“Vidas Passadas”, “Godzilla Minus One”, “Perfect Days” e “O Menino e a Garça” são os representantes asiáticos do Oscar 2024, a maior premiação do cinema do mundo. A lista dos indicados foi divulgada pela Academia na manhã desta terça-feira (23), com apresentação de
Com direção da coreana-canadense Celine Song, “Past Lives” conquistou duas indicações em Melhor Roteiro e Melhor Filme, ficando de fora de algumas categorias esperadas como Melhor Atriz e Melhor Ator. Infelizmente, se seguir o rito das premiações, Song deve voltar para casa sem nenhuma estatueta na mão.
Uma das grandes surpresas entre os indicados asiáticos foi “Godzilla Minus One”. A produção que marca o retorno do lagarto grandalhão radioativo ao Japão foi indicado em Melhores Efeitos Visuais no Oscar. Aqui em casa já estamos torcendo, hein?
Já “Perfect Days” é o representante do Japão na categoria Melhor Filme Internacional. Dirigido pelo alemão Wim Wenders, o longa-metragem acompanha a história de Hirayama, um homem que limpa banheiros em Tóquio; e foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes, perdendo para “Anatomia de uma Queda”, um dos principais nomes do Oscar deste ano.
De todos os indicados, o mais certo a sair vencedor é “O Menino e a Garça”, aclamadíssimo pela crítica, indicado a Melhor Filme de Animação. A produção já saiu vencedora do Globo de Ouro e Critics Choice Awards, então Hayao Miyazaki já pode comprar as passagens para os Estados Unidos para março e reservar um hotel pertinho do Oscar.
Apesar do cenário já indicar sua ausência, “Monster” ainda faz falta entre os indicados. A produção vencedora de dois prêmios Cannes, entretanto, perdeu a sua força na corrida das premiações e isso se refletiu entre os indicados revelados nesta terça-feira.
O Oscar 2024 está marcado para 10 de março.