Que o Stray Kids lança hit atrás de hit com as faixas title de seus álbuns todo mundo sabe, mas você já parou para ouvir as B-sides incríveis do grupo? Com músicas para praticamente todos os gostos, com certeza tem alguma com potencial para ser a sua nova favorita.
Com isso em mente, hoje trazemos para você uma lista com 10 B-sides do Stray Kids para conhecer e adicionar agora na sua playlist. Com músicas para todos os momentos, com certeza você se irá se identificar com alguma, vamos nessa com a gente?
Question
Annyie
“Certo, me diga o que você quer! Só faça o que você quiser!“ É essa vibe que você vai receber ao ouvir ‘Question’ do álbum ‘I am WHO’ de 2018 do Stray Kids!
Question é uma música que fala sobre todas as dúvidas que começam a nos assolar na adolescência e na vida adulta e que podem durar por bastante tempo: quem realmente eu sou ou quero ser? Com direito até a referência literária de “Ser ou não ser?” de Shakespeare, os meninos do Stray Kids passam a música inteira literalmente nesses dilemas: eu realmente me conheço? Eu sou isso ou não? Eu quero ser aquilo ou não? Quem ou o que eu sou?
Uma música bastante animada, mas com questionamentos e incógnitas que realmente nos fazem parar, refletir e nos fazem afirmar: “Dentro da minha cabeça, há muitas perguntas!”
“Eu ainda sou jovem, Então eu não sei o que eu quero fazer. Pare de me dizer: ‘não faça isso!’, Eu fico com mais vontade de fazer. Pare de me dizer: ‘não vá lá’, Eu fico com mais vontade de ir. Quem sou eu? O que eu quero? Eu estou curioso para saber quem eu sou. O eu nesta foto que postei ontem a noite, Na verdade eu me pergunto qual dos dois realmente sou?”
Eu ainda sou jovem,
Então eu não sei o que eu quero fazer.
Pare de me dizer: ‘não faço isso!’, eu fico com mais vontade de fazer.
Pare de me dizer: ‘não vá lá’, eu fico com mais vontade de ir.
Quem sou eu? O que eu quero?
Eu estou curioso para saber quem eu sou.
O eu nesta foto que postei ontem a noite,
Na verdade eu me pergunto qual dos dois realmente sou?
Question, Stray Kids
Maze Of Memories
Annyie
Lançada pela primeira vez no álbum ‘Clé 1: Miroh’ em 2019, e regravada na formação atual do grupo em 2021, Maze Of Memories é uma das melhores B-sides que o Stray Kids já fez.
Escrita e produzida pelo 3RACHA (subgrupo composto por Bangchan, Changbin e Han), Maze Of Memories é uma faixa focada no rap dos meninos, mas que no final faz uma virada inserindo sons e elementos industriais para a composição musical da melodia.
A música em si fala bastante do quão nós podemos ficar perdidos com tudo que acontece no mundo e em nós mesmos, mas que no final eles não irão desistir e querem continuar a lutar e sonhar com dias melhores.
E então eu deveria desistir?
Mas realmente, posso desistir?
Nós vivemos em um tempo e espaço, um mundo cheio de cortinas.
Isso me faz querer desistir,
Mas, novamente não, eu não deveria desistir.
Eu sinto isso por dentro, eu não quero desistir.
Nós vivemos em um tempo e espaço, um mundo cheio de cortinas.
Agora eu já tive o suficiente
Maze Of Memories, Stray Kids
Spread My Wings
Lele
Presente no primeiro álbum de estúdio do Stray Kids e também na coleção de músicas regravadas de 2020 com a composição atual do grupo, “Spread My Wings” é uma música com uma vibe bem alegre, mas que traz consigo uma reflexão muito profunda.
“Spread My Wings” ou “abrir minhas asas” na tradução literal, fala basicamente sobre isso, sobre crescer e ter que se tornar adulto, colocando em contraponto a vontade, imposta ou não, que pode surgir de chegar nessa etapa da vida logo quando ainda se é muito jovem, e o medo que muitas vezes vem com crescer e enfrentar as responsabilidades e dificuldades da vida adulta quando o “momento” de crescer finalmente chega.
Considerando o fato de que a música foi escrita pelo 3RACHA, lançada em 2018 e o trecho da da letra: “estou a beira dos 20”, esta música muito provavelmente reflete o sentimento que eles tinham enquanto enfrentavam essa fase de transição para a vida adulta.
Por fim, em seu refrão a música traz uma mensagem muito bonita, defendendo que independente do que as outras pessoas digam, esse é um processo que deve ser natural, sem se forçar ou se cobrar sobre isso.
…Quando o novo semestre começou e eu reuni todos os meus livros,
Eu pensava que era muito pesado e levava-os na sala de aula
Agora que eu sou um adulto, as responsabilidades são ainda mais pesadas
Não estou pronto, apenas cheio de preocupações.
Eu quero viver minha idade naturalmente, ey ey
Voa com minhas jovens asas, espalhar minhas asas ey ey
Foi bom quando eu agi como um adulto,
Mas eu não quero mudar, mesmo que eles digam que eu sou imaturo.
Mesmo que eu seja mau nisso, eu gosto da palavra “começando”,
É tolo, mas ainda sou jovem
É difícil se tornar um adulto agora,
Tenho medo do dia em que eu me tornar um adulto venha
O dia em que me tornei adulto…
Spread My Wings, Stray Kids
Voices
Lele
Integrante do terceiro álbum do grupo “I am WHO” de 2018, “Voices” tem uma pegada ao mesmo tempo agressiva e melodiosa, que complementa um pouco a reflexão trazida pela letra.
“Voices” fala sobre aquelas vozes que às vezes ouvimos em nossas mentes e nos atormentam com dúvidas e incertezas, nos deixando inseguros até mesmo sobre as coisas que muitas vezes temos certeza. O tom um pouco mais agressivo das partes de rap ajuda a reforçar a ideia de desespero que se pode sentir em situações como essas e o desejo de fazer com que essas vozes se calem.
Assim como acontece em diversas outras músicas do Stray Kids, qualquer pessoa pode se relacionar de alguma forma com “Voices”, independente da idade, lugar ou quaisquer outras condições, todos em algum momento da vida podem vir a enfrentar dúvidas e inseguranças que muitas vezes não são externalizadas.
Agora elas andam por aí,
Vagando pela minha cabeça, me deixando tonto (vão embora ei)
As vezes que me atormentam,
Estão gritando de novo
Me libertar dessas vozes
Tampando os ouvidos, elas gritam de novo,
Vou me libertar dessas vozes.
Me libertar das vozes da minha cabeça…
Voices, Stray Kids
Awaken
Annyie
A essa altura devo dizer que o Stray Kids é um dos grandes filósofos contemporâneos do K-Pop, porque eles não estão para brincadeiras!
No mesmo ano que nasceu ‘Question’, mas alguns meses antes, os meninos lançaram o álbum ‘I am Not’ e nessa faixa ao invés de terem um tom mais alegre e sarcástico de falar sobre as suas dúvidas quanto a si mesmos e o que eles podem ou não serem, em ‘Awaken’ nós vamos ter uma baita crise de identidade.
Com a sonoridade puxada totalmente para um rock melódico que tem seus momentos de explosão acompanhando as vozes dos vocalistas do grupo, Awaken vai ser aquela música que vai fazer os meninos olharem para si mesmos e não se reconhecerem naquilo que eles conseguem enxergar.
Awaken vai ser uma música com questões bem parecidas com Question, todavia, feitas por uma ótica pessimista, ansiosa e cheia de medo e pânico.
Estou me sentindo doente,
Tem alguma coisa errada.
Pela primeira vez eu me vi,
E eu perguntei: ‘Quem é você?’
Acorde!
Awaken, Stray Kids
One Day
Lele
Parte do álbum japonês de 2020 “ALL IN”, a música “One Day”, também segue com uma vibe mais tranquila considerando as demais músicas do álbum.
Com uma analogia bem feita com sobre o clima, “One Day” fala sobre como às vezes se planeja ou começa o dia bem e com uma boa perspectiva, mas inesperadamente acontece de ficarmos nervosos e ansiosos e o dia passa a ser de alguma forma ruim e tudo o que desejamos é ir embora antes que piore, como uma tempestade que surge sem aviso e temos que voltar para casa antes que a chuva aumente.
…Eu olho para fora
O clima de hoje está tão bom
É um desperdício ficar em casa
Pensando nisso, eu fui para fora
Todo bem vestido e estava tudo bem agora, masDe repente algumas nuvens aparecem do nada, e eu fiquei ansioso (Ansioso)
One Day, Stray Kids
As nuvens estavam chegando perto,
Mesmo que isso não estivesse na previsão
Hoje não está indo bem,
Não importa o que eu faça
Teria sido melhor se eu tivesse dormido o dia todo
Eu também não tenho guarda-chuva e minha casa ainda fica tão longe
E eu não conseguiria voltar antes que comece a chover…
Glow
Annyie
Uma das faixas mais intimistas do grupo, ‘Glow’ foi lançada no primeiro álbum de estúdio do Stray Kids ‘Mixtape’ em 2018.
Embora seja uma música estilo “ballad” onde todes os ouvintes podem se relacionar e enxergar a si mesmos em várias frases e partes da canção, o Stray Kids na verdade a produziu como um desabafo para si mesmos; falando um pouco sobre sua época de trainees e o grande peso que a palavra “debut” significava para eles, mesmo sendo tão aguardado por todos. Glow é aquela música lenta e emocionante que faz você só querer sentar e apreciá-la por completo sem interrupções de terceiros.
Quando me vejo no espelho, estou vendo um perdedor.
Meu cabelo continua molhado, mesmo nesse clima tão ensolarado.
Parece que estive na chuva, ao longe vejo pessoas com uma aparência legal.
Não importa como pareça, nós continuamos os mesmos.
Todos nós temos medo de ficarmos para trás, sim.
Todos estão ocupados seguindo em frente,
Sem jamais verem aqueles que caem.
Glow, Stray Kids
One Day
Lele
Parte do álbum japonês de 2020 “ALL IN”, a música “One Day”, também segue com uma vibe mais tranquila considerando as demais músicas do álbum.
Com uma analogia bem feita com sobre o clima, “One Day” fala sobre como às vezes se planeja ou começa o dia bem e com uma boa perspectiva, mas inesperadamente acontece de ficarmos nervosos e ansiosos e o dia passa a ser de alguma forma ruim e tudo o que desejamos é ir embora antes que piore, como uma tempestade que surge sem aviso e temos que voltar para casa antes que a chuva aumente.
…Eu olho para fora
One Day, Stray Kids
O clima de hoje está tão bom
É um desperdício ficar em casa
Pensando nisso, eu fui para fora
Todo bem vestido e estava tudo bem agora, masDe repente algumas nuvens aparecem do nada, e eu fiquei ansioso (Ansioso)
As nuvens estavam chegando perto,
Mesmo que isso não estivesse na previsão
Hoje não está indo bem,
Não importa o que eu faça
Teria sido melhor se eu tivesse dormido o dia todo
Eu também não tenho guarda-chuva e minha casa ainda fica tão longe
E eu não conseguiria voltar antes que comece a chover
Chronosaurus
Annyie
Fazendo sua formosa e aclamada aparição como a penúltima faixa do álbum Clé 1: Miroh em 2019, ‘Chronosaurus’ foi aquela música que não prometia nada mas entregou tudo!
Misturando elementos do Rock com música eletrônica e os barulhos nítidos dos ponteiros do relógio se movendo, os meninos do Stray Kids fazem uma baita crítica a aquele ditado: “O tempo cura tudo”.
Na canção, os meninos questionam tal ditado e dizem que se as pessoas não fizerem nada a respeito sobre as coisas ao seu redor ou seus sonhos, nada será realizado. Além disso, também fazem um contraponto de que ao invés do tempo curar tudo, ele na verdade os engole e os faz ficarem ainda mais tensos, pois o tempo não é algo eterno e sim passageiro.
Além de tudo isso, o próprio título da música brinca com a crítica dita pelos meninos. Já que Cronos é o titã que tem o poder de controlar e interromper o tempo na mitologia grega, e “saurus” seria referente ao sufixo de algum tipo de dinossauro. Ou seja, que o tempo é algo gigante, inabalável e, muitas das vezes, pode ser fatal.
Silent Cry
Lele
Presente no recente “NOEASY” de 2021, “Silent Cry” segue o ritmo agitada das demais músicas do álbum, que vai de encontro com sua letra mais triste.
“Silent Cry” ou na tradução literal “choro silencioso”, fala sobre como às vezes não estamos bem, mas para todos a nossa volta fingimos estar tudo bem, escondemos nosso sentimentos e os guardamos só para nós, como diz no trecho: “Depois de desligar as luzes no seu quarto vazio; Você, que estava sorrindo brilhantemente, está morrendo aos poucos…”.
Mas como um consolo e um ombro amigo, a música nos convida a abrirmos nosso coração, falarmos sobre os nossos sentimentos e não chorarmos sozinhos, não guardarmos tudo para nós e não nos ferirmos, trazendo luz à ideia de que os sentimentos foram feitos para serem sentidos e escondê-los ou reprimi-los só nos fará nos machucarmos mais.
Não é fácil segurar tudo dentro de si
Silent Cry, Stray Kids
Sempre haverá vezes que você não irá conseguir fazer as coisas sozinho
Então por que você sorri mesmo que você não queira?
Eu irei dizer “Está tudo bem” no seu lugar
Eu irei escutar o seu choro silencioso
Para que você não se canse num lado escuro do seu coração
Pelas beiras da porta mal fechada daquele pequeno espaço chamado ‘você’.