Sweet and Sour
Título original: 새콤달콤
Gênero: Comédia Romântica
Ano de lançamento: 2021
Duração: 1h42min
Direção: Lee Kye Byuk
Elenco: Jang Ki Yong, Chae Soo Bin, Krystal, Lee Kyung Youn, Hwang Jung Min, g, Park Chul Min
Plataformas atendidas: Netflix
Sinopse: Diante das oportunidades e desafios do mundo real, um casal passa pelos altos e baixos de um relacionamento à distância.
Sweet and Sour é uma adaptação coreana do filme japonês “Initiation Love” lançado em 2015 e baseado na história do autor Kirumi Inui.
HISTÓRIA
Sweet and Sour conta a história de Da Eun (Chae Soo Bin) uma enfermeira temporária em um hospital em Incheon e Jang Hyeok (Jang Ki Yong), um engenheiro que acabou de receber uma oportunidade para trabalhar temporariamente em uma grande empresa em Seul. Os dois são apresentados como um casal divertido e saudável, típico clichê de comédia romântica, mas com o novo emprego de Jang Hyeok sendo muito longe da casa em que dividem juntos, o casal passa a lidar com os momentos amargos de sua relação.
Entretanto, não só a distância se torna um peso na vida deles. Ao começar a trabalhar na nova empresa, Jang Hyeok entra em conflito com sua companheira de trabalho Bo Yeong (Krystal), que se mostra ser uma jovem bem ambiciosa. Mas o atrito entre os dois não dura muito, já que ambos têm que trabalhar juntos como uma equipe e a partir daí, começa a surgir uma (suposta) amizade entre eles.
Por outro lado, com o trabalho sendo muito longe, tendo que ficar depois do expediente para trabalhar e o infinito cansaço que nunca se sara, Jang Hyeok acaba se afastando de Da Eun e o relacionamento dos dois entra em crise. Sweet and Sour tem a proposta de mostrar sem filtros os conflitos presentes em um relacionamento amoroso e suas diversas fases.
PERSONAGENS
Da Eun (Chae Soo Bin)
Jang Hyeok (Jang Ki Yong)
Bo Yeong (Krystal)
OPINIÃO
Mesmo o plot do filme ter sido entregue no trailer divulgado pela Netflix, Sweet and Sour não é nada daquilo que imaginei. O longa tenta ser o mais real possível com as dificuldades que um relacionamento a distância encontra, e isso se intensifica ainda mais com a aproximação de Jang Hyeok e sua colega de trabalho, mas precisamos levar em conta que toda história tem dois lados, e o filme trabalha muito bem nisso.
O longa é dividido em três partes que contam como o casal possivelmente se conheceu, o relacionamento entrando em crise e o possível desfecho dele. No meu ponto de vista, a narrativa funciona, já que nessa divisão temos a perspectiva de cada um dos personagens e uma linha cronológica não tão explícita, mas que faz com que você se situe nos acontecimentos. Entretanto, chega em um determinado momento, fica massante assistir a crise do casal e é previsível os acontecimentos decorrentes, mas o roteiro sofre uma reviravolta impressionante que faz Sweet and Sour ser diferente das outras comédias românticas que estamos acostumados.
O plot twist que acontece no (quase) final do filme me surpreendeu de uma forma tão tremenda que eu dei gargalhadas enquanto assistia sem acreditar no que estava vendo. Foi uma jogada de mestre entre direção e roteiro revirar a história de ponta a cabeça e fazer você entender a ordem dos acontecimentos, o sentimento de cada personagem e as consequências de suas decisões, sem fazer nenhum tipo de alteração na história.
E é claro que a escolha dos atores influenciou muito bem para que a narrativa do filme desse certo. Com rostos conhecidos para aqueles que acompanham as novelas coreanas, o elenco conta Chae Soo Bin, que protagonizou o drama “I’m Not Robot”, Jang Ki Yong que já atuou em dramas como “Search: WWW” e “My Mister” e a idol Krystal, que rouba a cena com a sua personagem mostrando um show de atuação. Portanto, com um elenco de peso como esse, a química entre os personagens já era de se esperar, e funciona tão bem que faz você ter uma relação entre amor e ódio ao decorrer de toda a trama.
A proposta do filme é justamente mostrar os momentos doces, mas também amargos em um relacionamento amoroso. Entretanto, pode não agradar quem procura uma típica comédia romântica, já que o filme foge completamente desse estereótipo. Mas para aqueles que gostam de quebrar paradigmas e se surpreender com finais improváveis, Sweet and Sour é uma ótima escolha.
Assista ao trailer!
Texto por Ana Carol | Revisão por Sisi | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos