“Nosso sonho é que a indústria evolua para um espaço onde todos se sintam representados e valorizados”, afirmou Ji Seok, do Big Ocean, em entrevista exclusiva para a K4US. Com um sonho tão potente como esse, o grupo tem tudo para ser o novo farol da geração, guiando a música para a diversidade. 

Formado por Lee Chan Yeon (main rapper), Park Hyun Jin (main vocal) e Kim Ji Seok (main dancer), o trio estreou em 20 de abril, o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência na Coreia do Sul. Desde então, já são três singles, incluindo “Slow”, uma faixa com Young K, do DAY6.

Os três integrantes sentem a responsabilidade e impacto que a existência deles gera no k-pop e na música global. Afinal, antes de estrearem como artistas, são seres humanos com individualidades que não são limitantes, como o grupo faz questão de ressaltar durante a entrevista, mas sim forças únicas. 

Confira a entrevista completa:

1 – Parabéns pelo debut de vocês! “GLOW” é revigorante e carrega uma mensagem linda de esperança. Tiveram alguma dificuldade ou situação curiosa no processo de trabalho e lançamento do remake de “HOPE” do H.O.T?

Hyunjin: Muito obrigado! Trabalhar em “GLOW”, nossa versão do clássico “HOPE” do H.O.T, foi uma honra e também um desafio. Capturar a essência de uma música tão icônica e ao mesmo tempo adicionar nosso próprio toque foi algo que levamos muito a sério. Houve momentos que tivemos que considerar como manter a mensagem original fiel e, ao mesmo tempo, infundi-la com nosso estilo único. No entanto, superar esses desafios tornou o resultado final ainda mais significativo para nós. Esperamos que os ouvintes possam sentir o amor e a dedicação que colocamos em “GLOW”.

2 – O debut oficial do Big Ocean ocorreu no dia 20 de abril, que corresponde ao Dia Nacional das Pessoas com Deficiência na Coreia do Sul. Quando debutaram, esperavam todo esse apoio e repercussão internacional ao grupo?

Chanyeon: O momento do nosso debut em um dia tão significativo foi planejado com muito cuidado e tem um significado profundo para nós. Queríamos transmitir uma mensagem forte de inclusão e representação. Porém, o apoio esmagador que recebemos, tanto local quanto internacionalmente, foi além das nossas expectativas. Somos imensamente gratos pela forma com que as pessoas abraçaram nossa missão e música. Isso nos motiva a continuar trabalhando duro para nos conectarmos com ainda mais pessoas ao redor do mundo.

Big Ocean - Foto: Cortesia/PARASTAR Entertainment
Big Ocean – Foto: Cortesia/PARASTAR Entertainment

3 – Ainda sobre “BLOW”, a música é simplesmente viciante! E vocês estão gravando challanges com diversos artistas. Queremos saber qual a parte mais divertida e menos divertida desde o processo de criação da nova faixa até as promoções?

Hyunjin: Obrigado! Gravar “BLOW” foi uma experiência muito divertida, especialmente colaborar com outros artistas para os challenges. A parte mais divertida foi definitivamente ver como diferentes artistas trazem seu estilo único para nossa música, adicionando uma perspectiva nova à coreografia e à performance. A parte menos divertida, se tivermos que escolher, poderia ser o período de espera entre a gravação e o lançamento – é difícil manter a empolgação sob controle!

4 – Como vocês se sentem fazendo parte de um grupo tão importante para a indústria e pessoas com algum tipo de deficiência? Sempre destacando que a deficiência não é uma imperfeição, mas sim uma característica forte.

Chanyeon: Fazer parte do Big Ocean é uma honra e uma responsabilidade. Embora nosso papel principal seja o de artistas, nós acreditamos que com essa plataforma vem também com a responsabilidade adicional de promover a inclusão e a diversidade. Nosso objetivo é mostrar que diferentes habilidades não são limitações, mas sim forças únicas que podem inspirar e elevar os outros. Através da nossa música e ações, estamos comprometidos a romper estereótipos e demonstrar que todos, independentemente de suas habilidades, têm potencial de alcançar coisas extraordinárias. É incrivelmente gratificante saber que nossos esforços podem ter um impacto significante na vida das pessoas.

5 – Infelizmente, o k-pop acaba sendo excludente com quem não encaixa nos padrões estabelecidos pela cultura sul-coreana. O Big O!cean é pioneiro abraçando a inclusão e acessibilidade com a proposta de cantar utilizando a Língua de Sinais Coreana (KSL), a Língua de Sinais Americana (ASL) e a Língua Internacional de Sinais (IS). Acreditam que a indústria pode mudar a partir de vocês?

Jiseok: Nós rezamos para que nossos esforços possam servir como um catalisador para a mudança na indústria. O k-pop tem um alcance global incrível e nós acreditamos que é hora dessa influência se estender para abraçar uma maior inclusão e diversidade. Ao integrar a Língua de Sinais Coreana (KSL), Língua de Sinais Americana (ASL) e a Língua Internacional de Sinais (IS) em nossas performances, esperamos abrir caminhos para que outros sigam. Nosso sonho é que a indústria evolua para um espaço onde todos se sintam representados e valorizados. Acreditamos que à medida que mais artistas adotem essas práticas, o k-pop pode se tornar um farol de inclusão, acolhendo todas as vozes e histórias.

6 – Vocês já expressaram o desejo de realizar fan meetings e shows com os fãs e poder se comunicar na língua de sinais. Podemos esperar alguma turnê em breve?

Chanyeon: Ficamos muito felizes em encontrar alguns de nossos Pados pessoalmente no nosso fanmeeting recente – foi uma experiência verdadeiramente inesquecível que iremos guardar para sempre. Quanto às futuras turnês, embora ainda não tenhamos datas específicas para compartilhar, estamos trabalhando duro para que isso aconteça. Então, por favor, fiquem ligados – muitas coisas empolgantes estão por vir!

Big Ocean
Big Ocean – Foto: Cortesia/PARASTAR Entertainment

7 – O Brasil é conhecido por seu carinho e dedicação aos artistas e vocês conquistaram fãs por aqui! Tem alguma mensagem que gostariam de deixar para as pessoas que acompanham vocês do outro lado do globo?

Big Ocean: A todos os nossos Pados brasileiros, queremos expressar nossa mais profunda gratidão do fundo dos nossos corações. Seu amor e apoio significam tudo para nós, e estamos verdadeiramente tocados por cada um de vocês. Sonhamos com o dia em que poderemos visitar o Brasil e compartilhar nossa música com vocês pessoalmente. Até lá, por favor, continuem nos apoiando e saibam que vocês estão sempre nos nossos corações e pensamentos!

8 – Agora, por favor, deixem uma mensagem especificamente para a população surda que, ao mesmo tempo, tem o k-pop como seu gênero musical favorito.

Hyunjin: Aos nossos Pados que enfrentam desafios auditivos, por favor saibam que seu amor pelo k-pop é profundamente valorizado e nunca passa despercebido. Estamos comprometidos em garantir que nossa música e performances se conectem com vocês através da língua de sinais e outras formas inclusivas. Vocês são uma parte essencial da nossa comunidade e estamos profundamente agradecidos por tê-los conosco nessa jornada.

Queridões demais, né? Você pode acompanhar um pouco mais dos meninos nas redes sociais!

Instagram: @big_ocean.official
TikTok: @big_ocean.official
Facebook: official.bigocean
X (Twitter): @Big_O_cean