O TikTok dita qual vai ser o próximo hit no mercado norte-americano desde o ano passado, justamente o momento em que o aplicativo de vídeos começou a bombar no mundo todo. Alguns grupos de k-pop passaram a usar a plataforma para se promover ativamente, lançando challenges e fazendo vídeos engraçados, mas poucos conseguiram um viral tão orgânico como “Anti-Romantic”, do Tomorrow X Together (TXT), que claramente poderia ter se tornado um single durante as eras “Freeze” e “Fight Or Escape”.

Tudo começou por meme, com uma dancinha que os fãs amaram e todo mundo resolveu fazer. Enquanto o grupo se empenhava para o challenge de “Magic”, single inteiramente em inglês pensado para os EUA, o áudio de “Anti-Romantic” crescia na plataforma, ultrapassando hoje a casa dos 327 mil vídeos. É um número pequeno se comparado a outros virais, mas consideravelmente grande para um ato de k-pop.

@irenedoll

anti-romantic supremacy #drinkingwithsoobin #txt @txt.bighitent dc: @yutasbestie

♬ Anti-Romantic – 투모로우바이투게더 (TOMORROW X TOGETHER)

O TXT, na verdade, não precisava que a canção se tornasse single, principalmente pela excelente escolha de tittles, mas foi uma oportunidade que poderia ser explorada mais para frente, porque a música só cresce na plataforma de vídeos. Em um mundo ideal, “Anti-Romantic” poderia encerrar a era “The Chaos Chapter: Fight or Escape”, mas é provável que isso nunca aconteça.

Outro ponto que chama atenção para “Anti-Romantic” é a contagem de streamings no Spotify, com mais de 50 milhões de plays – e é também a quarta música do grupo mais procurada no Shazam, na frente de todas as outras músicas do “Freeze”. No Spotify, a canção só perde para “0X1 (LOVESONG) I Know I Love U”, que conta com mais de 61 milhões.

“Magic”, que se tornou single, tem “apenas” (ênfase nas aspas) mais de 20 milhões. Apesar de números inferiores nos streamings – ao menos no Spotify, “Magic” rendeu frutos para o TXT. Nos Estados Unidos, a música está indo relativamente bem para um ato de k-pop. Nas rádios, a canção chegou a ocupar o 37° lugar na categoria pop (via TXT Charts).

Pensando de forma mais mercadológica, tanto Big Hit Music quanto o próprio grupo, saem ganhando com ou sem “Anti-Romantic” virando single. Na verdade, é até mais benéfico manter o cenário atual porque, desse modo, não se arriscam na possibilidade de saírem no “prejuízo”. Transformar uma música em single envolve muito dinheiro e isso vai desde as promoções como também a gravação de um videoclipe.

No cenário atual, a música ganha novos streamings em aplicativos como Spotify e Apple Music, além de popularizar ainda mais o TXT no TikTok. Na plataforma, aliás, são mais de 11,5 milhões de seguidores (esta é a rede social mais seguida do grupo) e seus vídeos também atingem facilmente esse número, mas isso é assunto para outro dia.

Enfim, um videoclipe para “Anti-Romantic” não deve vir tão cedo, mesmo que seria muito bacana ver a Big Hit Music agarrando essa oportunidade. Espero que os meninos ao menos gravem um vídeo com a dancinha que ajudou a viralizar a música. Poxa, TXT, tem gente chorando aqui. Grava, por favor.