“Summer Strike” é um drama que conquista nos primeiros minutos e melhora ainda mais conforme os episódios passam. Também é encontrado como “Não quero fazer nada” na Netflix e, em minha humilde opinião, foi a tradução de título mais coerente que vi nos últimos anos.

9/10

Summer Strike

Título original: 아무것도 하고 싶지 않아

Ano de lançamento: 2022

Direção: Lee Yoon Jung

Roteirista(s): Lee Yoon Jung

Elenco: Kim Seol Hyun, Yim Si Wan, Shin Eun Soo e a.mond

Episódio(s): 12

ENREDO

Lee Yeo Reum (Kim Seol Hyun) é uma mulher introspectiva, mas a insegurança é o seu maior problema. É muito inteligente e competente, porém é constantemente desvalorizada. Seu namorado termina com ela no mesmo dia em que a garota tem um péssimo desenrolar no trabalho e, logo em seguida, Yeo Reum recebe a notícia de que sua mãe faleceu. Após vários abusos psicológicos na empresa, percebe que não há mais nada que a prenda e que precisa de um tempo para se reorganizar emocionalmente

Imagem/reprodução: ENA/Netflix
Imagem/reprodução: ENA/Netflix

Então, decide viver de uma forma pouco ortodoxa. Após se livrar de, praticamente, 90% dos seus bens materiais, ela escolhe a vila litorânea de Angok para iniciar o seu tour e, após se apaixonar pela biblioteca, decide ficar. E, para fechar sua chave de ouro o seu desapego, acaba alugando um prédio todo como apartamento. O local estava abandonado devido um assassinato que ocorreu anos antes. 

Por ser um lugar pacato, os moradores estranham e julgam o comportamento de Lee Yeo Reum, menos An Dae Beom (Yim Si Wan), um rapaz muito inteligente e simpático, mas que tem dificuldade para conversar com pessoas novas. Ele possui um passado traumático e aos poucos consegue superá-lo com a ajuda da nova moradora de Angok. 

OPINIÃO 

Iniciei “Summer Strike” pelo título traduzido, confesso. O drama me fez refletir muito sobre como me relaciono com o mundo, mas principalmente comigo mesma. Lee Yeo Reum vive uma vida pacata e a princípio é até feliz com ela, porque acredita que está fazendo o que deve ser feito para viver. Todavia, ao perceber que só está agindo no modo automático, decide mudar. 

Ela, por ser uma personagem fictícia, consegue se desapegar relativamente fácil de tudo o que tem e conhece como certo, para viver de outra forma. Mas não sem medo. Em diversos momentos e falas é possível ver que ela se questiona sobre ter feito a escolha certa e “o que estou fazendo?”. Além de precisar responder aos próprios questionamentos, ainda precisou lidar com os julgamentos dos moradores de Angok. 

“Na verdade eu me destruí tentando cumprir as expectativas dos outros. Eu me preocupava por todos parecerem avançar enquanto eu ficava para trás. Então, no momento, estou tentando me amar mais do que aos outros”

Lee Yeo Reum
Imagem/reprodução: ENA/Netflix

Não quero fazer nada além de refletir

sobre esse k-drama

Agora, caro leitor, como não ficar reflexivo com essa frase? “Summer Strike” está cheio de questionamentos importantes que deveríamos nos fazer todos os dias. O que estamos fazendo para agradar às outras pessoas e deixando de fazer que seria melhor para nós? A questão, inclusive, não é a porcentagem de felicidade, pois não temos como medi-la, mas a frequência com que estamos satisfeitos no dia-a-dia. 

Apesar de parecer – e ter tudo para ser – um enredo romântico, na verdade, não temos muitas interações nesse sentido. Isso fica a cargo dos adolescentes Kim Bom (Shin Eun Soo) e Heo Jae Hoon (a.mond), ele que é apaixonado por ela e acaba conquistando seu coração aos poucos. O drama, é claro, aborda outras questões importantes com relação aos personagens, como o alcoolismo e o bullying. 

“Summer Strike” entregou muito mais do que eu esperava, inclusive maratonei! Entretanto, ele não foi tão desenvolvido quanto tinha potencial para ser. Acredito que pelo número de episódios, não foi possível evoluir alguns assuntos que eram importantes, como a relação do An Dae Beom com seu pai e seus traumas diante da catástrofe que ocorreu com sua família. Confesso que também achei bem fraquinha a explicação referente às pichações e mortes, contudo nada que desabone o drama como um todo. 

Imagem/reprodução: ENA/Netflix

“SUMMER STRIKE” EM RESUMO 

Por fim, Lee Yeo Reum resumiu maravilhosamente bem o que podemos entender como felicidade. Finalizo com a frase dela, mas fica o questionamento, o que é felicidade para você?

“Pensei no que é a felicidade. Procurei no dicionário. Felicidade é um estado de satisfação, realização e alegria na vida. Achei a definição muito longa, então resolvi encurtar. Felicidade: o estado de ser suficiente”.

Lee Yeo Reum

Texto por Nai | Revisão por Fran Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos