Sistar19 está de volta e seu tão aguardado retorno surpreendeu os fãs com uma reviravolta inesperada que adotou uma temática cowgirl em seu novo lançamento! O grupo mergulhou de cabeça em uma atmosfera de faroeste, incorporando elementos do estilo Cowboy Core que tem conquistado a cena da moda. Já se perguntou da onde ele vem e por qual motivo tantos grupos estão adotando essa tendência? Vem com a gente descobrir!
Se você curte moda e fica ligado nas tendências e desfiles pelo mundo, já deve ter visto que o estilo cowboy tá de volta com tudo, né? Agora, a moda está voltada ao boho, com roupas e calças com vibe de faroeste. Mas não é só isso: os acessórios nesse mesmo estilo também estão bombando, mostrando como a moda é um vai e vem constante de inspiração e novidades.
A “GenZ”, ou Geração Z, o pessoal que nasceu entre 1995 e 2010, se mostrou muito ligada ao Ocidente, na América. Os entusiastas da cultura pop abraçam esse interesse, com músicas sertanejas em seu auge e marcas famosas apostando pesado no movimento Cowboy Core, ou Western Core. Mas de onde veio tudo isso?
O estilo country tem suas raízes nas vastas paisagens rurais dos Estados Unidos, especialmente no Sul e no Oeste. Originado nos tempos em que a vida rural ditava o modo de vestir, incorporou elementos práticos e funcionais, refletindo as necessidades do trabalho no campo. Botas de cowboy, jeans resistentes, chapéus de abas largas e camisas xadrez tornaram-se características icônicas desse estilo. Além disso, a música country desempenhou um papel fundamental na difusão e popularização do visual, contribuindo para transformá-lo em uma expressão cultural reconhecida em todo o mundo.
A Fashion Week é obviamente um reflexo desta tendência. Da Dior a Alberta Ferretti e Tom Ford, passando por Casablanca e Isabel Marant, é difícil nomear uma casa de moda que não tenha se inspirado na tendência americana. Olivier Rousteing, Diretor Artístico da Balmain, até criou uma coleção cápsula de looks Cowboy para comemorar o lançamento do filme The Harder They Fall na Netflix em 2021.
Tá, mas e o k-pop?
A moda no K-Pop é um dos destaques da atualidade. Seja para unir o conceito ou simplesmente exibir os icônicos visuais dos membros dos grupos, sempre podemos contar com a moda para colocar a cereja no topo de qualquer performance.
Chapéu de cowboy, jaqueta com franjas, jaqueta de couro virada para cima, botas de cowboy em abundância, jeans cru, vestido leve com estampa floral, cinto de couro… A silhueta Cowboy Core é bem fácil de definir. Embora seja um pouco clichê adotá-la como está, toda a modernidade desse estilo está na sutileza da combinação das peças.
Vem com a gente ver alguns queridos que exploraram essa estética!
LIKE A STICKAAA
O grupo NCT 127 entregou tudo em 2021 ao adotar a estética Cowboy Core nos seus visuais e cenas. Os divos trouxeram todo um clima faroeste para o MV, usando cinturões (conhecidos na moda como “cintos western”), chapéus de cowboy, muuuitas roupas em couro e franjas que deram aquele toque clássico à composição.
Os acessórios prateados modernizaram o styling, fazendo tudo parecer ainda mais fora da caixa. Nesse MV presenciamos o encontro do velho oeste com uma atmosfera futurista e o grupo fez isso de um jeito que só eles sabem!
C’MON EVERYBODY!
Talvez o mais aguardado dessa lista: Ateez, com “Bouncy”, mega hit que conquistou nossos corações!
Os K-Hot Chilli Peppers deram o nome nos figurinos: elementos como os clássicos chapéus – estilizados com cinturões, jaquetas de couro, franjas, tons terrosos, luvas, bordados, bandanas e calças de modelagem flare formaram um espetáculo visual que contribuiu para enriquecer ainda mais a narrativa do MV. É como se tivessem saído direto de um filme do faroeste em que nos sentimos parte de uma gangue junto deles!
UNFORGIVEN I’M A VILLAIN
Na moda feminina não é diferente: LE SSERAFIM, com “Unforgiven”, trouxe uma nova perspectiva do Cowboy Core para o K-Pop, incorporando até mesmo melodias clássicas do ritmo country em suas composições.
Nos figurinos observamos novamente o carro chefe dessa tendência: o chapéu e as franjas em tons terrosos. Houve também a inserção de elementos mais românticos – como vestidos de babados – para contrastar com toda essa composição mais rústica. Há também grandes toques de modernidade no styling, com calças bem largas com rasgos e croppeds que se associam ao estilo grunge.
NONSTOP
Oh My Girl governou o verão com “Nonstop”. É um conceito de faroeste com cenários com tema de jogo de tabuleiro. O traje de cowgirl das integrantes é tão fofo quanto poderíamos imaginar e uma música house tropical com tema de Velho Oeste foi a combinação que não sabíamos que precisávamos! A elegância dos crop tops combinados aos chapéus e jeans tornam tudo ainda mais harmônico e incrível.
BLUE HOUR!
Finalizando nossa pequena lista temos TXT com “Blue Hour”. Com uma atmosfera e melodia mais alegres e contagiantes, as cenas do MV em que os integrantes usam trajes Boho viralizou nas redes e também renderam vários memes.
Deixamos aqui um exercício de moda para você: baseado em nossas análises anteriores, quais elementos do Cowboy Core são usados pelo TXT em Blue Hour?