Impossível ser fã de animação nipônica e não acompanhar uma banda japonesa. Afinal, elas estão sempre presentes nas trilhas sonoras dos animes, as chamadas “anime songs”, seja naquela abertura, ou encerramento, que conquistou nosso coração.

Por isso, fizemos uma seleção de bandas japonesas que você precisa conhecer e colocar na sua playlist.

Membros do L’Arc〜en〜Ciel

Iniciamos com uma banda clássica, L’Arc〜en〜Ciel (em japonês: ラルク アン シエル), que tem a origem do seu nome no francês e significa “arco-íris”.  Eles tiveram seu debut quando eu nem era nascida, rsrsrs, no ano de 1991, e seguem ativos nesses mais de 30 anos. A banda tem em sua formação atual: Hyde (Vocal), Tetsuya (Líder, Baixo e Vocal), Ken (Guitarra e Vocal) e Yukihiro (Bateria e Percussão).

Com o lançamento do single “Floods of tears”, em 1992, eles chamaram a atenção imediatamente do cenário indie. Mas foi com o primeiro álbum “DUNE”, de 1993, que a banda foi consagrada, chegando ao topo da Oricon Indie Albums Weekly Chart.

Ao longo dos anos de atividade, é possível perceber as diversas influências da banda, desde o new wave, pós-punk, grunge e rock alternativo até a música pop. O que mostra a versatilidade dela. Assim, sua sonoridade é única e marcada pelo vocal autêntico do Hyde, que agrega melancolia às músicas e que combina perfeitamente com o instrumental bastante presente.

Além disso, a banda conta com mais de 20 álbuns lançados, sendo 12 deles full albuns. Entre suas músicas, temos que destacar “READY STEADY GO”, que foi usada como uma das aberturas do anime “Fullmetal Alchemist”, conquistando ainda mais fama internacional.

A banda ainda tem outras trilhas sonoras em animes, sendo algumas delas: “Blurry Eyes” para  D.N.A² [1994], “Driver’s High” para GTO [1999], “HONEY” para ReLIFE  [2016] e “FOREVER” para EDENS ZERO [2021].

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Pieces – Ark [1999]
  • New World – Awake [2005]
  • GOOD LUCK MY WAY – Butterfly [2012]
  • Mirai – Mirai [2021]

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube      |        Site       |      X (Twitter)       |        Spotify

Membros do Asian Kung-Fu Generation

Na sequência, temos uma das maiores bandas de sofrência do Japão. Ela mesma, Asian Kung-Fu Generation (AKFG) (em japonês: アジアン・カンフー・ジェネレーション). A banda foi formada por colegas de clube de música da Universidade Kanto Gakuin, em 1996. Mas apesar dos lançamentos dos EPs indie, ela só teve de fato seu debut em 2002, seguindo até hoje com a formação: Masafumi Goto (Vocal e  Guitarra), Kensuke Kita (Guitarra e Vocal), Takahiro Yamada (Baixo e Vocal) e Tomoki Iji (Bateria).

O EP de debut deles,  intitulado “Houkai Amplifier”, é considerado um dos melhores álbuns de estreia do Japão. Não à toa, ele continha 6 faixas, entre elas “Haruka Kanata”. O EP foi aclamado pela crítica, ficando duas semanas consecutivas em primeira posição na parada musical especializada e em 35° lugar de vendas na Oricon. Posteriormente, a faixa “Haruka Kanata” tornou-se um dos grandes hits da banda após ser usada como segunda abertura do anime “Naruto” [2004].

O som do AKFG é marcado pelos riffs, solos instrumentais, guitarras distorcidas, músicas com muitas viradas e ganchos e, claro, pela voz melancólica e inconfundível do Goto. Com um rock alternativo, o grupo tem quase que uma fórmula própria, que torna sua sonoridade distinta por suas referências desde o rock pesado ao pop punk.

Quanto às trilhas sonoras em animes, a banda participou com: “Rewrite” para Fullmetal Alchemist [2004], “After Dark” para Bleach [2007], “Re:Re” para ERASED [2016], “Blood Circulator” para Naruto Shippuden [2016] e “Shukuen” para Boruto [2023].

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Solanin – Solanin [2010]
  • Blue train – Fanclub [2016]
  • Rainbow flag – Hometown [2018]
  • Enoshima Escalator – Surf Bungaku Kamakura Complete [2023] 

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube          |        Site       |       X (Twitter)       |        Spotify

Membros do Maximum The Hormone

Seguimos com o inconfundível Maximum The Hormone (MTH) (em japonês: マキシマム ザ ホルモン). Criada em 1997 durante os tempos da universidade, a banda inicialmente cantava covers, mas logo passou a lançar demos autorais. Atualmente, o famoso quarteto é formado por: Daisuke-han (Screaming, Vocal e Rapper), Nao (Bateria e Vocal), Maximum the Ryo-kun (Guitarra, Screaming e Vocal) e Ue-chang (Baixo e Vocal).

O primeiro lançamento de estúdio da banda foi o EP “Hō”, lançado em 2001, mas seu primeiro sucesso só veio com o EP “Koino Mega Lover” e sua faixa homônima, que ficou no Top 10 da Oricon. Eles atingiram a fama tanto nacional como internacional ao terem suas músicas “What’s Up, People?!” e “Zetsubō Billy” na trilha sonora do anime “Death Note”, em 2006.

A banda é bem fundamentada no metal alternativo, justamente por misturar diversos outros estilos aos seus familiares guturais, raps e vocais poderosos. E suas músicas são reconhecidas por transitar entre o divertido e o sério, bem como o gutural e o pop numa mesma faixa. Uma característica particular da banda é que todos os integrantes contribuem com vocais.

Eles ainda participam de outras trilhas sonoras em animes, sendo algumas delas: “Rolling1000toon” para Air Master [2003], “Akagi” para Akagi [2006], “F” para Dragon Ball Z: Ressurreição “F” [2015], “Kamigami” para Record of Ragnarok [2021], e “Hawatari 2 Oku-senchi” para Chainsaw Man [2022]. 

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Mr. BoogyTambling Man – Kosuban [2004]
  • Koino Mega Lover – Koino Mega Lover [2006]
  • Benjo Sandal Dance [Toilet Sandal Dance] – Yoshu Fukushu [2013]
  • Koino America – Koi no America [2023] 

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube          |        Site       |       X (Twitter)       |          Spotify

Membros do FLOW

Agora vamos com o FLOW, que basicamente é uma das maiores bandas japonesas de anime songs. Debutaram em 1998, e desde então o grupo é formado por: Kohshi (Vocalista e Guitarrista), Keigo (Vocal), Take (Guitarrista e Vocal) Got’s (Baixista, Vocal) e Iwasaki (Baterista).

A banda teve outras formações e nomes, e se dedicava a fazer covers do X-Japan e Hide. “FLOW” só passou a existir quando decidiram lançar suas próprias músicas, lançando seu primeiro single por um selo em 2003, com “Blaster”. Mas foi com o lançamento de “GO!!!”, seu 4º single, que a banda ganhou notoriedade nacional, e depois internacional, quando a faixa foi usada na trilha sonora do anime “Naruto”.

O som da banda tem como base o rock alternativo, tendo bastante presença do pop punk, elementos de hip hop e instrumentos de sopro. Além disso, as suas músicas são enérgicas e passam um sentimento único, combinando perfeitamente com os animes das quais elas fazem parte. Não é à toa que eles têm 5 álbuns compilados com suas anime songs

Aqui estão algumas das trilhas sonoras de animes que eles participaram: “Days” para Eureka Seven [2005], “Colors” para Code Geass [2006], “Sign” para Naruto Shippūden [2010], “Steppin’ out” para Durarara!!x2 [2016], “Gold” para Boruto [2022], e “Rekka” para Drowning Sorrows in Raging Fire [2023].

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Welcome to me misery – アイル [2008]
  • LUNA – MICROCOSM [2010]
  • Bet or Dead– Fighting Dreamers [2017]
  • Tick Tack – Voy✩✩✩ [2023] 

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube          |        Site       |       X (Twitter)       |          Spotify

Membros do nano.RIPE

Não podemos esquecer delas, nano.RIPE (em japonês: ナノライプ). A banda teve sua formação inicial como um quarteto, no entanto, desde 2016, temos apenas a dupla de fundadoras: Kimiko (Leader, Vocal, Guitarra e Compositora), e Jun Sasaki (Guitarra).

O nano.RIPE surgiu de uma conversa entre amigos de uma escola secundária, em 1998, chegando a lançar alguns singles, mas o primeiro lançamento por um selo só veio 12 anos depois, com o single “Patricia”, de 2010.  Sua primeira anime song foi “Hana no Iro“, seu terceiro single, para o anime “Hanasaku Iroha”.

O nano.RIPE apresenta uma sonoridade entre o pop rock e o rock melódico,  variando entre músicas mais lentas e outras mais agitadas, sem falar na presença marcante de ganchos e viradas. E o vocal da Kimiko é incomparável, sendo uma marca forte da banda. 

Uma curiosidade é que muitas das composições delas para animes elas  não performam, como no caso das músicas do anime “The Idolm@ster Million Live!”, de 2023, que são cantadas pelas dubladoras das personagens.

Outras trilhas sonoras de animes que a banda participa são: “Esoragoto” para Sankarea [2012], “Moshimo no Hanashi” para Bakuman [2012], “Gekka” e “Hikari no Nai Machi” para The Devil Is a Part-Timer! [2013/2023], “Transparent World” para Glasslip [2014],  “Azalea” para Citrus [2018] e “Last Chapter” para Shokugeki no Sōma [2020].

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Flash Keeper – Flash Keeper [2010]
  • Hello – Namida no Ochiru Sokudo [2014]
  • Hero – Pippala no Ki no Shita de [2018]
  • Magic Hour – Magic Hour [2023] 

Se você se interessou pela dupla e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais delas:
Instagram       |      Youtube          |        Site       |       X (Twitter)       |          Spotify

Membros do MAN WITH A MISSION

E para finalizar, temos a alcateia MAN WITH A MISSION (MWAM). A banda, que estreou em 2010 com o mini-álbum “Welcome to the New World”, tem um grande diferencial, todos os membros performam com máscaras de lobos diferentes, seja em seus MVs ou shows. O quinteto é formado por: Tokyo Tanaka (Vocal), Jean-Ken Johnny (Guitarra e Vocal), Kamikaze Boy (Baixo), DJ Santa Monica (DJ) e Spear Rib (Bateria).

Na verdade, ninguém conhece a real identidade dos integrantes ou muitas informações sobre suas vidas pessoais. Ao surgirem no cenário musical, criaram uma fanfic sci-fi na qual eles seriam o produto final de um cientista e grande guitarrista chamado Jimi Hendrix. Muito reis do conceito!

A sonoridade da banda tem como base o rock alternativo, o que permite a banda variar entre o hard rock, hardcore e pop punk, além de contar com elementos de hip hop, adicionando sintetizadores e batidas eletrônicas. Tudo isso harmonizado nos vocais limpos do Tanaka e do Johnny, que misturam inglês e japonês.

Apontada como uma das bandas iniciantes mais promissoras, MWAM viu sua popularidade crescer constantemente com o sucesso de suas músicas, uma vez que foram escolhidas para trilhas sonoras de programas de TV, filmes, animes e jogos.

Algumas das suas anime songs são: “Database” para Log Horizon [2013], “Seven Deadly Sins” para The Seven Deadly Sins [2015], “My Hero” para Inuyashiki [2017], “Dark Crow” para Vinland Saga [2019],  “Merry-Go-Round” para My Hero Academia [2021] e “Kizuna no Miracle” para Demon Slayer [2023].

Nossas sugestões de músicas para conhecer:

  • Get Off of My Way – MASH UP THE WORLD [2012]
  • Babylon – Tales of Purefly [2014]
  • Left Alive – Remember Me [2019]
  • I’ll be there – I’ll be there [2024] 

Se você se interessou pela banda e quer conhecer mais, se liga nas redes sociais deles:
Instagram       |      Youtube          |       X (Twitter)       |          Spotify


E essas foram apenas algumas das muitas bandas japonesas que fazem parte das trilhas sonoras de animes, ou como vem sendo colocado, “anime songs”, que a gente separou pra te instigar a conhecer mais sobre esse cenário musical, que posso garantir que é incrível.

Se você conhece outras bandas e quer compartilhar, conta pra gente nas nossas redes sociais. Quem sabe a gente não aparece com as sugestões de vocês <3