Você já pensou em tornar a sua paixão pelo k-pop ou k-drama em negócio? Bom, muitas pessoas não só pensaram, como fizeram acontecer. Desde 2020, acompanhamos o surgimento de  lojinhas na internet relacionadas a artigos de k-pop ou inspirados em dramas coreanos, são os famosos “produtos fanmades”. Essas pequenas empresas produzem de tudo, desde bijuterias a velas aromáticas com o cheirinho do seu bias. Porém, todas têm algo em comum, a paixão e a dedicação em fazer um produto de fã para fã

É nesse cenário que se encontra a Minji, uma marca de roupas minimalistas inspirada em k-dramas e k-pop fundada por duas amigas dorameiras. A May, co-fundadora e CEO da marca, conversou com a K4US sobre a decisão de tornar a sua paixão em um negócio. Inspirada na personagem “Chu Min Ha” do drama “Hospital Playlist”, a lojinha surgiu com o propósito de apresentar um estilo parecido com os k-dramas, para os consumidores brasileiros. Mas até sair do papel, demorou muito tempo. 

“A ideia da loja surgiu com a Manoella. Quando nos conhecemos em 2019, ela sugeriu que nós duas começássemos a estruturar a loja. No meio de 2020, a Minji foi ao ar. Mas foi um ano e meio para projetar, estruturar, montar portfólio e ir atrás de fornecedores”. 

A proposta da Minji é criar peças que possam mostrar o amor de fã, mas sem transparecer. As famosas “maxi estampas” é um problema para quem procura elegância e estilo através de roupas que refletem o amor pelos dramas ou pela música coreana. May conta que as roupas da Minji são produzidas para serem reconhecidas apenas por quem é fã. Ademais, os detalhes minimalistas e as cores neutras e sólidas fazem com que as blusas sejam versáteis para qualquer ocasião. 

A marca tem um pensamento revolucionário de mudar a padronização de vestimenta no ambiente de trabalho. A intenção é passar para os clientes que não é necessário ir de salto ou coisa do tipo para o trabalho, mas sim usando uma peça confortável que passe o ar de elegância e profissionalismo.

“A ideia é mostrar que é possível ser fã no dia-a-dia de forma confortável e que mostrasse, de certa forma, o profissionalismo. Nossas clientes podem usar uma peça da Minji em uma reunião de negócios, por exemplo, que vai passar despercebido”, contou em entrevista para a K4US. 

Levando em consideração esse pensamento, a criação de uma peça da Minji vai além do conforto e elegância. Durante o processo, há uma preocupação em transmitir o trabalho do artista da melhor forma possível. “Por trás da peça, se o artista a visse, ele gostaria de ver aquilo como representação do seu trabalho?”, essa é uma pergunta que a May sempre faz ao criar uma nova coleção. 

No entanto, além da preocupação com o artista, o público também precisa estar contente com o produto, afinal, são os consumidores que farão a empresa ser um sucesso ou não. Ao ser perguntada sobre a maior dificuldade da loja atualmente, May nos conta que é agradar “gregos e troianos”. 

“Através de cada fandom tem uma história, como lojista esse é o maior desafio, conseguir agradar todo o conjunto de k-popper. Além disso, tem gente que gosta muito de uma estampa, mas não gosta da cor da camisa”. 

Contudo, a marca vem aprendendo como lidar com o gosto do público. Atualmente a Minji tem um clube de clientes VIP que opinam sobre as peças, antes mesmo do lançamento. Essa foi uma forma da May e sua equipe saberem o que o consumidor estava buscando para o seu estilo. 

Concorrência e desafios de empreender na internet 

A internet é o local onde as lojinhas fanmades estão concentradas, isso é fato. Seja um perfil nas redes sociais como o Instagram ou Twitter, sites ou plataformas de e-commerce como a Shopee, essas empresas fazem o seu público na web. Contudo, existe uma grande concorrência. 

Atualmente, muitas pessoas preferem comprar por aplicativo, por conta da segurança, do que comprar no site oficial de uma lojinha. Entretanto, a escolha da Minji em hospedar um site próprio está no fato de poder investir em t-shirts com melhor qualidade e evitar pagar taxas absurdas no e-commerce. 

Pelo fato do Brasil não ter lojas oficiais relacionadas a produtos de k-pop e a taxa de exportação internacional ser muito alta, os produtos fanmades são uma febre entre os fãs brasileiros. No entanto, uma possível pop-up pode causar uma mudança temporária para quem vive desses produtos. 

“Talvez caia nas vendas um pouco, por conta da euforia, pode ser afetado de uma forma, mas não vai ser 100%. As lojinhas conseguem ter um espaço nesse ambiente de trabalho, até porque as lojas oficiais não vão vir para o Brasil imediatamente”. 

www.minjimodacoreana.com.br

Nos fins de semana, produtora de eventos 

A paixão pelo k-pop pode ir além do que ter uma lojinha fanmade na internet. May, além de ser CEO da Minji, também tem a “Born 2 Be team”, uma empresa de organização de eventos de k-pop. 

Apesar de ser nova no mercado, com pouco menos de um ano, a empresa organiza eventos relacionados a comemoração de aniversários de grupos, encontros de colecionadores entre outras ocasiões relacionadas ao k-pop. May conta que a oportunidade de organizar eventos surgiu em 2022, quando promoveu o evento “Permission to watch k-drama”, organizado em parceria com a Asian Brasil e BTS Brasil ON. Ela gostou da experiência e, junto com uma amiga, começou a trabalhar no ramo.

Ao ser perguntada sobre como faz para se organizar, May nos contou que é difícil, já que a vida profissional e a pessoal se encontram toda hora por ela trabalhar com o que ama. Porém, tenta ao máximo separar um tempo para si mesma. 

“Tiro um final de semana do mês para sair com os meus amigos, ter uma vida social ativa, fora da vida de empreendedorismo no mundo do k-pop porque acaba misturando o profissional com o pessoal. Mas é gostoso, principalmente no final de semana de evento, porque ao mesmo tempo você tá curtindo o evento”. 

A Minji é só uma das várias lojinhas fanmades produzidas de fã para fã espalhadas pelo Brasil. De uma forma ou de outra, esses fãs viram no k-pop e nos k-dramas uma maneira de tirar o seu sustento daquilo que mais gostam, a cultura asiática. A dica que a May deixa para aqueles que desejam começar a sua lojinha fanmade é bem simples: “Planeje com muita paciência e estruture com amor”. Assim, o seu negócio também terá sucesso e bons consumidores. 

Texto por Ana Carol | Revisão por Fran e Sisi | Equipe de Redação da K4US
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