Confira agora a resenha de Search: WWW, k-drama inspirador e girl power do Viki.
Search: WWW
Título original: 검색어를 입력하세요: WWW
Ano de lançamento: 2019
Gênero: Amizade, Negócios, Comédia, Drama
Episódio(s): 16
Duração: 70 min
Direção: Jung Ji-hyun, Kwon Young-il
Roteirista(s): Kwon Do-eun
Estúdio: tvN
Elenco: Lim Soo-jung, Lee Da-hee, Jeon Hye-jin, Jang Ki-yong, Lee Jae-wook, Ji Seung-hyun
Plataformas atendidas: Viki
Este drama trata dos conflitos, vitórias e perdas que se experimenta ao trabalhar. Ele seguirá a história de mulheres do século XXI, que optaram por não serem esposa ou mãe e trabalhar com sucesso sem discriminação ou impedimentos. Bae Ta-mi trabalha como diretora de uma grande empresa de portais da web. Ela tem 30 e poucos anos e é bastante competitiva. Com sua competitividade, Ta-mi desfruta de sucesso. Os métodos que ela usa para vencer a fazem pensar se ela está fazendo a coisa certa com sua vida. Ela sacrificou muito de sua vida pessoal para ter sucesso? (MyDramaList)
A HISTÓRIA
O k-drama inicia-se com Bae Ta Mi (Im Soo Jung) começando sua rotina diária. Ela anda pelo seu bairro, pega o metrô e vai para o trabalho, sempre observando as pessoas ao redor, a fim de descobrir qual portal da internet elas usam em seus celulares. Tudo parecia estar como sempre foi, menos por um detalhe.
Ta Mi, é uma especialista em tecnologia, que trabalha como diretora de um portal de buscas da internet, a Unicon. Por anos, seu objetivo tem sido tornar a Unicon o maior portal da história do TI (Tecnologia de Informação). Todo esse tempo dedicando-se na empresa, a fizeram sentir orgulho de si mesma.
O mundo de Bae Ta-mi desmorona, quando é enviada para um tribunal, representando a Unicon. Por conta disso, a protagonista é demitida, por uma estratégia de sua chefe — e amiga. Sua superior, chamada Song Ga Kyung (Jeon Hye Jin) é CEO da Unicon, cargo conquistado com muito sacrifício e abdicações ao longo de sua vida. Quando o processo cai em suas mãos, ela encontra-se sem saídas, sacrificando sua funcionária e antiga amiga, Ta-mi.
Indignada com sua demissão e totalmente desolada, Ta-mi aceita uma proposta de trabalho na Barro, portal de internet rival da Unicon. Com um novo objetivo em mente, vingar-se de Ga-kyung, Ta-mi toma a decisão de dedicar-se totalmente a Barro, para torná-la o portal da internet número um na Coréia do Sul, desbancando a Unicon.
Em seu novo emprego, Ta-mi encontra novos desafios, dentre eles adaptar-se a um novo sistema de trabalho, além de lidar com alguém que não suporta sua presença, a também especialista em tecnologia, Cha Hyeon.
Hyeon (Lee Da Hee) é diretora da Barro e também dedicou anos de sua vida ao trabalho. Sua rotina toma rumos diferentes, quando o presidente da Barro decide formar uma nova equipe. O objetivo dessa nova equipe, liderada pela recém contratada Bae Ta-mi, é tornar a Barro o portal da internet número um do país. No decorrer do k-drama essa, diferente equipe atravessa um caminho conturbado com diversos desafios e embates, ao tentarem alcançar seu objetivo.
Ao longo da história, muitas coisas mudam na vida das três protagonistas e, junto com elas, questionamos suas personalidades, opiniões e o caminho que percorreram até então, nos fazendo pensar se valeu a pena todo o sacrifício feito pelas três. Em meio a tudo isso, Ta-mi, Hyeon e Ga-kyung encontram um refúgio onde não esperavam: no amor, em suas diversas formas.
A medida que os embates tornam-se mais acirrados e os desafios cada vez mais impossíveis, uma grande amizade se desenvolve entre os funcionários da equipe da Barro e um grande império começa a se dissolver dentro da Unicon. No fim das contas, a grande guerra não é entre as duas grandes empresas, mas sim uma guerra pela verdade.
PERSONAGENS
Bae Ta-mi (Im Soo Jung)
Song Ga Kyung (Jeon Hye Jin)
Cha Hyeon (Lee Da Hee)
OPINIÃO
Search: WWW é daqueles k-dramas que chega como quem não quer nada, e te surpreende com um enredo envolvente composto de personagens cativantes.
O enredo se inicia com uma bomba: a Unicon, portal de pesquisas da web, está sendo acusado de manipular a opinião pública, adulterando seu ranking de buscas. A partir desse momento, até o último episódio somos convidados a questionar a ética, o compromisso com a verdade e a responsabilidade das grandes empresas e das pessoas que trabalham com a internet.
Por ser um meio de comunicação novo para a sociedade e ainda estarmos descobrindo tudo o que a internet pode nos oferecer, aparentemente não há limites para o que se pode fazer com ela. Assim, a todo o momento a história nos leva a refletir sobre o que é certo e o que é errado. A cada nova situação somos convidados a pensar: só porque algo é considerado certo para um, não significa que será considerado certo para o outro; o que pode parecer errado para uns, pode ser o certo para outros.
Mesmo com esse enredo carregado de seriedade, Search: WWW contém muita comédia, amizade e um pouquinho de romance para aquecer os corações, mas sempre deixando claro a importância do assunto central da trama.
A comédia leve nos traz paz e nos deixa com um riso frouxo. Nas amizades, temos nossos amados momentos girl power, que são realmente memoráveis dentro do plot. O romance é retratado a todo momento com um “extra” dentro da vida das personagens principais.
Juntamente com todo o debate acerca da internet, o k-drama também nos aponta, de forma sutil, outra questão cada vez mais importante nos dias atuais: o ambiente de trabalho. Apesar da Unicon e da Barro trabalharem no mesmo ramo, suas formas de lidarem com o público e com seus funcionários são completamente diferentes.
A grande jogada do plot é descobrirmos isso aos poucos junto com a personagem Ta-mi, durante sua transição entre ambas as empresas. É quando conhecemos a Barro mais de perto, que notamos a grande diferença entre as empresas: na Barro é possível ver que os funcionários estão felizes com o que fazem, já na Unicon não. Talvez você questione “de que adianta isso se a Barro está sempre atrás da Unicon na preferência dos usuários?” E é ai que eu te digo: a diferença está na base.
A base da Unicon é o poder sobre o mercado, por essa razão eles são capazes de sacrificar seus mais fiéis funcionários. Quem se sentiria seguro nesta empresa? Já na Barro, a base são as pessoas, desde seus funcionários ao seu público. Todos são levados em consideração na hora das tomadas de decisões. Que funcionário não se sentiria seguro nessa empresa?
Enquanto a base da Unicon é instável — podendo durar muito tempo, mas que um deslize pode acabar com a empresa —, a base da Barro é mais duradoura — mesmo em crise seus funcionários não a abandonariam, por realmente sentirem-se parte dela, dedicando-se para recuperá-la.
Outro ponto que merece ser destacado é a rivalidade feminina que, neste drama, é ligado à rivalidade profissional entre funcionárias das empresas, independente de suas personalidades e vidas pessoais. E apesar de todas possuírem atritos entre si, a medida que a história vai se desdobrando, as personagens desenvolvem uma grande amizade e companheirismo.
A grande beleza de Search: WWW, além de toda a seriedade e relevância dos temas abordados, é enaltecer as mulheres. Mostrar que elas podem ser muito mais do que o papel atribuído pela história da sociedade: elas podem ser muito mais pelo simples fato de quererem ser. Não precisam ser mães ou esposas, para serem consideradas grandes mulheres. Podem ser grandes por si só.
Confira o trailer de Search: WWW.
Aproveite e leia também
Texto por Letícia | Revisão por Hope | Equipe de redação da K4US
www.k4us.com.br | Não remover sem os devidos créditos.