“Se A Vida Te Der Tangerinas” é uma verdadeira obra de arte da vida
As sextas-feiras do mês de março tiveram um gostinho diferente para os dorameiros que acompanharam assiduamente os lançamentos dos episódios de “Se A Vida Te Der Tangerinas”, que se encerrou no dia 28 de março. Dividida em quatro partes, referenciando as quatro estações, o k-drama logo alcançou o Top 10 da Netflix e arrancou muitas lágrimas de seus telespectadores ao contar uma história emocionante e realista de forma encantadora.
Contando com nomes de peso como IU e Park Bo Gum no elenco principal, “Se A Vida Te Der Tangerinas” também traz outros nomes conhecidos em sua produção: Im Sang Choon, de “Para Sempre Camélia” (2019), no roteiro, e Kim Won Suk, de “My Mister”(2018), na direção. Sendo assim, já dava pra esperar o chororô, né?
O k-drama acompanha o casal Ae Sun (IU) e Gwan Sik (Park Bo Gum) ao longo das décadas de suas vidas, contando todos os seus altos e baixos, desafios e conquistas. Enquanto Ae Sun é uma jovem espirituosa e muito sonhadora, Gwan Sik é o seu oposto, um homem de poucas palavras, mas que sempre se manteve firme ao seu lado em todos os momentos de suas vidas.
Se passando em um contexto conturbado da história da Coreia, logo após a Guerra das Coreias e o Massacre de Jeju, “Se A Vida Te Der Tangerinas” tem como pano de fundo os anos 1960 e 2000, onde é possível ver as consequências da guerra, da revolução industrial, dos diversos golpes de estado, da crise dos tigres asiáticos, entre outros eventos retratados de forma excepcional. Além disso, o k-drama traz um recorte social ao se passar na famosa Ilha de Jeju, hoje conhecida como um dos principais pontos turísticos do país, mas que carrega um passado marcado por um longo período de pobreza, muito trabalho duro, resistência e uma forte luta pela democracia.
Um exemplo disso são as haenyeo, “as mulheres do mar”, que pescam frutos-do-mar sem equipamentos de mergulho, retratadas no k-drama e que são parte crucial da história da ilha, tanto que suas práticas são consideradas pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial desde 2016. Após o lançamento da obra, veio a público ainda que um casal formado por uma haenyeo e um pescador foram as pessoas que inspiraram a criação da história.
Ao acompanhar a vida de um casal ao longo das décadas, “Se A Vida Te Der Tangerinas” aborda temas muito pertinentes das relações humanas, como a relação entre pais e filhos, o luto em família e o papel da mulher em uma sociedade extremamente patriarcal. A forma delicada e humana com a qual esses temas são tratados deixa o tom da obra universal, de forma que os telespectadores são capazes de se identificar.
Por se passar em décadas diferentes, temos dois casais de atores diferentes interpretando Ae Sun e Gwan Sik: IU e Park Bo Gum interpretam o casal em sua juventude, enquanto Moon So Ri e Park Hae Joon interpretam os protagonistas quando começam a se aproximar da terceira idade. E aqui vale destacar que o trabalho desses atores foi incrível, entregando interpretações emocionantes e sensíveis. Mesmo com as mudanças de IU para So Ri e Bo Gum para Hae Joon, foi muito satisfatório ver que a essência de seus personagens continuou ali. Ae Sun continuou espirituosa, energética e trabalhadora, mesmo com todos os desafios que enfrentou e Gwan Sik continuou firme, dedicado e amoroso ao lado de sua parceira, “um verdadeiro coração de ferro”.
Nesse quesito, IU merece mais um destaque já que, além de interpretar uma jovem Ae Sun, ela também interpretou Yang Geum Myeong, a filha mais velha do casal em sua juventude. Por mais que fique evidente a semelhança nas personalidades de Ae Sun e Geum Myeong, a atriz soube diferenciar a caracterizar bem suas duas personagens, entregando personalidades e características únicas para ambas.
Outro destaque vai para Yang Eun Myeong, irmão mais novo de Geum Myeong, interpretado por Kang You Seok, que traz diversos alívios cômicos para a trama enquanto tenta levar a vida de forma intensa e despreocupada. Com uma personalidade que contrasta fortemente com a irmã mais velha, Eun Myeong é visto como um filho rebelde, fazendo com que Ae Sun seja constantemente chamada na escola. Mas ainda assim, a narrativa acerta muito ao construir um lado sensível e emotivo do personagem ao longo do desenvolvimento, frisando seu amor pela família.
“Se A Vida Te Der Tangerinas” tem sua história contada de forma não linear, transitando de forma delicada entre as épocas e mostrando as mudanças dos anos, reforçando não só os diferentes contextos políticos e históricos do país, mas também as mudanças ocorridas na cultura pop ao longo do tempo. Para isso, o k-drama traz menções honrosas como Seo Taiji e o grupo H.O.T, dois grandes destaques dos anos 90, utilizando a trilha sonora como um elemento de marcação temporal junto das mudanças arquitetônicas de Seul e Jeju, mostrando também a chegada de diferentes tecnologias.
Entretanto, em alguns trechos foi um pouco difícil de se localizar dentro da trama, além de alguns momentos deixarem uma dúvida com relação à localização dos personagens, em Seul ou em Jeju. Mas, de modo geral, o k-drama conta com um enredo bem envolvente e uma história bem amarrada, sem buracos na narrativa. Além de ter dado espaço para o desenvolvimento dos personagens e suas histórias, mesmo para aqueles que não faziam parte diretamente da trama principal. Isso é um grande alívio considerando que alguns dos lançamentos mais recentes da dramaland enfrentaram alguns problemas na hora de amarrar desfecho de suas histórias.
“Se A Vida Te Der Tangerinas” nos mostra como a vida continua seguindo, mesmo com as diversas batalhas que enfrentamos ao longo da trajetória, frisando a força do afeto e do amor nas relações entre diferentes gerações e mostrando como devemos lutar por aquilo que acreditamos ser correto. Com isso, o k-drama realmente fez jus às palavras de seu diretor, Kim Won Suk, quando ele disse que a obra é uma “homenagem às gerações passadas que viveram tempos difíceis e uma canção de encorajamento para as gerações futuras”.
9/10
Se A Vida Te Der Tangerinas
Título original:폭싹 속았수다
Ano de lançamento:2025
Direção:Kim Won Suk
Roteirista(s):Im Sang Choon
Elenco:IU, Park Bo Gum, Moon So Ri, Park Hae Joon
Episódio(s):16
Copie o link e compartilhe https://k4us.com.br/se-a-vida-te-der-tangerinas