“Under the Queen’s Umbrella” conquista nos primeiros minutos. Rapidamente somos apresentados a uma rainha nada convencional e que está sempre quebrando as regras de etiqueta da realeza. Apesar disso, ela mostra que antes de tudo é mãe.

10/10

Under the Queen’s Umbrella

Título original: 슈룹

Ano de lançamento: 2022

Direção: Kim Hyung Shik

Roteirista(s): Park Ba Ra

Elenco: Kim Hye Soo, Kim Hae Sook, Choi Won Young, Moon Sang Min

Episódio(s): 16

PROTAGONISTAS

Im Hwa Ryung

Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Im Hwa Ryung (Kim Hye Soo) é a rainha da nação. Apesar de ser muito amada pelos súditos no geral, não é bem vista pela rainha-mãe. Constantemente corre pelo palácio e gera muita comoção entre os criados. Além de se preocupar com jogos políticos constantes, ela também precisa se manter atenta aos comportamentos dos filhos. Mãe de cinco jovens, incluindo o príncipe herdeiro, não tem um minuto de paz. 

Cho

Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Cho (Kim Hae Sook) é a rainha mãe, mas somente no título. A verdade é que ela era uma das concubinas do antigo rei e se tornou rainha após a ascensão de seu filho ao cargo de príncipe herdeiro quando o anterior faleceu. Ainda que tenha conquistado uma das maiores posições da nação, ela não está satisfeita. Sua ambição é tão grande que não vê problemas em fazer mal às pessoas, mesmo que sejam seus netos. 

Lee Ho

Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Lee Ho (Choi Won Young) é o rei e, possivelmente, o homem com o maior número de “esposas” da nação. Oficialmente a rainha é sua companheira, mas ele possui nove concubinas. Apesar de ter sido o substituto do príncipe herdeiro anterior, Lee Ho mostrou-se um rei muito sábio e amado pelos súditos. Contudo, ele esconde um segredo sombrio do passado que começa a voltar para assombrá-lo. 

Sung Nam

Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Sung Nam (Moon Sang Min) é um dos grandes príncipes, título dado apenas aos filhos do rei e da rainha. Ele é um jovem quieto e solitário, mas que se dá muito bem com os irmãos. Apesar disso, não é próximo dos pais. As provações da vida de Sung Nam mudam quando seu irmão adoece gravemente. 

HISTÓRIA

“Under the Queen’s Umbrella” segue a história da família real e suas disputas pelo poder. A Rainha Mãe, que era uma concubina do antigo rei e só conquistou o cargo após seu filho assumir como príncipe herdeiro após a morte do anterior, guarda um segredo muito perigoso sobre esse caso e manipula todos que pode para escondê-lo. 

Entretanto, suas maquinações começam a dar errado quando a Im Hwa Ryung é escolhida para casar com seu filho. Apesar de não gostar de sua sogra, a atual Rainha sempre tentou impressioná-la. Mas, como qualquer ser humano, cansou de ser diminuída e decidiu bater de frente com a Rainha Mãe e, a partir de então, as duas passam a batalhar de forma silenciosa. Uma para desonerar a atual rainha, mesmo que prejudique os próprios netos no processo, e a outra para proteger os seus filhos e sua posição. 

Ambas tentam influenciar as escolhas do Rei Lee Ho. Como é um homem que gosta de gerar debates saudáveis e filosóficos sobre temas importantes para a sociedade, é visto como um soberano fraco por alguns ministros. E apesar de respeitar sua mãe, e até mesmo venerá-la em alguns momentos, une forças com sua esposa para que as próximas decisões sejam tomadas de forma justa. Principalmente, sem favorecer nenhum dos filhos.

Além de acompanhar as maquinações das duas mulheres mais poderosas do reino, “Under the Queen’s Umbrella” também mostra a história dos príncipes e todas as provações que cada um precisa passar no processo de amadurecimento. 

OPINIÃO

“Under the Queen’s Umbrella” possui um enredo rico em reviravoltas. Após iniciá-lo é impossível parar a menos que chegue ao final, juro. Terminei os dezesseis episódios na velocidade da luz e finalizei com o coração quentinho ao perceber que o drama teve começo, meio e fim. A maior dificuldade que encontrei foi conseguir associar todos os príncipes e entender de quem eles são filhos. 

Dramas históricos nunca foram os meus preferidos, confesso. Todavia, atualmente estou amando assistí-los e acompanhar a riqueza de detalhes nas produções. “Under the Queen’s Umbrella” teve um grande papel nessa mudança, pois conseguiu me envolver com seu enredo bem construído, personagens cativantes, fotografia impressionante, elenco maravilhoso e OST encantadora. 

A rainha Im Hwa Ryung é, de longe, a melhor personagem desse drama. Por ser mãe de cinco jovens rapazes, quase se vê louca para colocar juízo em suas cabeças. Amei acompanhar a personagem em sua rotineira corrida para salvar os filhos

Imagem/reprodução: tvN/Netflix
Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Apesar de possuir um dos maiores cargos da época e ter responsabilidades além da imaginação, Im Hwa Ryung não deixou de ter empatia pelas pessoas desafortunadas e a valorizar a lealdade de pessoas próximas a ela. Suas expectativas sobre os filhos estava em alta, como na grande maioria das famílias, e mesmo com a frustração aceitou as escolhas deles e os orientou da melhor forma possível. 

Já a Rainha Mãe me deixou estressada em diversos momentos, principalmente por não considerar os netos como parte da família. Apenas o seu filho e o cargo são importantes para ela, mas não necessariamente nessa ordem. A atriz desempenhou o papel de maneira brilhante, nunca imaginei que ficaria com ranço da Kim Hae Sook. 

Acredito que “Under the Queen’s Umbrella” poderia ter dado mais atenção para o Rei, mesmo que o enredo não seguisse necessariamente a rotina dele. Penso que por ser um personagem muito envolvido no plot principal, deveria ter mais visibilidade. Em contrapartida, o príncipe Sung Nam foi bem desenvolvido. 

GRÃO PRÍNCIPES

Como a maioria das mães, Im Hwa Ryung tem relações diferentes com cada filho. O príncipe herdeiro, por exemplo, é o seu maior orgulho. Um jovem comprometido, muito inteligente e amoroso que sempre manteve uma ótima relação com os pais. Por outro lado, os outros filhos lhe dão muito trabalho. 

Imagem/reprodução: tvN/Netflix
Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Em “Under the Queen’s Umbrella” é possível ver como uma mãe pode se relacionar com os filhos de maneira diferente e ao mesmo tempo amá-los incondicionalmente. É natural que isso ocorra, pois mesmo criados no mesmo local e da mesma forma, a personalidade de cada um será moldada de forma diferente. Todavia, o Grão Príncipe Sung Nam foi o único que morou fora do palácio na infância e até mesmo acreditou ser plebeu por algum tempo. A relação dele com os pais sempre foi potencialmente problemática por esse motivo, pois nunca lhe explicaram o motivo. 

Sung Nam, apesar disso, se tornou um rapaz íntegro e muito amável com os irmãos. Sua maior ligação sempre foi com o príncipe herdeiro, que exerceu um papel fundamental em seu retorno à família real. Ainda assim, seus irmãos mais novos sempre tiveram nele um porto seguro. Inclusive, o Grão Príncipe Gye Sung esconde um segredo que, se descoberto, pode matá-lo. Mas o irmão mais velho sempre o apoiou e incentivou, sem julgamentos. 

Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Quando a rainha descobre o segredo do Príncipe Gye Sung, sua reação inicial é choque e desespero. O que é compreensível, porém ela logo entende a situação e aceita o filho do jeito que ele é, até mesmo o ajuda a guardar o segredo de uma forma diferente. Gostaria, realmente, de poder falar abertamente sobre o tema, mas seria um spoiler sem tamanho. 

Já o Grão Príncipe Mu Ahn tem como maior ambição o casamento. Fugindo completamente das expectativas que os pais têm sobre ele, o jovem quer casar com uma plebéia. Possivelmente é o filho que mais faz a rainha correr e se estressar. Apesar de todos os avisos e conselhos, Im Hwa Ryung acaba intercedendo a favor de Mu Ahn diante do Rei. 

Por fim, mas não menos importante, o Grão Príncipe Il Young. É um adolescente tranquilo, despreocupado até demais com as artimanhas reais. Considerado um inventor maluco, o rapaz possui muita criatividade e curiosidade, estando sempre a inventar algo novo e ousado demais para a época. 

ROMANCE 

O romance em “Under the Queen’s Umbrella” fica a cargo dos príncipes. Sung Nam cruza caminho com Chung Ha, a filha mais velha de um ministro que é ligado à Rainha Mãe. Apesar disso, ela é uma jovem sonhadora e determinada. Se apaixonou à primeira vista de forma genuína, pois ela só descobriu que ele fazia parte da família real muito tempo depois. 

Imagem/reprodução: tvN/Netflix
Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Mesmo que tenha tentado manter distância, Sung Nam passou a se encantar com a determinação da garota e admirá-la com o passar do tempo, mesmo que ele não saiba demonstrar o que sente. Foi muito incrível acompanhar o desenvolvimento desse casal, apesar de ser um romance bobinho devido a idade dos dois. 

Já o príncipe Mu Ahn se apaixona por Cho Wol, uma garota plebéia que quer se tornar cortesã, pois não vê outras possibilidades na vida. O romance entre eles começa, na verdade, como amizade. E apesar de ir contra todas as orientações da Rainha, eles se entregam ao sentimento e precisam aprender a lidar com as consequências. 

EM RESUMO 

“Under the Queen’s Umbrella” passa por um plot twist muito interessante que deixou o enredo com um toque ainda mais especial. São vários contextos e variáveis no drama que é impossível falar sobre tudo, mas essa produção é uma verdadeira obra de arte!

Quem lê meus textos já deve saber que sou uma telespectadora muito emocionada, sempre quando o momento permite – e até quando não – eu choro. Não foi diferente em “Under the Queen’s Umbrella”, que em diversos momentos tocou o meu coração de forma linda. 

Imagem/reprodução: tvN/Netflix

Sugiro, então, que dê uma oportunidade a essa produção. Ela vai te conquistar, com certeza. Mas já separe um tempo para assisti-la, pois é impossível parar depois de começar. 

Texto por Nai | Revisão por Fran Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos