O EXO é um dos grupos mais conhecidos da indústria pelos seus vocais incríveis e coreografias que marcaram a terceira geração, como o hit “Love Shot” lançado em 2018. Além disso, eles ainda são conhecidos por terem passado conceitos diversos nos últimos 11 anos, transitando muito bem por diversos gêneros. Fato que pode ser visto no último comeback lançado no dia 10 de julho, que conta com os singles Hear Me Out e Cream Soda, ambos presentes em seu 7º full album, EXIST.
Por isso, separamos alguns trabalhos solos de cada membro que podem te ajudar a entender como cada integrante traz suas próprias cores para o Boy-group. E caso se interesse por algum tipo específico de música, também separamos algumas faixas do EXO que talvez vai te agradar e te ajudar no caminho para se tornar EXO-L.
Su Ho, Xiumin, LAY, Baek Hyun, Chen, Chan Yeol, D.O, Kai e Se Hun debutaram em 2012 pelo selo da SM Entertainment com o lançamento de duas faixas, “History” e “MAMA”, com um conceito mais sombrio. Neste período, o grupo possuía 12 integrantes e era subdividido em units, o EXO-K, unit coreana, e o EXO-M, unit chinesa. É interessante ver os vídeos, pois a intenção era seguir com o conceito que eles fossem alienígenas do planeta EXO e que cada integrante tivesse super poderes. Por favor SM, explore melhor esse conceito, nunca te pedi nada!
SU HO
Também conhecido como Kim Jun Myeon, Su Ho é líder do EXO e fez seu debut solo em 2020 com o mini álbum “Self- Portrait” com a faixa título “Let’s love”. A title tem grande importância, pois além do sentido romântico que a letra pode ser interpretada, também pode entender que faz referência a “We are one, EXO Let’s love!”, uma das frases que ele mais fala para os fãs do grupo. Recentemente, a faixa voltou a ser comentada, pois foi cantada no casamento dos youtubers sul- coreanos Enjoy Couple, já que a noiva é EXO-L assumida. Esse é o sonho de qualquer fã de K-POP, não?
Além do “Self-Portrait”, Su Ho também lançou o mini álbum “Grey Suit”, com a faixa título homônima. Com seus lançamentos, pode-se ver um estilo muito presente em sua discografia. Suas músicas possuem uma vertente indie, com elementos de ballads coreanas, Jazz, acústico e rock melódico, que agradaria fãs de The Rose e DAY6, por exemplo.
Algumas músicas do EXO que seguem essa vertente são: “Sing For You” (2015), “MY ANSWER” (2015), “For Life” (2016) e “Universe” (2017).
XIUMIN
Assim como toda a maioria dos integrantes dos EXO é conhecido por já ter participado da OST de diversos K-dramas, com XIUMIN (ou Kim Min Seok) não é diferente. No entanto, o seu debut solo só aconteceu em 2022 com o mini álbum “Brand New”, com a faixa de mesmo nome. A música possui uma essência de hip-hop dos anos 90 muito divertida, que lembra as boybands da época como Backstreet Boys e New Kids on The Block. Uma curiosidade é que a faixa teve a ajuda de Domdada, o produtor do hit “Streets” da cantora estadunidense Doja Cat durante sua produção.
O mini álbum contou ainda com a música “How We Do”, a segunda parceria entre Xiumin e Mark, membro do NCT, que haviam colaborado em 2017 no quadro SM Station com Young & Free.
Min Seok assim como os integrantes BAEK HYUN e CHEN fazem parte da unit EXO-CBX que possuem os hits “Blooming Day” e “Hey Mama!”.
Assim como “Brand New”, o grupo se inspirou muito em boy bands dos anos 90 para fazer musicas como “CALL ME BABY” (2015), “LOVE ME RIGHT” (2015), “Heaven” (2016) e “Chill” (2017).
LAY
Mesmo que LAY, ou Zhang Yixing, não participe das promoções do grupo há muitos anos, não tem como excluir suas influências no EXO. Sua marca registrada são danças elaboradas e muitos elementos de Hip Hop e batidas orientais incorporadas. Desde “What U Need?”, seu primeiro lançamento chinês solo em 2016, LAY é conhecido pela sua maneira de incorporar sensualidade e elegância nas coreografias, algo que foi muito importante quando participou da homenagem a Michael Jackson realizada por ele, o NCT 127 e o cantor estadunidense Jason Derulo na canção “Let’s Shut Up & Dance” em 2019.
Algumas músicas do EXO com instrumentais potentes assim como “Lit” (2020) tem-se: “EL DORADO” (2015), “Monster” (2016), “Ko Ko Bop” (2017) e “Obsession” (2019).
BAEK HYUN
Conhecido por iniciar as músicas do grupo, BAEK HYUN é o integrante com mais produtos solos. Desde seu debut com “UN Village”, presente no mini álbum “City Lights” de 2019, ele segue uma vertente muito voltada para o R&B. Tanto seus lançamentos coreanos quanto os japoneses, possuem letras que falam de amor, paixão e decepções. Suas músicas são sensuais e possuem vocais potentes, aos moldes de grandes músicas do R&B estadunidense como “The Lady in My Life” (1982) de Michael Jackson e “Versace On the Floor” de Bruno Mars (2016)
Em 2016, BAEK HYUN lançou com a cantora e atriz Bae Suzy, a faixa “Dream” que possui grandes influências de Jazz e Soul. A canção recebeu o prêmio de melhor colaboração no MAMA ( Mnet Asian Music Award) do mesmo ano.
Algumas músicas do EXO com influência R&B: “Baby, Don’t Cry” (2013), “PLAYBOY” (2015), “She’s Dreaming” (2016), “Sweet Lies” (2017) e “Another Day” (2023).
CHEN
Kim Jong Dae ou Chen é uma das vozes mais conhecidas das OSTs, entre elas a parceria com a cantora Punch em “Everytime”, trilha sonora do k-drama “Descendents Of The Sun” (2016). Seu debut solo veio oficialmente com “Beautiful goodbye” em 2019, presente no mini álbum “April, and a flower”. Suas músicas são majoritariamente Ballads coreanas, com muito piano e melodias melancólicas, o que é perfeito para mostrar todo seu vocal poderoso. Ele continua lançando projetos no gênero como o seu terceiro mini álbum “Last Scene” (2022) e o projeto SM Station “Bloom” (2023), com a cantora Yang Hee Eun, um dos grandes expoentes nacionais desse tipo musical.
Músicas do boygroup parecidas com essas são: “What Is Love” (2012), “Miracles in December” (2013), “Been Through” (2017) e “Smile On My face” (2018).
CHAN YEOL
Chan Yeol se envolveu em grandes projetos musicais fora do EXO como a OST de “Goblin”, k-drama de grande sucesso lançado em2017 e a trilha sonora do filme sul-coreano “The Box- No ritmo do coração”. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi a participação com um rap autoral na música “Freal Luv” (2016) com grandes nomes do pop e eletrônico estadunidense como o quarteto Far East Movement, o DJ Marshmello e a cantora Tinashe.
O rapper e cantor também é conhecido por participar da unit EXO-SC (apelidado carinhosamente pelos fãs brasileiros de EXO Santa Catarina) junto com o integrante Sehun. O som deles é numa pegada mais nostálgica, quem gosta de músicas como “Any Song” do ZICO provavelmente vai gostar da discografia da unit.
Algumas músicas que parecem os trabalhos da unit são: “XOXO” (2013), “Tempo” (2018), “With You” (2018) e “Ya Ya Ya” (2019).
D.O
Em seu 1º mini álbum “Empathy” (2021), D.O (DO Kyung Soo) segue uma vertente mais acústica e suave, como no single “Rose” que é uma música perfeita para ouvir durante o verão ou a primavera. Mesmo com diversas participações em OSTs, e o single especial para o SM STATION, “That’s okay” (2019), foi no seu primeiro trabalho solo que ele explorou um lado que sempre mostrou em apresentações do EXO: o de se adaptar cantando em diversas línguas.
Em“Empathy”, D.O presenteia os fãs com uma versão em inglês de “Rose” e uma versão em espanhol da quarta faixa do EP, “It’s Love”, que foi chamada de “Si Fueras Mia”.
Não foi a primeira vez que ele cantou algo em espanhol já que em 2014, no Music Bank realizado no México, cantou juntamente de Su Ho, Baek Hyun e Chan Yeol uma versão da música “Sabor a Mi” de Luís Miguel.
Entre algumas músicas do grupo que seguem esse lado mais acústico temos: “My Lady” (2013), “BEAUTIFUL” (2015), “Girl x Friend” (2015) e “Wait” (2018).
KAI
KAI é um dos dançarinos mais famosos no KPOP, e seu estilo de dança reflete tanto nos trabalhos do grupo quanto em seus 3 mini álbuns solos lançados até então. Kim Jongin desde de seu debut como solista tem recebido influências diversas, como o R&B nos singles “Mmmh” (2020) e “Peaches” (2021), esse último que também possui grande inspiração no trap e na música tradicional sul-coreana.
Em 2023, KAI hitou ao apresentar o single “Rover”, regravação da música Mr Rover (2022) da cantora búlgara Dara, que possui grande motivação pela onda de música latina que cresce no mundo com cantores como Bad Bunny e Shakira, por exemplo.
Uma curiosidade é que ele juntamente com Baek Hyun participam do super boy group da SM, SuperM, considerado os “Avengers” do KPOP. O subgrupo conta ainda com Taemin (SHINee), Ten (WayV), Mark e Taeyong do NCT e Lucas.
Músicas do EXO como “Moonlight” (2014), “Lucky One” (2016), “Artificial love” (2016) e “The Eve” (2017) possuem grande inspiração no Deep House e no R&B, presentes também na discografia de KAI.
SE HUN
Infelizmente, Se Hun ainda não possui um álbum solo para possamos recomendar, mas vale a pena ouvir “On Me”, seu solo presente no álbum “1 Billion Views” (2020) do EXO-SC que mostra um lado voltado para Hip-Hop e eletrônico que pode ser percebido em músicas do EXO como “Overdose” (2014), “Lotto” (2016), “Forever” (2017) e “Jekyll” (2019).
É esperado que ele lance seu mini álbum solo até o final do ano, visto que deverá cumprir o alistamento militar obrigatório ainda em 2023.
São 11 anos de carreira que podem intimidar quando conhecemos a primeira vista, mas podemos ver como o EXO juntou todos seus melhores atributos para produzir suas músicas. Temos que esperar ainda mais trabalhos do grupo, afinal o lema deles é “We Are One”. Lembrando que o álbum EXIST foi lançado dia 10 de julho e mostra em 9 faixas um pouco de cada atributo dos integrantes.
Segue abaixo uma playlist com todas as músicas do EXO que foram citadas:
Texto por Laura Araujo | Revisão por Ana Carol | Equipe de Redação da K4US | www.k4us.com.br |