoon That Awkward Magic

Hwang Hyeon Ui de Robber X Lover

Ele não é o protagonista, mas é o melhor amigo dele e tem o povo! Abram alas para Hwang Hyeon Ui. 

Anunciando de forma muito natural e do jeitinho peculiar dele, que quando vocês lerem esta webtoon com certeza irão amar, Hyeon Ui fala sobre sua bissexualidade de forma muito natural e ainda traz mensagens bem importantes como quando ele diz que não vê necessidade de ficar anunciando isso para o mundo inteiro, mas se desculpa quando não conta para Jiho, que é seu melhor amigo e uma pessoa que estima. Muito fofo, não? 

Com uma personalidade complicada, mas com um bom coração, Hyeon Ui durante a trama de “Lover X Robber” vai começar, ou pelo menos tentar (risos), um relacionamento com o avoado e gentil Seongyeon. Os dois formam um par fofo demais, mas não digam pro Hyeon UI que eu disse isso, viu?

Hwang Hyeon Ui da webtoon Robber X Lover

E essas foram as obras com personagens bissexuais para vocês darem uma passadinha e conferir. Curtiram? Conhecem outros personagens bissexuais que poderiam ter entrado nessa lista? Contem pra gente nas nossas redes sociais suas opiniões e sugestões. Vamos torcendo cada vez mais por histórias com maior diversidade e pluralidade. Até mais!

Edição por Annyie | Revisão por Jolu | Equipe de Redação da K4US 
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos