Em algum momento com certeza você já se deparou com as pessoas falando que “tal ano” era o de um animal específico ou até mesmo, se você curte bastante animes, mangás e a cultura asiática, já ouviu falar do anime e mangá Fruits Basket.

O que todos esses comentários e obra têm em comum? Bom, é que todos giram em torno da Lenda por trás do Zodíaco Chinês e, como estamos agora em 2024 entrando no ano do Dragão, nada melhor do que a gente comentar sobre a história do zodíaco chinês, não?

Várias lendas contam da origem de como foi formado o Zodíaco Chinês. A primeira delas, a que as pessoas mais acreditam, é a lenda conhecida como “A Grande Corrida”, onde se diz que o Imperador de Jade, Yu Di (o rei dos céus) queria um jeito de contar o tempo, então para isso ele anunciou uma corrida entre os animais para ver quem chegaria primeiro em seu palácio.

Os primeiros 12 animais que conseguissem atravessar o rio, ganhariam um lugar no calendário na ordem que fossem chegando. Porém, para alcançar a suntuosa casa do Imperador, era necessário passar por um rio turbulento e ardiloso. 

O rato acordou junto com o Sol para conseguir um bom lugar, mas no caminho para o palácio ele encontrou o cavalo, o boi e o tigre. Percebendo que não conseguiria passar pelo rio facilmente por ser pequeno e não saber nadar bem, ele pediu aos animais uma ajudinha. O tigre e o cavalo se recusaram, mas o bondoso boi aceitou ajudar o rato a atravessar o rio. Mas quando eles estavam prestes a chegar do outro lado do rio, o rato pulou da cabeça do boi conseguindo ficar em primeiro lugar no calendário. O boi ficou em segundo e logo atrás estava o poderoso tigre.

O coelho, sendo muito pequeno também para lutar contra a correnteza, usou de suas habilidades e pulou entre as pedras e troncos do rio para chegar do outro lado garantindo o quarto lugar. Em seguida, veio o dragão que até poderia ter sobrevoado o rio, mas ela resolveu parar para ajudar outros animais que viu pelo seu caminho. O cavalo veio logo atrás do dragão, galopando através do rio, mas assim que atravessou, a serpente passou rapidamente  pegando seu lugar.

O imperador de Jade olhou para o rio e avistou o barco improvisado de um tronco que a ovelha, o macaco e o galo haviam feito juntos para atravessar o rio turbulento. Quando eles chegaram do outro lado, o trio concluiu que a ovelha merecia ficar em oitavo lugar já que ela tinha sido a mais harmoniosa e gentil dos três durante o percurso, seguido então do macaco e do galo.

Depois veio o cachorro, que era um ótimo nadador, mas que ficou boiando tanto tempo na água que acabou sendo o décimo primeiro a chegar. E por último, mas não menos importante, o décimo segundo lugar ficou com o porco que ficou com fome e parou no meio do caminho para se alimentar e cochilar. Prioridades que fala, não é?

Então, desse modo, o  Zodíaco Chinês é formado segundo a lenda da “Grande Corrida” onde o ciclo se reinicia de 60 em 60 anos. Mas você deve estar se perguntando: por que 60 e não 12 anos?

Isso ocorre porque o calendário chinês é regido por 2 sistemas importantes. Os animais do zodíaco são ligados aos Doze Ramos Terrestres (Shí Èr Dì Zhī — 十二地支 ) e ao sistema das Dez Hastes Celestiais (tiāngān — 天干) que estão ligadas ao 5 elementos clássicos: Metal ( Xin — 金), Madeira (Mu — 木), Água (Shui — 水), Fogo (Huo — 火) e Terra (Tu — 土).

Cada um desses elementos pertence ao Yin (陰) ou Yang (陽), criando um ciclo de 10 anos. Com isso, quando os 12 animais dos Doze Ramos Celestiais são conectados com os 5 elementos das Dez Hastes Celestiais, juntamente do Yin ou do Yang, se cria 60 anos de diferentes combinações.

Resumindo então de forma básica, uma pessoa nascida em 2001, por exemplo, seria Serpente de Metal de Yin, enquanto uma pessoa nascida em 2007 seria Porco de Fogo de Yin. Além disso, você ainda pode ter um animal regente baseado no mês em que você nasceu, um animal verdadeiro baseado no dia que você nasceu e um animal secreto baseado no horário em que você nasceu.

Obs.: É um pouco parecido com o zodíaco ocidental onde nós temos um ascendente, uma vênus, uma lua e por aí vai. A ideia é semelhante mas os significados são completamente diferentes!

Foi essa corrida que, em teoria, determinou a ordem dos animais dentro do zodíaco chinês. Entretanto, como o sistema se espalhou por toda a Ásia, algumas culturas modificaram um pouco a lenda para se encaixar em seus costumes.

Coloque na minutagem 03:11 para ver a representação em vídeo de como funciona o exemplo dado acima 😊

Para essa pergunta, uma lenda taoísta nos dará mais detalhes do motivo do gato ter ficado de fora do calendário. Assim que o Imperador de Jade anunciou a corrida, o gato e o rato — que até então eram bons amigos — planejaram uma estratégia para atravessar o rio juntos. Lembra quando eu disse que o rato pediu uma carona ao cavalo, boi e tigre e o boi aceitou ajudar?

Pois bem, o gato também estava com ele e o boi aceitou levar ambos nas costas. Todavia, quando eles se encontraram na metade do caminho, o rato traiçoeiramente empurrou o gato das costas do boi.

O gato tentou se organizar e continuar a corrida, mas ele só conseguiu chegar depois do porco, o tornando o 13º animal. O que fez ele não entrar no calendário do Zodíaco Chinês. A lenda ainda conta que o gato jamais perdoou o rato e que a rivalidade entre as duas espécies então teria começado daí. E isso também explicaria porque a maioria dos gatos não são muito fãs de água. 


Texto por Annyie  | Revisão por Fran Equipe de Redação e Tradução da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos.

Referências Bibliográficas:
http://br.china-embassy.gov.cn/por/zggk/200408/t20040817_4348844.htm#:~:text=O%20Taoismo%20teve%20in%C3%ADcio%20no,206%20a.C.%20%2D%2024%20d.C.).
https://youtu.be/may2s9j4RLk?si=n-l5vhFHSk5xBbXl
https://youtu.be/Kxg0_EpOcWs?si=SDGHGc_ofTm1zxSr
https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2022/11/o-que-significa-o-yin-yang