O mês delas chegou! Idealizado por ativistas brasileiras, todo ano no dia 29 de agosto é comemorado o “Dia da Visibilidade Lésbica”, assim como nacionalmente se considera agosto como “Mês da Visibilidade Lésbica”, com o objetivo de combater o preconceito contra lésbicas e o machismo ainda muito presente em cima de relacionamentos entre mulheres.
A data foi escolhida devido ao 1° Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) que aconteceu no dia 29/08 em 1996 que tinha a intenção de discutir e intervir nas políticas públicas e evidenciar a comunidade lésbica no Brasil.
E para comemorar esse mês tão especial, não podia deixar de trazer 5 obras com personagens lésbicas que você precisa conhecer!
Michiru Kaioh de Sailor Moon
Sailor Moon conta a história de Usagi Tsukino, uma garota comum e ingênua de, inicialmente, 14 anos que um dia encontra Luna, uma gata falante que revela que na verdade a garota não é lá tão comum quanto pensa. Na verdade, ela é “Sailor Moon” uma guerreira mágica destinada a salvar a Terra das forças do mal!
O grande clássico de Takeuchi Naoko não poderia de jeito nenhum ficar fora dessa lista e com certeza era ele que precisava abri-la.
Em Sailor Moon nós contamos com Michiru Kaioh, nossa querida Sailor do planeta Netuno que é abertamente, tanto no mangá quanto em sua adaptação para anime, uma mulher lésbica em um relacionamento com Tenoh Haruka.
A relação das duas em alguns países, como nos Estados Unidos, foi trocada para como se ambas fossem primas. E aí eu te pergunto: que primas são essas? Não ficou pior não meus caros estadunidenses?
Tirando essa pataquada, Kaioh e Haruka são maravilhosas juntas, com uma química e relacionamento de milhões que faz todo mundo ter inveja até mesmo dentro da história.
Touko Nanami de Bloom Into You
Yuu sempre amou mangás shoujo e esperava o dia em que receberia uma confissão de amor que faria seu coração palpitar cheio de paixão! Porém, quando um colega do ensino médio confessa seus sentimentos… ela não sente nada.
Decepcionada e confusa, nossa fofíssima sonhadora Yuu entra no ensino médio ainda sem saber como responder e reagir ao fato de que não sentiu absolutamente nada quando um garoto se confessou para ela. Mas isso tudo muda de figura quando ela conhece a nossa diva Touko Nanami.
Assim que os caminhos das duas se cruzam, Yuu acha que Nanami é a garota perfeita: notas altas, educada, bonita e uma família rica. E além de todos esses fatores, as duas parecem ter algo em comum: não conseguem se apaixonar por ninguém.
Mas é óbvio que essa fachada cai por terra rapidamente, já que Nanami é sim capaz de se apaixonar e acaba gostando logo de Yuu!
Nanami é uma personagem, inclusive, muito bem construída e cheia de questões que está em busca de saber quem é. Depois da morte de sua irmã mais velha, que era um exemplo dentro de sua vida, resolveu que iria se tornar a sua própria irmã que é, aos seus olhos, perfeita.
Nessa decisão, Nanami ficou tão focada em encenar essa nova personalidade que no processo ela se esquece como de fato era. E quando conhece Yuu, uma garota gentil e que gosta dela somente por ela ser quem é, aquilo traz a Nanami o sentimento de salvar sua antiga eu.
“Bloom Into You” é um romance extremamente sensível que irá abordar a importância do amor próprio, as dificuldades do primeiro amor, a aceitação de si mesmo e em como devemos estimar aqueles que se preocupam e gostam de nós por quem somos de verdade.
Tenjou Utena de Revolutionary Girl Utena
Após a morte de seus pais, Utena recebe um anel de sinete gravado em rosa por um príncipe viajante. O príncipe em questão prometeu a Utena que eles um dia se encontrariam novamente; inspirada por seu comportamento nobre, Utena decide que um dia ela se tornará um príncipe.
Que mané esperar ser resgatada por um príncipe? Eu serei o príncipe!
A sinopse pode até soar meio confusa e rasa, mas a premissa é excelente sim e nós vamos ter que concordar com isso, não?
Seguindo os passos do tal príncipe que a salva quando criança, Utena acaba chegando na grandiosa Ohtori Academy, onde seu Conselho Estudantil participa constantemente de duelos de espadas para ganhar a mão da Noiva Rosa: Anthy Himemiya.
As lutas pela mão de Anthy não são em vão, dizem que quem possuir a garota como sua esposa terá o poder de revolucionar — ou destruir — o mundo. Porém Utena não vai deixar isso para lá, afinal Anthy é uma pessoa que não merece se casar com qualquer um! Ainda mais com alguém ganancioso que almeja apenas o poder.
Devido a isso, Utena resolve lutar nos duelos para proteger Anthy. Mas as coisas entre as duas ficam mais intensas com o passar dos acontecimentos, e acho que talvez quem vá ficar com a mão de Anthy seja a Utena.
Yoon Sol de Nevertheless
Duas pessoas que se sentem atraídas, mas são céticas em relação ao amor devido a seus relacionamentos anteriores. Ambos precisam ceder para fazer o amor florescer, mas falar é mais fácil do que fazer.
Polêmico e odiado, mas famoso e muito falado, nós temos Nevertheless. Porém, eu agora não quero falar daqueles protagonistas xexelentos… quero falar dela!
Sim, ela mesma. A que não tem tempo de tela e linhas suficientes mas tem o povo. Pois ela salva muito esse drama. Pode entrar Yoon Sol!
Yoon Sol é completamente apaixonada por sua amiga Seo Jiwan que vive indo em encontros às cegas e se envolvendo com garotos que não a valorizam como deveriam.
Já faz anos que Sol gosta de Jiwan, mas com medo de perder sua amizade e também assumir que a garota não a vê com outros olhos, não tenta nada além do que acha merecer naquela relação.
Já Jiwan começa a perceber que tem sentimentos românticos por Sol, e talvez por isso que não tenha dado certo por tanto tempo com ninguém mais. As duas entram, então, em algumas confusões e mal-entendidos ao mesmo tempo que descobrem suas verdadeiras intenções e exploram seus sentimentos.
O erro de Nevertheless é ter feito essas duas personagens secundárias e dar foco para o casal hetero que é insuportável. Justiça pelas queens!
Annabel Lee de Nevermore
Não há nada definitivo sobre a vida após a morte, exceto a inscrição involuntária na misteriosa Nevermore Academy. Agora Lenore e Annabel Lee devem começar seu currículo para recuperar as memórias de sua trágica morte.
Entre o comportamento macabro do reitor e os perigos reveladores dos exames finais, as duas garotas devem aprender a confiar uma na outra e em suas formas fantasmas recém adquiridas, ou Espectros, não apenas para se formar na academia, mas para ganhar uma segunda chance na vida.
A maior fã de Nevermore sou eu e sempre irei panfletar este romance sáfico maravilhoso!
Lenore e Annabel são duas garotas que têm suas vidas totalmente entrelaçadas, mas após a morte e ainda sem memórias elas não sabem disso. Tendo que persistir em meio às adversidades para suas almas não serem destruídas e deixarem de existir, as duas são jogadas na Academia de Nevermore junto de outras almas para lutarem pela sua segunda chance de vida.
Logo que se encontram elas sabem que são almas gêmeas, mas como viver um romance onde qualquer erro pode ser fatal?
Inspirada no poema “Annabel Lee” de Edgar Allan Poe, Annabel é uma personagem abertamente lésbica com uma personalidade forte que assim como em seu poema: nem mesmo a morte fará seu amor por Lenore morrer.