Já imaginou crescer sem magia em um reino onde a magia é tudo? No anime Black Clover, baseado no mangá de mesmo nome e criado Yuki Tabata, Asta irá passar por esse desafio ao lado de seu melhor amigo, Yuno. Os dois embarcam em uma jornada para ver quem irá se tornar o próximo Rei Mago, e em paralelo a isso, a obra retrata temas importantes como luta de classes e disputa de poder. Ficou curioso? Acompanhe a resenha a seguir!
ENREDO
Asta e Yuno são órfãos que foram criados juntos em uma igreja localizada no interior do Reino Clover. Neste reino, todos possuem magia com capacidade de manipular elementos da natureza, tele transporte, magia corpórea e objetos. À essa magia sobrenatural é dado o nome de “mana”, quando essa habita um ser vivo. No entanto, Asta nasceu sem mana, enquanto que Yuno nasceu com grande poder mágico. Quando crianças, os dois fizeram um juramento: eles competiriam para ver quem se tornaria o próximo Rei Mago.
Assim, durante anos, ambos treinam dia após dia, com Asta aprimorando seus músculos, já que era a única arma que ele tinha até então, e Yuno treinando sua Magia de Vento e seu controle mágico. A história acompanha os dois amigos e seus desafios para alcançarem seus objetivos, que só seria possível se eles entrassem para os esquadrões de Cavaleiros Mágicos de Clover. A partir do momento que Asta adquire o poder misterioso da antimagia, ele e Yuno deverão superar os seus limites se quiserem se tornar o próximo Rei Mago.
Não importa se é plebeu ou órfão, todos podem ser o Rei Mago.
Asta
OPINIÃO
Eu confesso que jamais imaginei que um anime fosse me prender logo de cara. Geralmente animes do estilo “shounen” costumam possuir um enredo em que a jornada do herói já foi designada e é só nisso que ele se concentra. Mas não é o caso de Black Clover. Apesar de ter um início arrastado, o enredo de Asta e Yuno possui várias camadas, e isso se reflete em suas personalidades e nos outros personagens que passam a conviver com eles.
Asta por ter nascido sem magia treina seu corpo para conseguir lutar. Ele não nasceu privilegiado com “mana” e as pessoas o julgam o tempo todo, exceto Yuno. Igual quando se é criança e você tem apenas um brinquedo enquanto as outras possuem uma variedade deles. Às vezes somos julgados pela forma que nos apresentamos à sociedade, sendo que somos e podemos ser muito mais do que esperam e Asta se põe à prova o tempo todo porque a sua magia é não desistir jamais.
Já Yuno, é mais centrado e de certa forma, frio e raramente sorri. Sua amizade com Asta é o único momento em que ele se permite ser mais vulnerável e empático porque cresceram juntos e se entendem. Yuno inclusive tem muito respeito e admiração pelo Asta e costuma levar seus conselhos muito a sério. Ele assim como Asta, treina todos os dias a sua Magia de Vento e veremos que ele é mais poderoso de se imagina.
À medida que a história avança, somos apresentados a outros personagens, os Cavaleiros Mágicos de Clover. Particularmente achei interessante a maneira que a relação do Asta e Yuno com os cavaleiros se desenvolvia porque se você nasceu nobre e com grande poder mágico, você automaticamente é digno de ser um cavaleiro mágico, e os dois vieram justamente quebrar essa regra. E têm êxito. Asta é selecionado para os Touros Negros e Yuno para o Alvorecer Dourado. Um esquadrão é extremamente caótico e sem perspectivas de sucesso enquanto que o outro beira a perfeição em tudo que se propõe a fazer.
Tanto Asta quanto Yuno foram selecionados para o esquadrão que mais condizia com suas realidades, e no decorrer dos episódios, vemos o quanto essa nova família, mesmo com seus defeitos, irá ensinar coisas valiosas para os dois e vice-versa. Até quem desdenhava os dois, passaram a vê-los como símbolo de esperança e respeito durante as batalhas que ocorriam no Reino. Além disso, é visível o quanto as disputas de poder dentro e fora do Reino Clover podiam causar conflitos inimagináveis. É interessante que mesmo se tratando de um anime, é possível notar a insatisfação do autor ao retratar o estilo de vida dos nobres e dos plebeus, do quanto que é uma luta de classe acontecendo a todo momento e em todas as fronteiras do reino. Acredito que por isso ele traz a figura do Rei Mago constantemente.
O Rei Mago, Julius Nova Cronos, é uma das principais figuras do anime. Ele sabe o que precisa ser mudado no Reino Clover e utiliza os cavaleiros mágicos para passar essa mensagem, principalmente para aqueles que não aceitam as diferenças. Se você for parar para analisar a fundo, ele é uma divindade, e alguém com tanto poder e sabedoria só pode ser uma divindade. Todos os cavaleiros mágicos o respeitam e fariam de tudo por ele, até mesmo participar dos seus planos loucos. Ele acredita que muitos dos problemas do Reino Clover podem ser solucionados se os nobres não fossem tão gananciosos e preconceituosos com os plebeus e esse seu discurso afeta diretamente também os cavaleiros mágicos, que nasceram nobres. Eles começam a adquirir uma consciência de classe durante a série, fazendo até com que você simpatize com eles. É um ponto relevante a se considerar porque é algo que muitos de nós gostaríamos que acontecesse mas nem sempre será possível.
Black Clover consegue trazer diversão e questionamento para quem o assiste. Nem precisa ir muito a fundo para saber que existem pensamentos e atitudes que precisam ser mudadas e a primeira mudança começa em nós, na forma que tratamos as pessoas ao nosso redor e também retrata o quanto o poder pode subir a cabeça. O anime está disponível na Netflix e no Crunchyroll até o episódio 171. Boatos que ele volta no fim do ano e eu não sei vocês, mas estou ansiosa por isso!
Black Clover
Autoria: Yuki Tabata
Título original: ブラッククローバー
Gênero: Anime/Fantasia/Ação
Ano de lançamento: Anime: 2017/ Mangá: 2015
Estúdio: Zebec Zwai
Asta e Yuno foram abandonados em um vilarejo do interior do Reino Clover. O seu grande sonho é se tornar o Rei Mago e para isso precisarão superar seus limites juntos com seus companheiros, os Cavaleiros Mágicos de Clover.
Gostou do nosso conteúdo? Nos siga nas nossas redes sociais e em nosso site!