Com apenas seis episódios, D.P Dog Day é o mais novo K-Drama original Netflix lançado no dia 27 de agosto. Estrelado por Jung Hae In, a trama é baseada na Webtoon de mesmo nome do autor Kim Bo Tong, que retrata a vida dos soldados sul coreanos em seu período de alistamento obrigatório.
D.P Dog Day
Título original: 디피
Ano de lançamento: 2021
Gênero: Ação, militar, comédia, drama
Temporada(s): 1
Episódio(s): 6
Duração: 50 min
Direção: Han Jun Hee
Roteirista(s): Kim Bo Tong, Han Jun Hee
Estúdio: Netflix
Elenco: Jung Hae In, Gu Gyo Hwan, Kim Sung Kyun, Son Seok Koo, Hong Kyung, Jo Hyun Chul, Shin Seung Ho
Plataformas atendidas: Netflix
Sinopse: Um soldado tem a difícil missão de capturar desertores do exército, revelando a dolorosa realidade dos jovens diante do alistamento militar obrigatório.
HISTÓRIA
“Todo homem nascido neste país prestará serviço militar como manda a constituição da República da Coreia e esta lei.”
Artigo 3 da Lei de Serviço Militar
Situado em 2014, D.P Dog Day retrata a história do jovem Ahn Jun-ho (Jung Hae In), que ao cumprir o alistamento obrigatório, é recrutado para realizar o seu dever militar atuando como policial do exército sul coreano. Passando os dias no quartel, Jun-ho tem que lidar com o constante bullying, assédio, agressões físicas e verbais, humilhação e perseguição dos soldados veteranos aos calouros. Entretanto, ele é poupado de conviver nesse ambiente, quando é convocado pelo sargento Park Beom-goo (Kim Sung Kyun) a integrar o esquadrão especial D.P, após demonstrar suas habilidades analíticas para resolver casos.
O esquadrão D.P é uma unidade militar que trabalha na captura de desertores, soldados que fugiram do alistamento obrigatório. Atuando em duplas, Jun-ho sai em sua primeira missão com o soldado Park Sung Woo (Go Kyung Pyo) para capturar um desses foragidos. Porém, nem tudo sai como o esperado e a missão se torna em um grande fracasso levando a prisão de Jun-ho.
Entretanto, ele recebe uma segunda chance para continuar na D.P e ganha um novo parceiro de missão, o cabo Han Ho Yul (Gu Gyu Hwan). É a partir daí, que a trama realmente começa e o seu veterano passa a ser um mentor o ensinando as técnicas para encontrar os soldados. D.P Dog Day consegue de uma forma genial e concisa, humanizar os desertores ao mostrar sem rodeios, os motivos que levaram alguns desses soldados a largarem suas obrigações militares e se tornarem foragidos, com uma pegada divertida, mas também pautada em uma crítica social forte.
PERSONAGENS
Ahn Jun-ho (Jun Hae In)
Han Ho Yul (Gu Gyo Hwan)
Park Beom-goo (Kim Sung Kyun)
Lim Ji sup (Son Seok Koo)
Cho Seok Bong (Jo Hyun Chul)
OPINIÃO
São vários os fatores que fazem D.P Dog Day ser considerado uma excelente obra, ao começar pela sua trama. Normalmente, em alguns dramas de sucesso como Descendants Of The Sun e Pousando no Amor, o exército é retratado de uma forma romântica e divertida para os telespectadores, enfatizando a importância e o orgulho em servir a pátria. Entretanto, com o esquadrão D.P, essa glorificação é quebrada já nos primeiros segundos e o drama retrata de forma nua e crua os abusos cometidos dentro do exército sul coreano.
Com apenas seis episódios, a trama não omite as agressões que acontecem dentro do quartel. Com a hierarquia tendo que ser respeitada à risca, soldados abusam de seu poder para perpetuar agressões físicas, psicológicas e sexuais em troca de favores. A série da Netflix busca mostrar essas agressões, mas consegue ir um pouco mais além.
Tendo como protagonista as histórias dos desertores, o drama humaniza a razão que os levaram a praticar a deserção e causa uma reflexão sobre o motivo que leva muitos homens sul coreanos a se suicidarem. Ademais, o drama também critica a maneira como as autoridades lidam com esses desertores e com as denúncias de assédio dentro do exército, fazendo “vista grossa” e encobrindo a maioria dos casos.
“Nós somos o exército e não podemos chamar atenção.”
Episódio 5
Apesar de ser um assunto muito sério sendo retratado no drama, D.P Dog Day consegue trazer um tom de comédia para os telespectadores. O personagem que fica encarregado por essa função é o cabo Han Ho Yul, interpretado pelo ator Gu Gyu Hwan, que dá um show de atuação em vários momentos. Além disso, para quem está esperando muita ação, essa não é a primeira proposta de D.P Dog Day, a trama tende a ser um pouco lenta no começo, mas faz isso de uma forma tão sútil que não é possível ver o tempo passar. O “grand finale” acontece nos dois últimos episódios, onde a ação fica mais intensa, principalmente nas agressões que são mostradas, podendo causar choque em algumas pessoas que assistem.
Carregado de um grande elenco, a atuação de Jung Hae In chama bastante atenção. Essa não é a primeira vez que o ator interpreta um personagem do exército, no drama “Prison Playbook” Hae In dá vida ao Capitão Yoo que é preso ~pasmem~ após cometer uma suposta agressão no quartel. Entretanto, em D.P Dog Day, interpretando Jun-ho, ele se consagra, mais uma vez, com uma bela atuação sem transparecer nenhuma característica do seu antigo personagem.
Além disso, o roteiro do drama consegue transmitir a mensagem que quer passar sem muitos rodeios. O foco principal ali é a história dos desertores, e isso é contado perfeitamente mas, alguns aspectos da vida pessoal dos personagens é apresentada na trama para apenas ser possível criar um pouco de proximidade com esses protagonistas.
A abertura da série também é um aspecto que precisa ser mencionado. Em um tom de documentário com uma batida de guitarra ao fundo, as cenas que são passadas mostram desde o nascimento até o alistamento de um homem sul coreano, transparecendo uma sensação de melancolia como se a vida dessas pessoas já estivessem destinadas à aquilo. Por fim, a fotografia e trilha sonora são a cereja do bolo que se precisava para D.P Dog Day ser consagrado uma excelente obra.
Com cenas, em sua maioria, escuras, as luzes vermelhas chamam atenção todas as vezes que ocorre alguma cena de tensão ou violência. Apesar de estar esperando uma trilha sonora um pouco mais animada, com batidas de Hip-Hop e afins, as escolhas das músicas não são decepcionantes. Todas trazem um tom de sentimentalismo e ajudam o telespectador a se emocionar com as histórias e acontecimentos ali retratados.
Portanto, D.P Dog Day usa de vários elementos e um elenco extraordinário para contar uma história extremamente necessária sobre os abusos cometidos no exército sul coreano.
D.P Dog Day está disponível dublado na Netflix, assista ao trailer abaixo!
Texto por Ana Carol | Revisão por Annyie | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos
Aproveite e leia também