Conseguindo entrar para um dos maiores sucessos da Netflix logo em sua primeira semana de estreia no final de 2020, trazemos para vocês 5 motivos para você assistir Sweet Home!
Sweet Home
Título original: 스위트 홈
Autoria: Lee Eung-Bok
Elenco: Song Kang, Lee Jiwook, Lee Siyoung, Lee Dohyun…
Gênero: Drama, Suspense, Terror, Terror Psicológico, Ficção Científica, Distopia.
Plataformas atendidas: Netflix
Ano de lançamento: 2020
Episódio(s): 10
Sinopse: Cha Hyun-Su é um estudante do ensino médio que em um dia fatídico, perde toda sua família em um acidente de carro. O garoto é deixado sozinho e se muda para um pequeno apartamento. Mas logo quando realiza sua mudança, um fenômeno misterioso de humanos se transformando em monstros ocorre em todo o mundo. Os residentes do prédio do apartamento que Cha Hyun-Soo está então começam numa tentativa louca de lutar contra esses monstros e tentarem, consequentemente, sobreviver.
Vamos então conhecer os 5 motivos para assistir Sweet Home? Garanto que não irão se arrepender!
1 – Cha Hyun-Su
Sim, o primeiro motivo vai ser o personagem principal Cha Hyun-Su interpretado pelo maravilhoso e aclamado Song Kang.
Hyun-Su acaba de perder sua família inteira num acidente de carro e isso por si só acarreta grandes mudanças em sua vida e um trauma e culpa no qual ele não consegue de forma alguma reparar dentro de si. Por conta desse acidente fatídico, Hyun-Su se muda para a Casa Verde, um complexo de apartamentos simples e, um tanto precários, para morar. O garoto de qualquer forma não tem muito dinheiro e se alimenta e vive de forma extremamente horrorosa.
Hyun-Su se culpa por ter sido a única pessoa que sobreviveu no acidente de sua família pois, segundo ele, ele não merecia ter sido o único a continuar vivo. Tanto que o próprio drama já abre seu primeiro episódio com uma cena de Hyun-Su pensando em uma tentativa de se suicidar no último andar de seu prédio.
Todas as questões do personagem causam uma intervenção direta no que está por vir, inclusive, na questão de Hyun-Su poder (SPOILER!) talvez não se transformar em um monstro? Os moradores do prédio ficam num misto de usar Hyun-Su a favor deles mesmos enquanto outros não acham aquilo certo e querem tentar proteger o garoto. Uma luta de direitos humanos e sobrevivência então se dá início em Sweet Home.
2 – Os Monstros
A temática de Sweet Home chama bastante atenção, pois é curioso como o ser humano gosta de tramas que brincam com o psicológico e com a integridade física dos personagens. Como diria uma frase que li no mangá de Jibaku Shounen Hanako-kun: “Diversão e coisas legais não grudam na sua memória tanto como as desagradáveis e assustadoras.” E acho que essa frase se aplica muito bem para o hype que Sweet Home recebeu internacionalmente!
Embora seja um drama que visualmente muitas pessoas, e eu inclusa, achem que se trata de um apocalipse zumbi, em Sweet Home o buraco é muito mais embaixo. Os monstros não surgem através de alguma mutação genética ou algum erro científico, com uma proposta e ideia e extremamente boas, os monstros do drama tomam forma através dos problemas e questões dos próprios seres humanos.
É como se os nossos demônios internos nos consumissem por completo e se materializassem fazendo com que nós fiquemos completamente contaminados e nos percamos no processo. O efeito especial deles entretanto não é nada a nível Hollywood, mas também não deixa a desejar. As cenas de luta são excelentes e podem até mesmo ser nojentas para alguns, então já fiquem avisados que Sweet Home não poupa esforços para ser realista e cru nesses quesitos. Qualquer pessoa pode se transformar em um monstro, e isso acarreta um clima de maior tensão e suspense para quem assiste.
3 – A Crítica à Humanidade
Possuindo uma crítica coerente e extremamente real, que pode ser perfeitamente aplicável ao período atual de pandemia que estamos vivendo diga-se de passagem, Sweet Home tem um desempenho perfeito em retratar a relação dos personagens entre si e com a situação atual em que se encontram.
Com toques políticos e sociais marcantes, Sweet Home brinca no meio do cenário distópico e pós-apocalíptico com o ser humano em como este pode ser um monstro mesmo não tendo necessariamente se transformado em um. A questão de poder e controle pelas pessoas do grupo, o preconceito e o medo extremo pelo diferente mesmo num cenário tão deturpado, e a desconfiança e falta de lealdade constante entre alguns dos moradores do prédio são coisas que devemos sempre nos atentar e observar.
Afinal, nas situações difíceis que devíamos nos juntar ainda mais, certo? E é por isso que alguns personagens, mesmo apavorados com toda a situação, ainda sim acreditam que há esperança e se unem no meio das adversidades. Nos mostrando a importância da amizade, da empatia, humildade, resiliência e do perdão.
Todos os personagens tem seu momento de brilhar durante o drama, o que nos faz ter muita mais imersão na história e também os conhecer muito mais como indivíduos. Afinal, o medo pelo desconhecido nunca é algo de fato distante da realidade de todo mundo.
Sweet Home, a new K-drama on Netflix starring Actors Lee Do-hyun, Song Kang, Lee Jin-wook and Lee Si-young
4 – Lee Eun-Yoo
Como disse ali em cima, todos os personagens são muito bem explorados e cada um deles tem características, personalidades e histórias extremamente marcantes. Mas neste momento darei uma atenção especial para a semelhança de problemas que Hyun-Su e Lee Eun-Yoo (interpretada pela atriz Go Min Si) têm no drama.
Embora Hyun-Su tenha uns problemas a mais como: depressão e bullying, Eun-Yoo e ele se entendem muito bem durante todos os acontecimentos da história e criam um laço muito peculiar e interessante que, eu confesso, que faz nós torcermos para eles serem um casal no futuro. Ambos possuem problemas com seus familiares e sofrem de isolamento social, o que torna também o fato deles se aproximarem mais bonito ainda.
Eun-Yoo, mesmo sendo extremamente sarcástica e pavio curto, tem um coração de ouro e é uma das poucas pessoas que não tem medo de Hyun-Su e o defende com unhas e dentes dos outros moradores do prédio que querem o usar para acabar com os monstros. Eun-Yoo é aquela personagem que ou você a ama ou odeia, ela fala por si mesma e é extremamente forte!
Aproveite e leia também
5 – 2ª Temporada?
Com seus 10 episódios, Sweet Home termina com vários furos para uma possível continuação e alguns atores já confirmaram presença nela! Todavia, nada da Netflix de fato confirmar sobre a temporada e sua possível data de estreia. Mas com toda a repercussão positiva que o drama teve, duvido bastante que a dona Netflix não vá renovar essa maravilha!
Contudo, para aqueles que estão morrendo de ansiedade para saber o que vai acontecer assim como eu, saibam que Sweet Home é baseada em uma Webtoon de mesmo nome que está disponível para ler em inglês no aplicativo oficial do Naver e também há traduções em português pela internet! Então não precisa mais chorar, e pode ir conferir essa história eletrizante que é Sweet Home!