Ah a música coreana… Tantos artistas lançando produções diariamente que ficamos perdidos no catálogo gigante de conteúdo musical, e isso aumenta quando falamos do cenário hip-hop. Diariamente diversos rappers lançam EPs, álbuns e colaborações maravilhosas. Por conta disso, hoje iremos apresentar 8 rappers coreanas que você precisa conhecer e temos certeza que vai amar. Confira!

Lee Youngji

Rappers coreanas: Youngji

Carat assumida, Lee Youngji apareceu pela primeira vez no mundo do hip-hop coreano em 2019 no ‘High School Rappers 3’, programa de competição para rappers adolescentes. Com apenas 17 anos, Youngji ganhou uma enorme visibilidade pelo seu talento inconfundível e acabou se tornando a campeã da temporada. Nesse meio tempo, a rapper coreana assinou contrato com a Mainstream Records e lançou músicas sob o selo desde então. 

Bem como sucesso musical, Youngji apareceu em diversos programas de variedades da Coreia do Sul por conta do seu humor maravilhoso de uma jovem de 20 anos. Atualmente a rapper lançou um canal no YouTube onde entrevista diversos artistas, como Sunmi, Soobin do TXT e até mesmo o Hoshi do Seventeen

Além disso, precisamos falar desse fenômeno que é Youngji e o Seventeen.  Afinal a rapper é uma Carat, nome do fandom do grupo, e por conta disso chamou a atenção dos integrantes, que já mandaram mensagem de voz para a mesma, e até houve uma colaboração entre ela e Seungkwan no cover de Juice!

Mirani

Rappers coreanas: Mirani

Hora de falarmos de uma mulher maravilhosa que fez história no mundinho rapper! Mirani foi a primeira mulher a chegar às semifinais do ‘Show Me The Money 9’, famoso programa de sobrevivência na cena do k-hiphop. Sem dúvida suas apresentações durante o programa mostraram o poderoso talento que Mirani tem, fazendo com que os espectadores se apaixonassem por ela. Além disso, um dos seus singles lançados durante a competição alcançou o TOP 1 no Gaon Digital Chart e ganhou o prêmio Hip-hop Track of the Year no Korean Hip-Hop Awards.

Em 2021, Mirani assinou com a AREA, selo criado pela dupla GroovyRoom, que desde então tem lançado suas músicas. Aliás, temos certeza que você irá amar a Mirani, principalmente curte diferentes e ritmos do hip-hop. A rapper coreana tem lançado músicas com diversos artistas, saindo estilo alegre para algo sombrio. Assim como a música,  Mirani abriu caminho para que outras mulheres se candidatassem em programas de sobrevivências, sendo possível notar o aumento significativo de rappers femininas nos novos SMTM.

Since

Rappers coreanas: Since

Rapper independente, Since começou sua carreira em 2020 lançando músicas poderosas, porém poucas pessoas acreditavam em seu potencial. Assim como Mirani, a rapper se inscreveu no Show Me The Money 10 e mostrou a todos como tinha confiança no seu rap, não passando despercebida. Apesar de não ganhar o grande prêmio, Since ficou em segundo lugar e foi apoiada por grandes nomes do k-hiphop como Simon Dominic, Don Mills e Deepflow.

Atualmente a rapper continua de forma independente, mas tem ganhado visibilidade com os seus MVs. Sempre lançando músicas e clipes maravilhosos, Since com certeza é uma rapper que ganhou o coração do público e críticos. Sobretudo, isso pode ser comprovado através do prêmio de Artista Revelação do Ano no Korean Hip-hop Awards, sendo assim, Since se tornou a primeira mulher a receber tal prêmio. 

Sleeq

Rappers coreanas: Sleeq

Precisamos colocar a Sleeq nessa lista! A rapper, abertamente feminista e defensora dos direitos LBGTQ+, é reconhecida por rebater críticas machistas da sociedade coreana.

Lançando músicas a mais de cinco anos, Sleeq ganhou visualização quando fez uma diss para o rapper San E em 2018. Para quem não conhece, diss é uma faixa feita exclusivamente para expor e/ou insultar um cantor, e a rapper fez para rebater as palavras misóginas que San E cantou em sua track.

Junto de Youngji, Sleeq participou do programa Good Girls da MNET em 2020, cujo objetivo era apresentar grandes nomes femininos da música coreana e não uma competição entre mulheres. Sem dúvida a rapper utilizou da visibilidade para falar de temas importantes como a representação feminina no mundo musical coreano e as lutas pela igualdade de gênero. Aliás, suas apresentações foram chocantes fazendo muitos espectadores ficarem surpresos diversas vezes.

Camo

Rappers coreanas: Camo

Podemos falar: ela é o momento! Camo é uma rapper que iniciou no mundo musical em 2020 e está ganhando visibilidade e força na indústria do k-hiphop. Nascida na Coreia, mas criada em Hong Kong, Camo não tem medo de mostrar sensualidade e o poder feminino em suas músicas. Apesar de ter dois anos de carreira, a rapper já fez colaborações com grandes nomes do hip-hop coreano como Coogie, JMIN e Simon Dominic. De fato, a rapper está lançando músicas virais para a indústria. 

Quem vê Camo apenas por suas fotos, vai conhecê-la apenas como um corpo bonito. No entanto, a própria já falou diversas vezes que isso não é legal, mas que mesmo assim, não irá parar de mostrar o seu físico. A rapper apenas quer que as pessoas tenham a oportunidade de entender que ela é muito mais que um corpo sexualizado. 

Yoon Mirae

Yoonmirae

Também conhecida como a “Mãe do K-hiphop”, Natasha Shanta Reid, ou Yoon Mirae, nasceu nos Estados Unidos, porém foi criada na Coreia do Sul. Em 1995,  Mirae foi descoberta por um representante da World Records que a chamou para fazer parte do grupo Uptown, estreado em 1997. O grupo contava com alguns sucessos, mas após um escândalo em 2000 por ter alguns membros usando drogas, e até mesmo presos, Uptown encerrou suas atividades. Apesar disso, Natasha começou sua carreira solo em 2001, fechando contrato com a Jungle Entertainment em 2006, empresa do seu marido, Tiger JK. 

Contudo, Yoon Mirae vai além da música. Ela fez história por ser a primeira rapper coreana famosa, abrindo caminho para todas as outras rappers. Mirae  foi rosto de diversas marcas coreanas e teve a oportunidade de ser juíza de duas temporadas do programa Superstar K. Além disso, a artista está sempre envolvida em campanhas de conscientização sobre abuso infantil e multiculturalismo nas famílias coreanas, uma vez que ela enfrentou preconceito por ser mista.

Jvcki Wai

Jvcki Wai

Hora de falar de mais uma rapper coreana maravilhosa! Jvcki Wai começou sua carreira em 2013 em uma competição de rappers femininas chamada GALMIGHTY, onde ficou em primeiro lugar. Atualmente agenciada pela Indigo Music, Jvcki é um grande nome no cenário underground por conta de suas batidas de trap e letras que falam sobre fanatismo religioso e o sistema político e sociocultural do país.

Jvcki Wai emplaca sucessos em todas as músicas que lança e o motivo se dá por ela sempre ajudar nas produções de suas canções e na criação de letras que transmite seus sentimentos mais verdadeiros e ocultos. Acima de tudo, por mais que suas produções mostrem um lado sombrio da sociedade, a rapper já declarou muitas vezes que não quer ser alguém que tenha uma aura ruim, mas sim, uma pessoa que não tem medo de falar a verdade.

Ash-B

Ash-B

Por fim vamos falar de uma das rappers mais badass da atualidade, Ash-B iniciou sua carreira em 2014 quando fez parte do programa ‘Unpretty Rapstar 2’. Durante sua participação no reality, a rapper encantou o público, porém acabou sendo eliminada, mas não desistiu: no ano seguinte a mesma participou do ‘Show Me The Money 5’ e ‘Unpretty Rapstar 3’. Dizem que 2016 foi o melhor ano da rapper e não podemos discordar, ela assinou um contrato com a MNet, o que a fez ser muito mais reconhecida.

Sua voz é inconfundível e ela consegue passar por batidas pesadas para músicas voltadas ao R&B. Sendo agenciada pela Hi-Lite Records, Ash-B não deixa a desejar em seus clipes: cada vídeo mostra uma personalidade diferente, apresentando a diversidade que a rapper possui fazendo diversas pessoas se apaixonarem por ela.


Essas foram algumas das diversas rappers que existem no universo do hip-hop coreano. Você já conhecia alguma dessas grandes rappers coreanas? Deixe um comentário nas nossas redes sociais sugerindo outras artistas que precisamos conhecer.