Já percebeu que em 2024 toda a indústria do ramo de entretenimento asiático está realizando vários feats? Seja entre artistas de selos diferentes ou mesmo entre países, a verdade é que a palavra do ano pro mercado asiático é: colaboração.

Inclusive, se tornou uma estratégia de marketing fortíssima que, em alguns momentos, pega os fãs de surpresa com lançamentos icônicos de artistas improváveis, já em outros casos pistas vão sendo soltas por redes sociais ou pelos próprios artistas, dando indícios que algo grande está chegando por aí. A questão é: os feats chegaram cada vez mais evidentes e mais poderosos no mercado musical.

Mas como isso tem movimentado a indústria? Vem que eu vou explicar!

Feats na Música 🎵

Usando o k-pop como exemplo, uma pesquisa em 2019 patrocinada pela Korean Foundation for International Cultural Exchange – KOFICE, revelou as estratégias de promoção dos grupos de k-pop através dos anos e entendeu-se que:

Linha do tempo com as estratégias de promoções do k-pop. Reprodução: KOFICE.


Primeiro estágio (2003-2009) focou-se em estabelecer uma base de fãs sólida, expandido apenas para os países vizinhos, mas com o foco no mercado nacional;

Segundo estágio (2010-2018), além de consolidar o fandom nacionalmente, passou-se a ter como prioridade a expansão para os países vizinhos;

Terceiro estágio (2018-), tem como foco a expansão global, e para isso, usa-se das parcerias com artistas locais de diversas regiões do mundo ou incorporando elementos destes lugares para gerar a conexão.

Com a pandemia, a economia do mundo todo passou em algum grau por recessão, ou seja, diminuiu, forçando as indústrias, entre elas a do entretenimento a se reinventar, como os eventos online com fãs. 

À medida que as preocupações sanitárias diminuíram, tendências como o Tik Tok e seus desafios já eram uma realidade, e assim as parcerias entre idols dançando suas próprias músicas com artistas convidados, virou nossa nova rotina.

E mesmo que muitos idols já tenham expressado que não aguentam mais ter que aprender a coreografia de todo mundo, as empresas não podem negar que os vídeos e as interações entre grupos diferentes rende bastante visibilidade, principalmente quanto mais inusitada for.

Afinal, quem esperava a Rosé do BlackPink lançar um feat com o Bruno Mars? Ou mesmo a química na parceria entre o Jackson Perfeito Wang e a grande gostosa da Bibi? Ou o divo do Paul Kim com o fofo do NuNew? Ou ainda, aquele mv épico do Ateez com o Be:first? Enfim, vocês entenderam.

Feats no Audiovisual 🎬

Fora do universo musical, as séries e realities também expandiram seus horizontes e passaram a ter maior participação de pessoas de diferentes  países, gerando novas oportunidades de promoção e de globalizar seu público e seus artistas.

Temos como exemplo o debut do Katseye, que foi formado pelo programa da Hybe e Geffen Records, o “The Debut: Dream Academy”. Assim como o Gen1es, outro grupo feminino, dessa vez formado pelo “Chuang Asia Thailand”, programa colaborativo entre a One 31 e a WeTV que contou com trainees tailandesas e de outros países asiáticos como Vietnã e China.

Imagem de todas as trainees do programa “The Debut: Dream Academy”.

E também temos as plataformas chinesas iQiyi e a WeTV patrocinando a produção de vários BLs na Tailândia e Taiwan. Tanto que se tornou quase impossível não ver uma delas na abertura de um BL, JURO. 

Mas não só parcerias de investimento na produção, como também dentro da própria narrativa, talvez estejamos vendo uma tentativa de aproximação cultural mais visível?!

Nesse caso, temos dois destaques, a Tailândia, com os BLs “Love is Like a Cat”, produção sul-coreana com o Mew Suppasit entre os protagonistas, e “First Note of Love” produção taiwanesa com o ator tailandês Jame Kasama sendo um dos coadjuvantes. 

Imagem promocional de “Love is Like a Cat”. Reprodução: Viki.

O segundo destaque fica com a Coreia do Sul e sua reaproximação com o Japão, afinal em 2019, houve um grande conflito diplomático entre os dois países, resultando em perdas econômicas para ambos os lados, e um boicote em massa a empresas japonesas por parte dos sul-coreanos.

Desde então, o clima nunca foi totalmente apaziguado midiaticamente falando, mas neste ano, a reaproximação parece ser uma realidade. E assim tivemos lançamento de duas produções que retratam romances entre pessoas dos dois países, sendo “Eye Love You”, uma produção japonesa com o ator sul-coreano Chae Jong Hyeop como protagonista. E o mais recente, “What Comes after Love (O que Vem Depois do Amor)”, uma produção sul-coreana com o ator japonês Kentaro Sakaguchi como protagonista. E ambos tiveram uma divulgação pesadíssima.

Cena de “O que vem depois do amor”. Reprodução: COUPANG TV.

Por fim, sabemos que a estratégia não é nova, mas fica perceptível que a tendência nunca foi tão forte como agora! Do lado de cá, como consumidores, fica o pensamento: “Será que os feats vão perder aos poucos o impacto por estarem sendo cada vez mais comuns? Ou está dando tão certo que vai se tornar como os desafios do Tik Tok, uma “obrigação” do mercado?” Nos resta esperar para ver. 

Em falar nisso, e aí? Qual parceria inusitada você gostaria de ver?! 😍