2021 vai ser lembrado por muitos acontecimentos marcantes na Hallyu e isso inclui o lançamento de k-dramas que ganharam o coração do público e álbuns de k-pop que não saíram do repeat no Spotify dos fãs. Por esse motivo, juntamos nesse post nossos álbuns e k-dramas favoritos de 2021. Bora lá!
ÁLBUNS
The Chaos Chapter: Freeze – TXT
(Annyie)
2021 foi o ano do TXT e dizemos isso com muita tranquilidade! Lançando um álbum e tendo um repackage do mesmo adicionando mais 3 músicas, afirmamos que The Chaos Chapter: Freeze foi um dos — se não o próprio — melhor álbum de 2021!
Trazendo de volta a vibe punk-rock junto do pop de meados do início dos anos 2000, TXT fez com maestria essa mistura de gêneros e nos trouxe sentimento, mensagens e ainda por cima uma sonoridade única que foram simplesmente perfeitas! O TXT literalmente pôs o cropped e reagiu!!
Wheein – Redd
(Ana Carol)
Wheein, membro do MAMAMOO, fez seu retorno solo com um EP recheado de batidas soul e pop. “Redd” é um álbum compacto com apenas 6 faixas, mas que expressa todas as cores da artista. A faixa título “water color” é um pop sofisticado com uma batida cativante e coreografia clara que deixou os fãs super contentes. Ademais, o EP conta com a participação do rapper pH-1 na faixa “TRASH” e do cantor GSoul na balada “Butterfly”. Com certeza, Redd é um álbum que consegue transmitir diversos sentimentos através da voz doce e suave da Wheein.
Diferente dos outros lançamentos da idol, através desse álbum foi possível enxergar um lado diferente da Wheein, que nem todos conheciam. Redd é a combinação de bons instrumentais e um vocal potente, o que o torna uma obra prima!
BORDER: CARNIVAL – ENHYPEN
(Annyie)
Talvez fazendo o seu melhor comeback até agora, em 2021 o Enhypen trouxe o icônico comeback de Drunk-Dazed e juntamente dele, seu EP BORDER: CARNIVAL, onde também lançaram um MV logo em seguida para a b-side “Fever” que também deu o que falar entre, não só os fãs do grupo, como todos que apreciam uma boa música.
O EP contendo 6 músicas, sendo 2 delas uma introdução exclusiva para o álbum e uma ‘Outro’ especial, nos faz ter uma viagem sonora que só torna a experiência de ouvir este álbum uma grande montanha-russa de sensações e sentimentos. Resumindo: Enhypen entregou sem prometer!
Lee Hi – 4 ONLY
(Ana Carol)
Uma das maiores referências do R&B na Coréia do Sul, Lee Hi nos presenteou em 2021 com o seu novo álbum “4 ONLY”. Com apenas 10 músicas, o álbum é tudo de melhor que a artista tem para oferecer. Com instrumentais suaves e a voz grave que só ela tem “ONLY” a faixa título do álbum conta uma linda história de amor. Seguindo no estilo R&B que a cantora está acostumada, a canção “Red Lipstick”, com a participação da rapper Yoon Mirae, é PERFEITA para dançar em uma festa, além disso a música ganhou um MV super divertido que faz referência aos anos 1990. Outra faixa que merece destaque é “Darling”, com o grave do piano ao fundo, ela expressa o seu sentimento amoroso elevando sua capacidade vocal, com certeza, uma das melhores faixas do álbum.
Esse é o primeiro álbum que Lee Hi lança após assinar com a AOMG em 2020. A cantora já havia lançado dois singles que foram muito bem recebidos, mas os fãs estavam ansiosos sobre como seria o novo álbum da artista após assinar com uma nova empresa. E vamos combinar, toda espera valeu a pena! 4 ONLY é um álbum maravilhoso e se você ainda não escutou, dá play agora e aprecie um dos melhores vocais da Coréia.
NOEASY – Stray Kids
(Annyie)
Como sempre, o Stray Kids não decepciona quando se trata de entregar conceitos únicos, mensagens importantes e marcantes e de ter uma sonoridade única somente pertencente a eles. E todos esses elementos estavam presentes no álbum NOEASY do grupo.
Sendo um álbum compacto de 14 músicas, Stray Kids como sempre explorou bastante as diferentes composições que a sonoplastia pode nos proporcionar e usou e abusou disso em grande parte das músicas que compõem esse álbum. Além de claro, trazer letras impactantes que sempre foram marca registrada do grupo desde seu debut, fazendo com que o ouvinte se identifique do início ao fim com os pensamentos, questionamentos e sentimentos do grupo. NOEASY é um álbum sólido que mostra as várias facetas do grupo sem deixar a desejar e também sem extrapolar. Um dos melhores álbuns de 2021 com toda a certeza.
BIBI – Life is a Bi…
(Ana Carol)
Um dos álbuns que não saiu do meu repeat do Spotfy foi “Life is a Bi…” da cantora e rapper BIBI. Comecei a acompanhar a BIBI no começo de 2021 e fiquei muito feliz quando ela lançou esse EP em abril. Com apenas cinco músicas, a artista canta as suas próprias experiências e expressa como a vida tem sido uma v*dia com ela.
Com uma batida pesada e toda a frustração carregada na voz de BIBI, “Life is a Bi…” é uma ótima escolha para ouvir enquanto está frustrade com a vida, sério. Além disso, o EP ganhou alguns MV’s incluindo a title, que carrega o nome do projeto, com direito a coreografia feita pelo famoso grupo de dança HOOK. Assista abaixo e se identifique um pouquinho com a mensagem que BIBI quer passar com a canção!
Gess Who – ITZY
(Annyie)
Muitos falaram sobre “Loco” e o último álbum “Crazy In Love” do Itzy, mas nós da K4US resolvemos dar uma atenção especial para o álbum anterior das meninas: Guess Who. Embora a música título “In The Morning” divida opiniões entre, não só os fãs mas também entre as pessoas que staneiam o grupo, o álbum em si é excelente.
Itzy também gosta de brincar e explorar estilos musicais diferentes em suas músicas, todavia neste álbum elas fizeram uma mistura tão boa que nós precisamos exaltá-las! Trazendo musicas eletrônicas, trap, hip-hop e até mesmo um pop misturado com um toque de country lembrando daqueles filmes de faroeste com “Wild Wild West“, Itzy fez uma mistura poderosa e bem estruturada neste álbum e merecia mais reconhecimento por isso.
Zero : Fever Part.2 – Ateez
(Annyie)
Depois de um tempo em pausa, o Ateez voltou com força total no início do ano com o comeback de “Fireworks (I’m The One)” trazendo o álbum Zero : Fever Part.2.
Um álbum onde mostra todo o poder do grupo e uma sonoridade simplesmente fantástica. Com músicas com o estilo que somente o Ateez produz como também algumas misturas do que está em tendência no pop atual, a exemplo de “Take Me Home” terceira música do álbum que possui um pezinho no pop eletrônico dos anos 90, ou também músicas que poderiam facilmente tocar em filmes de ficção e ação como: “The Leaders“. Zero : Fever Part.2 foi aquele álbum que os atinys estavam esperando ansiosamente mas que no fim pegou a todes de surpresa, pois que álbum impecável!
Sunmi – ⅙
(Annyie)
Após muita espera e paciência (a gente sofreu, viu?) Sunmi finalmente lançou seu EP contendo 6 músicas em agosto de 2021!
O álbum ⅙ além de ter a música title “You Can’t Sit With Us“, é totalmente baseado nas batidas de pop dos anos 80 ao início dos anos 2000. As músicas fazem com que você se sinta num daqueles filmes teen dos EUA que cansamos de ver passando na TV ao longo das nossas vidas e também nos faz apenas sentir uma vibe e sintonia únicas bem características das produções feitas pela Sunmi. É um álbum que traz tranquilidade ao mesmo tempo que faz você querer sair dançando e aproveitar sua vida ao máximo.
DRAMAS
The Devil Judge – Sisi
Talvez um dos grandes dramas do Ano, “The devil Judge” aborda uma sociedade distópica, em que os grandes julgamentos do país são feitos por meio de votação do público gerando, na verdade, um grande reality show de crimes e acontecimentos bizarros. A grande questão é que, muito embora as pessoas expressem suas opiniões e vontades, se perde no processo o conceito de justiça e atrocidades começam a acontecer por vontade do próprio povo.
Com um elenco de peso e intrincadas jogadas políticas, a trama entrega tudo, roteiro, direção, coerência e interpretação. O Conjunto completo da obra é tão instigante que simplesmente é impossível parar, tornando- se assim, talvez, um dos melhores dramas jurídicos dos últimos tempos.
Move to Heaven – Ana Carol
A Netflix nos entregou diversos dramas de qualidade em 2021 e um deles é Move to Heaven. Com apenas 10 episódios, a trama gira em torno de um garoto que sofre da Síndrome de Asperger que acaba perdendo o seu pai precocemente. Após essa reviravolta em sua vida, ele passa a viver com o seu tio recém chegado da prisão e juntos, eles vão ter que tocar a “Move to Heaven”, uma empresa que faz limpeza de trauma em casas/quartos de pessoas que faleceram.
Só com esse enredo dá para saber que o drama toca em um assunto bastante delicado: morte e luto. Contudo, tudo é feito com muita delicadeza e respeito e a cada episódio você se vê imerso na história. Além disso, o elenco dá um show de atuação e todas as histórias contadas são bem escritas e finalizadas. Sem sombra de dúvidas, um dos melhores do ano!
True Beauty – Annyie
Entrando para uma lista que vem aumentando bastante nesses últimos anos dos dramas coreanos, True Beauty faz parte do grupo de dramas que foi adaptado de uma Webtoon de mesmo nome e causou um grande rebuliço na comunidade de dorameires desde a sua estreia em 2021.
Mesmo com todos os clichês possíveis e o jeito mais teatral e exagerado de algumas ações e humor dos personagens, True Beauty conseguiu até mesmo arrancar as lágrimas de algumas pessoas por conta de alguns dos temas delicados tratados na história: bullying e a busca pela aparência perfeita para estar no padrão de beleza da sociedade. Mesmo ambos sendo assuntos complexos, True Beauty os desenvolve com maestria e ainda também fala sobre depressão e no quanto amizades verdadeiras e confiança são fatores importantes que podem salvar a vida de alguém.
Além dos personagens que renderam bastantes memes e entretenimento, True Beauty conseguiu executar tudo o que se propôs a fazer com proficiência. Embora tenha feito mudanças um tanto drásticas em alguns personagens se comparados com a Webtoon, como por exemplo Kang Soojin (Park Yoo-na) que na webtoon não era daquela forma retratada no drama.
Contudo, esse drama tem o selo de aprovação K4US! Vejam e se divirtam bastante com ele~
Aproveite e leia também
My Name – Lele
Uma surpresa boa que 2021 trouxe para os dorameiros foi o k-drama My Name, que conquistou muitos com sua trama envolvente, produção de qualidade e atores que impressionaram com sua atuação.
Yoon Ji Woo (Han So Hee) é uma jovem que acaba presenciando o assassinato de seu pai. Sem poder identificar o assassino e com a polícia encerrando o caso sem identificar o culpado, Ji Woo inicia sua busca por vingança. Assim, o drama acompanha a jovem em sua trajetória para encontrar o assassino.
My Name não trás uma lição clara para os telespectadores, mas os leva a refletir sobre como as pessoas podem ser influenciadas pelo meio em que vivem, sem entregar as respostas, ele trás as questões, apresenta as situações e o “veredicto” fica a escolha do telespectador.
Doom at your service – Sisi
Muitas pessoas podem achar que a desgraça é algo ruim, mas este drama faz com que você veja o mundo de uma forma diferente. Doom at your service ou Desgraça ao seu dispor, é um drama de romance com pitadas de comédia que conta a história da nossa protagonista que após trabalhar muito a vida inteira, descobre que tem um câncer em fase terminal no cérebro.
A desgraça estava disposta e presente em sua vida, mas ao passar a lidar diariamente com ela, e encarar as coisas de outras formas, a protagonista acaba percebendo que a vida é bem mais que apenas coisas ruins.
Claro que, o fato de a desgraça neste K-drama ser um ator ótimo e querido, faz com que até mesmo nós, comecemos a olhar as desgraças de forma diferente.
Vincenzo – Ana Carol
“Questo edificio è mio!” Você com certeza já ouviu/leu essa frase pelo menos uma vez na internet, e é claro que não podemos falar dos melhores k-dramas do ano sem falar da lenda “Vincenzo”. O drama conta a história de Vincenzo Cassano, um consigliere da Máfia Italiana que volta para o seu país natal, Coréia do Sul, após um conflito dentro da casa que pertencia. De volta à Coreia, a trama ganha uma narrativa muito interessante cheia de ação, comédia e suspense envolvendo um edifício que guarda uma grande quantidade de ouro no subsolo.
Aproveite e leia também
Preciso dizer que faltou rodo para passar pano para Vincenzo rsrsrs. A construção do personagem principal é muito interessante e é o tipo de personagem que eu amo: o que me faz questionar o que é certo e errado diante de circunstâncias absurdas. Além do Vincenzo, todos os outros personagens conseguem ser bem construídos e todas as histórias são amarradas perfeitamente, sério, eu nunca vi algo assim antes. Além disso, o humor exagerado que tem no drama é a cereja do bolo para torná-lo o maior de todos ~cof cof a cena com os pombos ~. Enfim, Vincenzo tem todas as razões para ser o maior de 2021!
Run On – Annyie
Embora não tenha sido um drama super comentado durante o ano inteiro de 2021, quando houve sua estreia nas plataformas de Streaming ele chamou bastante atenção.
Trazendo uma trama tranquila ao mesmo tempo que com uma dinâmica um pouco diferenciada, Run On é aquele drama perfeito para você assistir caso esteja querendo passar o tempo vendo um romance água com açúcar que tem seus momentos de drama, fofura e comédia na medida certa!
E uma coisa também que impressionou algumas pessoas em Run On, foi o fato de termos LGBTQIA+ na história. Em destaque para a melhor amiga da protagonista que é assexual, e no drama quando se é falado sobre o tema não ocorre nenhum erro, embora eles tenham deixado a desejar com a personagem Seo Dan-Ah interpretada por Choi Sooyoung em alguns acontecimentos da trama. De qualquer forma, Run On é um drama leve e divertido — que está disponível na Netflix — para você assistir quando for fazer aquela refeição e precisar de algo para assistir.
D.P. – Dog Day – Lele
Um drama que talvez tenha passado despercebido para alguns, D.P. – Dog Day mostra de forma brilhante e brutal um pouco da realidade dos jovens que cumprem o alistamento obrigatório que acontece na Coréia do Sul. Com apenas 6 episódios, D.P. trás um enredo envolvente e uma crítica a esse sistema, revelando situações de abuso de autoridade e abuso psicológico e físico sofridos pelos soldados.
Acompanhado a trajetória do jovem Ahn Joon Ho (Jung Hae In) em sua passagem pelo exército, o drama também choca com sua narrativa realista e impressiona com o trabalho impecável desempenhado pelo seu elenco.
Com certeza, D.P. – Dog Day é um drama que não deveria deixar de ser assistido por aqueles que querem conhecer mais sobre a sociedade do país.
Navillera – Sisi
A história é arrebatadora. Um garoto que persegue o sonho de ser um grande bailarino conhece um senhor de idade de 70 anos que tem como sonho se tornar um bailarino. A proposta por si só é lindíssima, e merecia o prêmio do ano de k-drama feito para comover.
É impossível assistir ao drama e, ao final de cada episódio, não se questionar se as escolhas que estamos fazendo para nossas vidas são as certas ou até mesmo se iremos chegar aos 70 anos com todos os nossos sonhos realizados. Para mim, o k-drama fez olhar com olhos diferentes para meus pais e avó ao ponto de eu perguntar a eles se ainda possuíam sonhos que gostariam de realizar mesmo já tendo 90, 70 ou 60 anos.
Cada episódio faz você se questionar e acredito ser muito difícil terminar de assisti-lo sem deixar correr algumas lágrimas.
Aproveite e leia também
Hospital Playlist 2 – Ana Carol
A nova temporada de Hospital Playlist finalmente chegou até nós em 2021 após tanta espera! A tão aguardada continuação narra a vida dos cinco amigos sendo médicos no Yulje Medical Center e, nas horas vagas, eles se dedicam à banda em que tocam juntos. Porém, essa nova temporada focou um pouco mais nos relacionamentos amorosos que não foram finalizados na primeira temporada e pra ser sincera, eu amei!
Apesar da narrativa ser um pouquinho lenta, esse foi um dos poucos dramas que maratonei no ano, tamanha a minha ansiedade para saber como tudo terminava. E como sempre, eles não erraram em nenhum momento para escolher as músicas que compuseram essa nova playlist, a banda deu um SHOW em cada episódio.
Mouse – Lele
Sendo uma mistura entre os gêneros de ação, mistério e sci-fi, Mouse nos apresenta um mundo onde é possível identificar o gene responsável pela psicopatia antes do nascimento, onde o portador do gene pode se tornar tanto um gênio quanto um psicopata.
Assim, acompanhando a trajetória de dois jovens que foram identificados como portadores do gene, o drama consegue prender o telespectador e deixar a todo o momento a dúvida sobre quem é o gênio e quem é o psicopata da história, mostrando vários pontos de vista sobre a mesma situação.
Se você curte uma história repleta de reviravoltas, Mouse com certeza deve entrar para sua lista de dramas para serem assistidos.
Lembrando que, são escolhas de alguns membros do time K4US como sugestão de Álbuns e k-dramas lançados em 2021 que valem a pena serem assistidos e ouvidos. Caso você tenha algum que ficou de fora desta lista, comenta conosco nas redes sociais para sabermos o que marcou seu 2021!
Esse texto foi uma colaboração entre os redatores da K4US: Ana Carol, Annyie, Leticia e Sisi.
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos