Muitos fãs de k-pop conhecem a Solar, líder do MAMAMOO, pelo seus vocais potentes, presença de palco marcante e visuais excêntricos. O que muitas pessoas não sabem é como a artista tem contribuído para a autoestima de centenas de fãs, em sua maioria mulheres, com o seu cabelo. 

No k-pop é muito comum que idols mudem a cor ou o corte de cabelo a cada lançamento. Com o MAMAMOO não foi diferente. À medida que o quarteto foi explorando diversos conceitos nos seus quase 10 anos de existência, as membros tiveram que se adaptar às mudanças, mas, com certeza, a que mais sofreu nesse processo foi a Solar. 

A primeira mudança significativa aconteceu em 2017, no lançamento de “Yes I Am”. Pela primeira vez a artista apareceu com o cabelo colorido, um rosa algodão doce. No ano seguinte, em “Starry Night”, para combinar com o conceito, Solar fez comeback com o cabelo loiro platinado. A própria idol já contou algumas vezes como foi difícil descolorir todo seu cabelo. Ainda em 2018, o grupo lançou “Egotistic” como segunda parte do projeto “Four Seasons”. No videoclipe da música, Solar contínua com o cabelo loiro, mas dessa mais puxado para o cinza, no entanto, no decorrer das apresentações o seu cabelo foi tingido de laranja. No final daquele ano, a artista apareceu com as madeixas num tom chocolate, para combinar com a estética de “Wind Flower”. Mas o estrago aconteceu mesmo em 2019, no lançamento de “gogogbebe”. 

De tanto descolorir, pintar e descolorir de novo, o cabelo da artista ficou muito danificado e, por conta disso, ela sofreu com um corte químico. No próprio mv de “gogobebe” é possível reparar no cabelo curto da idol. No entanto, Solar não se abateu com a situação e apareceu no Golden Disc Awards de 2019 com o cabelo curtíssimo. A aparição da artista gerou diversas reações dos idols, que ficaram impressionados com a atitude de Solar em não usar um megahair, por exemplo. Mal sabiam que o empoderamento da gata estava apenas começando. 

O ponto chave que quero chegar com esse texto é o lançamento de “Spit It Out” em abril de 2020. Nas fotos promocionais do single, Solar aparece careca, assim como em um frame durante o videoclipe. A idol recebeu várias críticas negativas, em sua maioria de internautas coreanos, que criticaram a sua aparência e falaram que uma “idol de k-pop” não poderia aparecer assim. No entanto, em um comunicado publicado pela RBW, empresa que administra o MAMAMOO, a artista informou que aquela foi a sua maneira de expressar o seu verdadeiro eu. “O que eu queria mostrar neste álbum é a música que expressa minha verdadeira pessoa. Portanto, decidi tentar essa imagem para revelar abstratamente o meu ego mais natural”. 

Estranha para alguns, mas com um empoderamento absurdo para outros. Após o lançamento do single, uma fã publicou uma carta no Reddit falando sobre como Solar a ajudou a se sentir bonita aparecendo careca. A fã relata que sofre uma condição autoimune que a deixou careca e, por conta disso ela não se sentia mais bonita, mas ao ver Solar sem cabelos no videoclipe, ela pôde se sentir representada de alguma forma. Ela escreveu: 

Ver a Solar, uma artista que eu admiro, por escolha própria usar uma careca em uma indústria exigente com sua aparência como o k-pop, que te consome completamente. (…) Se eu consigo achar Solar bonita careca, e eu acho, isso me faz perceber que eu posso me amar mais.

Tradução: @BrasilMOO

Solar sempre ousou na sua aparência, seja usando um cabelo preto e verde neon, como aconteceu no MAMA em 2019, ou monocelhas no mv de “AYA”, lançado em 2020. Além disso, a artista usa frequentemente seu canal no YouTube para compartilhar com os seguidores o tratamento capilar que estava fazendo para restaurar o seu cabelo. A artista sempre se mostrou muito sincera com relação aos visuais que deseja experimentar e não deixa os comentários negativos abatê-la

É por isso que o k-pop precisa de mais artistas que se empoderam e experimentam o novo, mesmo que por alguns segundos. Pequenas atitudes da Solar como aparecer com um corte químico, “ficar” careca e usar monocelhas inspiram outras mulheres a se amarem e aceitar quem elas são. Já está muito ultrapassado ficar nos moldes de beleza impostos pela sociedade e a Solar tá aí na indústria para provar isso.


Texto por Ana Carol | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos