O Ano Novo Lunar, celebrado em países e comunidades que seguem o calendário lunissolar, é uma celebração que dura 15 dias e é encerrada com um cenário de tirar o fôlego: um mar de lanternas que cobrem as ruas e decoram as casas, enquanto um aroma doce de bolinho de arroz paira no ar. Esse é o famoso Festival das Lanternas (元宵), uma das festas mais encantadoras da cultura asiática.
Quando surgiu?
Segundo algumas lendas da mitologia chinesa, uma das origens conta que, muito tempo atrás, um cisne celestial, ao descer ao mundo mortal, foi abatido por um caçador. Em busca de vingança, o Imperador de Jade, o deus mais poderoso do céu, planejou enviar tropas de soldados celestiais e generais à Terra no 15º dia do primeiro mês lunar, com ordem para matar todos os humanos e animais. Ao que conta a história, os outros seres celestiais discordaram do plano e avisaram os aldeões, que, no dia da invasão, penduraram lanternas vermelhas ao lado de fora de suas portas e soltaram fogos de artifício, dando a impressão que as casas estavam pegando fogo, conseguindo enganar o Imperador e escapar da morte.
![Pintura retratando uma das comemorações do Festival das Lanternas em Nanjing, uma cidade chinesa.](https://k4us.com.br/wp-content/uploads/2025/02/thumb__3200_0_0_0_auto-1180x618.jpg)
Seguindo a data do mito, o festival acontece no 15º dia do primeiro mês lunar, onde a primeira lua cheia ilumina o céu. No caso de 2025, essa data cai no dia 12 de fevereiro. Ainda que mitos ajudem a trazer uma magia para o evento, é inegável que ele está ligado ao uso do fogo pela humanidade para celebrar festivais e evitar desastres, de forma, como o festival envolve fazer oferendas e é celebrado à noite, o fogo acaba assumindo um papel muito importante.
O Festival das Lanternas tem um espaço especial nas celebrações, pois simboliza o reencontro da família, assim como marca o retorno da primavera. Para muitos, esse é o momento de fazer diversas atividades regionais junto às pessoas amadas, como: soltar fogos de artifícios, fazer as danças do dragão e do leão, comer comidas tradicionais e apreciar a lua brilhante no céu.
De danças aos enigmas: uma noite cheia de tradições
Entre as principais festividades da noite, uma delas é a dança, feita com fantoches gigantes e carros alegóricos. Entre elas, os dragões e leões assumem um espaço especial. Os dragões, coordenados por dançarinos, se movimentam de acordo com o tambor, demonstrando o significado dessa figura para os chineses: poder e dignidade. A dança do leão é diferente se estamos falando da parte norte ou sul do país. No caso do norte, assume uma característica mais acrobática e o leão é representado por cores vibrantes, como o vermelho e o laranja. No sul, ele normalmente pode assumir várias cores, além de possuir um chifre único na cabeça, buscando afastar más energias e trazer sorte e felicidade para o povo.
![A dança do leão, uma das performances do festival (tanto o das Lanternas, quanto do início do Ano Novo Lunar).](https://k4us.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Lion-Dance-1180x803.webp)
A comida também ocupa um espaço especial nesse dia. O yuanxiao (元宵) – ou tangyuan (汤圆), no sul da China – é um bolinho de arroz glutinoso, recheado com ingredientes doces, como pasta de gergelim e pasta de feijão vermelho, ou salgados, como carne de porco e vegetais. O bolinho tradicional tem formato arredondado, que simboliza a união e felicidade familiar, normalmente preparado entre um grupo de amigos ou familiares.
Outra atividade tradicional é resolver os enigmas escritos nas lanternas, conhecida como cai deng mi (猜灯谜). Eles são curtos, sábios e até engraçados em alguns casos, normalmente envolvendo poesias, literaturas, charadas e trocadilhos chineses. Se resolver enigmas é uma diversão sua, que tal adivinhar a resposta desse aqui?
O que pertence a você, mas os outros o usam mais do que você?
As brilhantes lanternas que iluminam o festival
Ah, por falar em lanternas, sabia que elas são as personagens principais do evento? A principal tradição é pendurá-las e admirar suas diversas formas e tamanhos, que são exibidas em árvores ou ao longo das margens de rios.
Assim como outros elementos da cultura chinesa, a lanterna possui um significado especial. No dialeto de Taiwan, lanterna é pronunciado como deng (灯), que pode significar “um bebê recém-nascido”. Para os chineses, então, as lanternas iluminam seus futuros, enquanto o passado é deixado para trás.
É comum usá-las como decoração nessa época do ano, tanto nas casas quanto nas ruas, assumindo a forma de animais do zodíaco chinês – como o dragão e a cobra – caracteres ou até mesmo adornada com outros elementos culturais do país, como a flor de lótus. Muitas também têm mensagens de prosperidade e boa sorte para o novo ano que se inicia, assim como os pequenos enigmas – o atrativo principal para as crianças!
![Lanterna, em um festival de Nova York, em formato de cobra, signo que rege o ano de 2025.](https://k4us.com.br/wp-content/uploads/2025/02/146_08_SnakeTunnel-scaled.jpg-1-1180x787.webp)
O Dia dos Namorados chinês
Por fim, uma última curiosidade sobre o festival é que ele pode ser considerado como o “Dia dos Namorados chinês”! Na China Antiga, as mulheres mal podiam sair de casa, mas o festival era uma exceção, onde as famílias permitiam que os jovens solteiros se encontrassem com seus amados.
Muitas obras clássicas da literatura chinesa descreviam a atmosfera romântica e as promessas feitas à luz do luar, como “A Noite do Festival das Lanternas”, do poeta Xin Qiji (辛弃疾).
Milhares de lanternas enfeitavam as árvores;
Fogos de artifício espalhados no céu.
Como flores trazidas pelo vento leste,
E chuvas de estrelas sopraram do alto.
Belos cavalos e carruagens esculpidas espalham fragrância pelo caminho.
A música ressoa da flauta de bambu;
A lua se volta lentamente para o oeste;
As lanternas de carpas e dragões dançam a noite toda.
Em um vestido de fios de ouro, com ornamentos de mariposa ou salgueiro;
Ela sorri e passa, deixando um leve aroma.
Eu a procurei centenas de milhares de vezes na multidão, mas em vão;
Quando de repente me virei;
Lá estava ela;
Onde a luz da lanterna é fraca.
Um evento espalhado pelo mundo
Mesmo que seja uma tradição chinesa, o Festival das Lanternas é celebrado em diversos países asiáticos, como Coreia do Sul, Japão e Singapura, e em bairros chineses, como os de Nova York e Londres. Cada país adiciona elementos especiais de sua cultura, desde comidas até performances, mas o brilho das lanternas, o sentimento de renovação para o futuro que está se iniciando e união entre familiares continuam sendo a essência da festividade.