Adeus ano velho, feliz ano novo! Mais um ano passou como foguete e, por isso, trouxemos aquela clássica retrospectiva para fazer você recordar tudo o que aconteceu em 2022 no k-pop e no mundo dos k-dramas. Tivemos interações maravilhosas entre a seleção brasileira e a coreana, grupos que estouraram como rookies, a volta de vários grupos da 2º geração que deixam um quentinho no nosso coração e muito mais. Confira!

Music Bank Chile

Com certeza um dos momentos mais esperados pelos fãs latinos de k-pop foi o Music Bank no Chile. Com um público de 47 mil pessoas, o evento aconteceu no dia 12 de novembro no Estádio Monumental David Arellano. Entre as atrações estavam TXT, STAYC, THE BOYZ, (G)-IDLE, ATEEZ e NCT DREAM

Os fãs conseguiram curtir as apresentações do THE BOYZ e do STAYC. Contudo, quando o (G)-IDLE estava se apresentando, começou uma chuva torrencial e de granizo que pegou todos de surpresa. Logo, o evento foi cancelado pelas autoridades locais e os outros grupos que compunham a lineup não puderam se apresentar. 

Através de um representante, a KBS lamentou o ocorrido. Nas redes sociais, os artistas também comentaram sobre o incidente e se desculparam por não poder se apresentar para o público latino. 

Jungkook se apresenta na abertura da Copa no Catar 

Muito se falava sobre os artistas que iriam se apresentar na abertura da Copa do Mundo no Catar, uma vez que o evento foi marcado de protestos contra o país sede devido a sua série de regras contra os direitos humanos e das pessoas LGBTQIA+. 

Contudo, muitos fãs de k-pop, e inclusive o ARMY, foram pegos de surpresa quando Jungkook, membro do BTS, foi anunciado como um dos artistas a compor a cerimônia de abertura. 

O evento aconteceu no dia 20 de novembro e o maknae do Bangtan apresentou a faixa “Dreamers” ao lado do ativista e cantor catari, Fahad Al Kubaisi, embaixador do evento. Com um palco repleto de dançarinos, os cantores apresentaram a música  que fala sobre manter o respeito e continuar sonhando. Confira abaixo! 

A amizade de milhões entre Brasil e Coréia do Sul na Copa do Mundo

O Brasil pode até não ter levado o hexa, mas o que ficou marcado nesse período de Copa do Mundo foi a amizade entre as seleções brasileira e sul coreana. Tudo começou em junho, quando os jogadores brasileiros foram até a Coréia do Sul para jogar um amistoso contra a seleção coreana. Vários memes surgiram na internet e foi apenas um pequeno aquecimento do que estava por vir. 

O Brasil acabou enfrentando a Coréia nas oitavas de final da Copa do Mundo, e acabou gerando vários memes do tipo “pagode x k-pop” e “feijão com arroz x kimchi”. No entanto, a amizade entre Richarlison e Son, um dos jogadores mais famosos do país asiático, despertou o carinho e curiosidade do público. Mesmo a seleção brasileira tendo vencido os sul-coreanos com uma goleada de 4 a 1, os memes e carinho de ambas seleções ficaram marcados entre o público. 

Retorno do Kim WooBin nos k-dramas

O ator Kim Woo Bin estava em hiatus há 6 anos por conta de um tratamento de um câncer nasofaríngeo, que atinge a região do nariz e garganta, em sua fase inicial. Woo Bin voltou a atuar em 2020 estrelando o filme “Alienoid” lançado em julho de 2022. 

Seu último k-drama foi “Uncontrollably Fond” em 2016, interpretando Joon Young um superstar que reencontra seu antigo amor, No Eul (Suzy), uma documentarista. Ele busca fazer qualquer coisa para reviver o relacionamento. 

Depois de muito tempo,nesse ano a dramaland finalmente voltou a ver Woo Bin nas telas interpretando Jung Joon, um capitão de navio em “Our Blues”. Para a revista Esquire, o ator comentou que o roteiro do k-dama o curou muito e gostou dos momentos que viveu atuando como o capitão. 

Não parando por aí, o ator está na série da Netflix “Black Knight”, uma adaptação baseada no webtoon de mesmo nome, prevista para 2023. 

Os babys da dramaland! 

Este ano foi o ano dos babys na dramalândia! Após um casamento que deixou os fãs super animados, Park Shin Hye e Choi Tae Joon tiveram o seu primeiro filho no dia 31 de maio. A gravidez foi anunciada em novembro do ano passado e o casal se casou em janeiro. 

A atriz Honey Lee também deu à luz este ano. A artista ganhou atenção no seu papel no drama “One The Woman” e em um ensaio de gravidez para lá de estiloso na Vogue Coréia. A agência da atriz contou que ela teve uma menina no dia 20 de junho e que ambas estão bem. Honey Lee casou-se em dezembro de 2021 com uma não-celebridade. 

Por fim, mas não menos importante, o filho do casal de atores Son Ye Jin e Hyun Bin nasceu no final deste ano, para deixar os fãs ainda mais encantados. Foi relatado que tanto Yejin quanto bebê passam bem, apesar da criança ter nascido antes do tempo previsto. Nas redes sociais, a atriz compartilhou uma foto agradecendo ao tratamento que ela e seu bebê tiveram enquanto estava internada no hospital. 

K-drama e ator sul-coreano ganham destaque no Emmy Awards 2022

O Emmy Awards sem dúvida é uma das maiores premiações do entretenimento mundial. E a cada ano, novas produções de diversos países ao redor do mundo vêm ganhando o público e conseguindo conquistar o grande prêmio.

Este ano, foi a vez de “The King ‘s Affection” levar a estatueta do Emmy para casa! O K-drama estrelado por Park Eun Bin levou na categoria de “Melhor Telenovela”, tornando-se a primeira produção de TV sul-coreana a ser indicada e a conquistar o Emmy. Incrível conquista!

Além de “The King ‘s Affection”, tivemos destaque também para o rei da Dramaland Song Joong-ki. O ator compareceu e entregou o prêmio da noite, o International Emmys Directorate Award, para a produtora e diretora sul-coreana Miky Lee, uma das maiores responsáveis por exportar as produções sul-coreanas para o Ocidente. É a Coréia do Sul dominando o mundo!

Round 6 varrendo as premiações ao longo do ano

“Batatinha frita, 1, 2, 3!”
Tornou-se impossível falar sobre Round 6 e não citar esse trecho adaptado para o público brasileiro, né? De fato, Squid Game/Round 6 é um fenômeno mundial sem precedentes e o reflexo disso foi a quantidade de prêmios recebidos ao longo do ano. De acordo com o IMDB, a queridinha da Netflix conquistou 46 prêmios das 79 indicações que recebeu até aqui.
Quebrando barreiras e trazendo questões sociais bem interessantes a se discutir, a série bateu recordes e entrou para a história ao vencer 6 prêmios no Emmy em 2022, entre eles o de “Melhor Ator de Série Dramática” para Lee Jung-jae e “Melhor Diretor” para Hwang Dong-hyuk. Oh Yeong-su levou o Globo de Ouro de “Melhor Ator Coadjuvante em série para TV” e não parou por aí. A série levou pra casa, também, dois Critics Choice Awards, mais três prêmios SAG e muitos, muitos outros prêmios que elevaram ainda mais a fama de uma das séries mais assistidas da história da dona Netflix. 

Graças ao retorno positivo em torno do Kdrama, o diretor  Hwang Dong-hyuk e o protagonista Lee Jung-jae receberam a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta classe de condecoração cultural da República da Coréia, diretamente das mãos de Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul, pelo seu papel na indústria cinematográfica nacional.


O sucesso é tanto que há confirmação da segunda temporada, ainda sem data de estreia, e um reality show intitulado Squid Game: The Challenge.

CCXP – “Cheguei, Brasil”

E foi nessa onda que o maior evento de cultura pop do Brasil, quiçá do mundo,  a Comic Con Experience aka CCXP preparou uma edição repleta de novidades para os amantes de Kdramas. Foi a primeira vez que tivemos algo parecido. Anunciado poucos dias antes de sua vinda, o ator Park HaeSoo esteve no evento para falar sobre sua participação não só em Round 6 como também em La Casa de Papel. O astro representou o elenco da série como convidado do painel da Netflix, que aconteceu no palco principal da feira, o palco Thunder (tem esse nome por conta dos gritos que os fãs dão quando os artistas aparecem no palco, sabia?).

Durante a entrevista de HaeSoo, ele revelou que sempre teve vontade de conhecer o Brasil e comentou que é possível captar vários aspectos da cultura sul coreana assistindo às séries. E é bem isso que a gente mais gosta, né?

Além da comoção causada pela presença de HaeSoo no evento, a Netflix fez uma das ativações mais geniais desse ano, montando um espaço dedicado à série com direito a experiências imersivas nos cenários da trama. 

E em outro palco, o palco Bentô, direcionado para o  “universo da cultura japonesa e leste-asiática”, teve painel falando sobre o universo dos Kdramas. Esperamos que no próximo ano tenha mais participações de atores que admiramos e que mais espaços se abram para discussão sobre a Hallyu no evento. PODE VIR QUE A GENTE AMA! 

Tragédia de Itaewon

Este ano ficou marcado com uma das piores tragédias que já aconteceram na Coréia do Sul. Durante o Halloween, é comum  as pessoas irem até Itaewon, bairro conhecido pela sua vida noturna, para comemorar a data em festas e baladas. Contudo, este ano, devido a grande aglomeração de pessoas (cerca de 130 mil jovens) nas estreitas ruas do bairro, 158  morreram e outras 196 ficaram feridas. 

De acordo com as investigações, as vítimas fatais foram esmagadas ou sofreram parada cardiorrespiratória devido a grande aglomeração que se formou no local. Autoridades sul-coreanas reconheceram que não houve planejamento suficiente para garantir a segurança de todos. Segundo o Primeiro Ministro, Han Duck-soo, a polícia local será responsabilizada por não responder às inúmeras chamadas de emergência no local. 

Essa foi a primeira comemoração de Halloween em Itaewon, sem a obrigatoriedade de máscara, após a pandemia de covid-19. 

 Protestos contra o atual governo da Coréia do Sul

A Coreia do Sul foi tomada por diversos acontecimentos ao longo deste ano de 2022. Um deles foi a onda de protestos durante o segundo semestre, onde manifestantes foram às ruas de Seul pedindo o fim da cooperação militar entre Coreia do Sul e Estados Unidos, bem como o fim da política hostil em relação à Coréia do Norte e à China

Os manifestantes exigiram também um acordo de paz e cooperação com Pyongyang. Vale lembrar que muitos cidadãos, tanto do Sul quanto do Norte, desejam a paz e a reunificação entre as duas Coréias.

Meses após essa manifestação, outra onda de protestos atingiu Seul. O atual presidente da Coréia do Sul Yoon Suk Yeol e suas políticas de caráter extremistas foram o foco dos manifestantes, que exigiram sua renúncia do cargo. Porém, o presidente não se pronunciou. Muitos acreditam que ele possa sofrer impeachment em 2023. Será? Vamos aguardar os próximos acontecimentos.

Disbands do ano

Podemos dizer que 2022 foi um ano mega agitado, foram muitos eventos acontecendo no universo do pop sul-coreano, e fora dele, para darmos conta. Mas não podemos negar que num ano marcado por muitos encontros e reencontros, também assistimos uma enorme quantidade de disbands. Ao todo temos 17 grupos que infelizmente encerraram um ciclo, nem todos de forma pacífica e harmoniosa, nos lembrando que nem tudo são flores na rotativa indústria do K-pop. Entre eles podemos destacar:

APRIL

O grupo debutou em 2015, mas estava inativo desde 2021, quando vieram à tona  polêmicas acusações de intimidações sofridas por uma ex-membro, enquanto esteve no grupo entre 2015 e 2016. Apesar das medidas legais da DSP Media contra a ex-integrante por difamação, o grupo não conseguiu se recuperar do escândalo, levando à longas conversas entre as integrantes e a empresa, que chegaram à decisão de dissolução do grupo no início do ano. O último comeback delas foi no verão sul-coreano de 2020, com o álbum single “Hello Summer” que contém a faixa-título “Now or Never”.

NU’EST

Um disband que com certeza chocou muita gente no início do ano foi a dissolução do NU’EST depois de longos 10 anos de carreira. Principalmente depois dos consecutivos comebacks bem-sucedidos que o grupo vinha tendo desde o retorno à formação completa em 2019, depois do período que promoveram sem o Minhyun, já que ele estava promovendo com o Wanna One. 

O anúncio oficial notificou a escolha de não renovação com a empresa por parte dos integrantes Aron, JR e Ren. Após chegarem a um consenso e se apoiarem mutuamente, ficou decidido o disband do grupo. O NU’EST estreou em 2012 e encerrou oficialmente suas atividades comemorando os 10 anos do grupo com o lançamento do álbum “The Best Album Needle & Bubble”, que contém 10 músicas, entre elas 6 versões remasterizadas de álbuns anteriores, 2 versões especiais e duas faixas novas, a “GALAXY” e a  “Again”.

CLC 

O CLC debutou em 2015 e apenas em 2020 recebeu reconhecimento mundial com o seu comeback “Helicopter”. No entanto, no ano seguinte duas integrantes decidiram sair do grupo e levantaram acusações à empresa que iam desde falta de pagamento a maus-tratos, somadas a isso, tivemos no começo deste ano o anúncio da saída de mais duas integrantes. Por fim, após as polêmicas e 17 meses de hiatus, a Cube Entertainment emitiu uma nota informando que o grupo estava dissolvido. 

REDSQUARE

O grupo debutou em 2020, com o single “ColorFull”, e em sua formação trazia algumas carinhas conhecidas, já que as integrantes Green, ChaeA, Ari e Bomin são ex-membros do grupo Good Day.  No final de 2021 foi anunciado que elas haviam assinado com uma nova empresa, a Iconic Music & Entertainment (ICONICMnE). Sob um novo selo, a decisão da nova gestão foi a de disband no grupo atual e realizar um novo debut sob o nome de “IRRIS”, com alguns dos membros do REDSQUARE, que também passaram pelo processo de novos stage names. O redebut ocorreu no mês seguinte ao disband. 

Lista Completa de Disbands de 2022: 

  • APRIL –  28 de Janeiro 
  • MAMADOL – 4 de Feveiro 
  • NU’EST –  15 de Março
  • TRCNG – 26 de Março
  • Hot Issue – 22 de Abril
  • LUNARSOLAR – 22 de Maio
  • G-reyish – 31 de Maio
  • CLC – 6 de Junho
  • REDSQUARE – 10  de Junho
  • I.C.E – 9 de Julho
  • BlingBling – 26 de Julho
  • GirlKind – 13 de Agosto
  • BOTOPASS – 25 de Agosto
  • DIA – 17 de Setembro
  • D-CRUNCH – 9 de Novembro
  • BVNDIT – 11 de Novembro
  • bugAboo  – 8 de Dezembro

Infelizmente, esse ano tivemos um grande número de grupos dissolvidos, principalmente de grupos femininos. Estamos torcemos que seja temporário e que possamos vê-los saudáveis e bem em seus projetos futuros.


Essa foi a nossa retrospectiva do ano de 2022. Nos conte nas nossas redes sociais o que mais te marcou e o que ficou de fora dos acontecimentos que marcaram o ano. Nossa equipe deseja a todes um próspero ano novo e um 2023 iluminado!

Texto por Ana Carol, Annyie, Sisi, Rapha, Giu, Mari Araújo, Vivi | Revisão por Fran e Carol Hope | Equipe de Redação da K4US | Não retirar sem os devidos créditos | www.k4us.com.br