Neste mês, as meninas do FIFTY FIFTY se tornaram o grupo feminino de k-pop com mais ouvintes no Spotify, ultrapassando 26,3 milhões de players. O motivo é o viral “Cupid” no TikTok, somando 1,5 milhões de vídeos com o áudio da canção em inglês na plataforma, o que respingou para quase 150 milhões de plays da canção no Spotify.

O caso do quarteto exemplifica como o TikTok passou a ter uma grande influência no k-pop ao ponto de atingir a carreira de um grupo de uma empresa minúscula, a ATTRAKT, cujo CEO precisou vender seu próprio carro para investir nas meninas. Assim, se torna cada vez menos necessário ser de uma grande empresa para ter sucesso e muito menos depender exclusivamente da Coreia do Sul para garantir um hit.

É preciso entender que o gênero foi o primeiro a mergulhar no TikTok como uma importante ferramenta para divulgação de canções antes mesmo do auge pandêmico. Em janeiro de 2020, Zico deu o primeiro passo com um challenge para “Any Song”, um de seus últimos trabalhos antes do alistamento, e o vídeo ao lado de Hwasa, do MAMAMOO, se tornou o primeiro grande viral na plataforma.

@kozico0914 #AnysongChallenge#ZICO #지코 #화사 #아무노래 #Anysong#무노래나틀어주세요#KOZ ♬ 오리지널 사운드 – kozico0914

Quando menos se esperava, vários grupos de k-pop estavam interagindo com o rapper com a “dancinha” contagiante. Era algo inédito, até porque as interações entre grupos diferentes eram muito limitadas a apresentações especiais em premiações ou edições pontuais dos programas semanais.

Ver um querido seu interagindo com outro querido foi o grande gás para dar início aos challenges. Era justamente isso que engajava o público, então não demorou muito para ver uma avalanche de challenges que ou se preocupavam com o público e apostavam em passos simples e contagiantes, ou iam para o caminho contrário, sem se preocupar com os passos mais complicados possíveis.

Mais do que uma dancinha

Apesar do grande investimento, dá para contar nos dedos os grupos que conseguiram reverter alguns virais para além da plataforma porque são poucos que entendem como o TikTok funciona. Um challenge pontual a cada comeback não importa muito se o grupo não é muito presente na plataforma. É preciso estar lá diariamente com vídeos bobinhos, se apoiando em outros virais, para ser visto por todos, inclusive furando a bolha. Ter um viral com uma música própria é importante, mas ser visto por uma trend do momento também.

Para se ter uma ideia, as meninas do FIFTY FIFTY mesclam isso muito bem. Numa olhada no feed, é possível encontrar as meninas se divertindo com uma trend do enquadramento de foto que se mexe, dançando ao som de “Left and Right”, do Charlie Puth e Jungkook, e, claro vídeos ao som de “Cupid”, em especial a versão viral, que ultrapassam milhões de visualizações. Tudo isso sem precisar se apoiar na participação de outros grupos para dar um engajamento maior.

@we_fiftyfifty #FIFTYvod | 새나,시오의 밀당카메라 ➰ 📷📸 #FIFTYFIFTY #TheBeginning #Cupid #피프티피프티 #큐피드 #밀당카메라 ♬ double take – dhruv

Outro grupo que entende bem a plataforma é o Tomorrow X Together. O quinteto surgiu praticamente junto ao TikTok e conseguiu aliar bem os seus interesses musicais com os da própria plataforma. Os meninos brincam e se mostram confortáveis por lá, seja divulgando “Sugar Rush Ride”, seu último lançamento sul-coreano, seja entrando na onda do viral “Flower”, da Jisoo. Eles realmente entendem o TikTok e prova disso é que eles foram os artistas mais vistos na plataforma em 2022, seguidos por Enhypen e TWICE no pódio.

A lista divulgada pelo TikTok também revela que os grupos da quarta geração são quem dominam a plataforma justamente por saber conversar melhor com a geração que mais consome o aplicativo, como Kep1er e ITZY. Mas ainda há espaço para grupos da terceira geração, como o próprio TWICE em terceiro lugar, além de BTS, SEVENTEEN e BLACKPINK.

Agradeçam aos edits

Não somente os grupos, mas os fãs também são peças fundamentais para o sucesso na plataforma. “Anti-Romantic”, do Tomorrow X Together, tem mais de 161 milhões de plays no Spotify por consequência de um viral iniciado por uma fã no TikTok. A canção, aliás, por pouco não se tornou a mais ouvida do disco “The Chaos Chapter: Freeze” e não se tornou o maior sucesso da carreira do grupo porque claramente esse não era o plano da Hybe.

@angwlxsidee EU VOLTEI, pra daqui a pouco sumir dnv k.. 😉 | ib: @irenedoll ✨ #gukklyrics #fy #fyp #fypp #virall #tradução @txt.bighitent #txtantiromentic @tiktok ♬ Anti-Romantic – 투모로우바이투게더 (TOMORROW X TOGETHER)

Também são responsáveis pelo sucesso os edits com letra das canções, vídeos em slow-motion para admirar a beleza de um querido ou querida, e até mesmo uns engraçadinhos que mesclam duas ou mais canções. São esses vídeos dos fãs que sustentam o grosso da coisa toda, o que eleva o número de vezes que o áudio foi usado na plataforma.

NewJeans, por exemplo, viralizou no TikTok com um edit simples ao som de “OMG” que se apoiava em apenas fotos com a estética do grupo. Tudo começou com fotos de artistas de k-pop, mas não demorou muito para furar a bolha e se deparar com quem não ouve k-pop entrando na trend com fotos próprias. 

O viral de FIFTY FIFTY segue o mesmo caminho, já furou a bolha e a tendência é crescer cada vez mais. Para se ter uma ideia, a canção fez com que as meninas se tornassem o grupo de k-pop a debutar mais rápido na Hot 100, da Billboard, e atualmente está no Top 10 Global do Spotify. Elas dispararam.

No fim, a viralização do FIFTY FIFTY deixa claro que os grupos de k-pop estão se tornando cada vez mais globais, sem tanta dependência da Coreia do Sul. Não que esse não tenha se tornado o objetivo de muitas empresas há um tempinho, mas o TikTok escancarou uma porta que até pouco tempo atrás apenas grupos grandes como BTS e BLACKPINK conseguiam passar. O jogo mudou e vence aquele que se adaptar melhor às novas regras. 

Texto por José | Revisão por Sisi | Equipe de Redação da K4US
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