Do You Like Brahms? parece ser só mais um k-drama de romance, mas surpreende com a sua história tão relacionável e real, sendo uma obra cheia de sentimentos que com certeza tocará quem assiste. Confira a resenha.
Do You Like Brahms?
Título original: 브람스를 좋아하세요?
Ano de lançamento: 2020
Gênero: Amizade, Música, Romance, Drama
Episódio(s): 16
Duração: 60 (min)
Direção: Jo Young Min
Roteirista(s): Ryu Bo Ri
Estúdio: SBS
Elenco: Park Eun Bin, Kim Min Jae, Kim Sung Chul, Park Ji Hyun, Lee Yoo Jin, Bae Da Bin
Plataformas atendidas: Viki, Kocowa, Kingdom Fansubs
O k-drama segue a vida de alunos de uma prestigiada escola de música em suas rotinas diárias de aulas, práticas, atuações e competições e as pessoas em suas vidas, desde os amigos aos pais e professores. Mostrando situações extremas onde pais e professores são obcecados pelo talento de seus alunos e filhos e onde estes não os dão o devido apoio.
A HISTÓRIA
Antes de entrar na história de Do You Like Brahms? é importante saber quem foi Brahms, músico cujo nome está no título deste k-drama. Johannes Brahms foi um dos compositores e pianistas mais importantes do romantismo musical europeu do século XIX. Ele era amigo próximo do casal de músicos Robert e Clara Schumann, ele compositor e ela compositora e pianista. Muitos boatos a respeito de um romance entre Brahms e Clara existiram, mas ambos destruíram tudo que poderia provar isso. O k-drama apresenta os três como protagonistas de um triângulo amoroso e ainda cita diversas músicas que foram compostas por eles.
Dito isso, Do You Like Brahms? começa apresentando Chae Song Ah e Park Joon Young, dois estudantes do último ano da faculdade de música. Enquanto Song Ah (Park Eun Bin) começou “tarde” a tocar violino, colocando-a em desvantagem em relação aos demais violinistas e a levando a se esforçar o triplo para conseguir seguir com seu amor pelo instrumento, Joon Young (Kim Min Jae) tem um talento nato e toca piano desde os seis anos de idade, tendo ganhado inúmeras competições pelo país e pelo mundo.
Park Joon Young está finalmente tirando o seu ano sabático, depois de todos esses anos tocando incansavelmente em competições pelo mundo. Ele se sente esgotado, seu talento com o piano, que antes era seu amor, se tornou um peso sobre seus ombros com o passar do tempo. Apesar de estar de volta a seu país natal, Joon Young não está feliz, ele não é muito próximo de sua família e seu relacionamento com seus melhores amigos, o violoncelista Han Hyun Ho (Kim Sung Chul) e a violinista Lee Jung Kyung (Park Ji Hyun), se encontra bastante desgastado. Após anos apaixonado por Jung Kyung, ele está cansado de nutrir sentimentos não correspondidos.
Assim como Joon Young, Chae Song Ah se encontra presa em um triângulo amoroso com seus melhores amigos, ela é apaixonada por Yoon Dong Yoon (Lee Yoo Jin), um construtor de violinos que namora com a estudante de química Kang Min Sung (Bae Da Bin). Com um coração apertado devido aos seus sentimentos, Song Ah se encontra em uma situação complicada quando Dong Yoon e Min Sung terminam e Dong Yoon mostra um estranho interesse por ela. Enquanto isso ainda, Song Ah tem que lidar com a pressão de estar prestes a se formar e precisa decidir se irá trabalhar dentro da música como violinista ou não.
Quando Song Ah inicia um estágio de férias na Fundação para a qual Joon Young toca, ambos começam a trabalhar juntos. Gradativamente os dois percebem o quanto se entendem sem precisarem de muitas palavras e constroem uma amizade que se torna o porto seguro de ambos, uma vez que seus relacionamentos com seus respectivos melhores amigos se encontram conturbados no momento. Assim, as histórias de Song Ah e Joon Young começam a se entrelaçar.
PERSONAGENS
Chae Song Ah (Park Eun Bin)
Park Joon Young (Kim Min Jae)
Han Hyun Ho (Kim Sung Chul)
Lee Jung Kyung (Park Ji Hyun)
Kang Min Sung (Bae Da Bin)
Yoon Dong Yoon (Lee Yoo Jin)
OPINIÃO
Do You Like Brahms? é muito mais que um k-drama de romance e amizade, é um k-drama sobre a vida, sobre seus relacionamentos e sobre começos e fins. Com seu enredo carregado de referências à música clássica e as histórias dos protagonistas que estão sempre em paralelo com a história de Brahms, Clara e Robert, o k-drama trás uma renovação para histórias com triângulos amorosos, conquistando desde o primeiro episódio.
Ao longo de sua história, Do You Like Brahms? faz diversas reflexões sobre talento e esforço. Será que para ser realmente bom em algo apenas o talento basta? Será que é possível se tornar realmente bom em algo “apenas” se esforçando ao máximo e dando o seu melhor? O k-drama levanta essas questões e mostra que não existe uma resposta certa, porque na vida existem inúmeras possibilidades, inúmeras respostas e nenhum caminho é fácil. Cada um, como ser individual, terá suas próprias respostas para encontrar e suas próprias dificuldades para enfrentar. Essa questão fica bem clara com os protagonistas Park Joon Young, um pianista extremamente talentoso, e Chae Song Ah, uma violinista esforçada. Apesar das diferentes perspectivas, ambos enfrentam dificuldades e têm que buscar pelas suas respostas.
Outra ponto que merece o destaque é a constante analogia que o k-drama faz entre o relacionamento de um musicista com seu instrumento e o relacionamento das pessoas com outras pessoas e outras coisas. Desde o seu início, Do You Like Brahms? mostra que os instrumentos musicais devem receber amor e afeto daquele que o toca, e assim como o musicista precisa sentir o instrumento, este também precisa sentir o musicista, precisa haver uma comunicação entre ambos. E assim é a vida e os relacionamentos, para dar certo é preciso haver comunicação entre as partes e deve-se aprender que cada coisa e pessoa tem o seu tempo para estar em nossas vidas e que o fim é algo normal.
Assim, o k-drama entrega um romance lindo de se assistir, com direito a várias cenas fofas entre o casal principal, declarações de amor de tirarem o fôlego e um pouquinho de drama também. E dentro desse contexto, Do You Like Brahms? traz uma grande demonstração de amor próprio, mostrando que por mais que se ame alguém, não é certo continuar em um relacionamento que machuque.
No decorrer de sua história, Do You Like Brahms? faz também diversas referências às obras de Brahms, Clara e Robert que eram usadas pelos artistas para expressarem seus sentimentos, fazendo um paralelo entre relacionamento dos artistas europeus, que viveram um suposto triângulo amoroso, e os personagens do k-drama que também usam as músicas destes artistas para expressarem seus sentimentos e vivem seus próprios triângulos amorosos. Joon Young sempre usa Traumerei, música de Robert Schumann para Clara, para expressar seus sentimentos por Lee Jung Kyung, por exemplo, e à medida que o relacionamento de Song Ah e Joon Young se desenvolve, eles também passam a ter a música deles.
Sendo um k-drama que tem seu enredo em torno da música, é incrível como Do You Like Brahms? consegue mostrar o poder que a música tem de tocar e se comunicar com as pessoas, nos emocionando também com suas reflexões e lições que fazem com que as pessoas se sintam representadas pelos personagens e suas histórias.
Se você adora uma bela história de romance ou se você quer ver algo diferente e inovador dentro desse gênero, sem dúvida Do You Like Brahms? é o k-drama para você.
Confira outras resenhas aqui!
Aproveite e leia também
Texto por Letícia | Revisão por Fram | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos