Nos juntamos a fanbase brasileira da atriz Seo YeJi para escrever tudo o que você precisa saber sobre a atriz! Trajetória de vida da artista, redes sociais, trabalhos, curiosidades e muito mais!
Seo YeJi nasceu no dia 6 de abril de 1990, em Seul, na Coreia do Sul, no ínicio da primavera e seu nome significa “linda e sábia”. Ela é muito próxima da família, possui uma irmã mais velha e são conhecidas por terem personalidades opostas. YeJi é mais calma e sua irmã explosiva.
Antigamente tinha complexo com sua voz por ser grave e ao perceber que o espanhol possuía um tom parecido com o seu pediu aos pais que a deixassem estudar em Madri, na Espanha. Lá estudou por 3 anos e 6 meses e adquiriu fluência no idioma. Estava quase se graduando na Universidade de Madri quando, durante uma ida ao dentista em uma de suas visitas à Coreia, recebeu a proposta do CEO de uma agência para virar atriz. Ela, então, abandonou seus estudos e apostou nessa carreira, tendo 3 meses para se preparar para seu primeiro papel.
Assim, ingressou no mundo artístico com 23 anos e sem formação acadêmica na área, inicialmente na agência Made in Chan Entertainment.
CARREIRA
Sua primeira aparição televisiva foi no anúncio em formato de curta do Samsung Galaxy S4, em 2013. No mesmo ano, YeJi fez sua estreia como Soo Young no sitcom “Potato Star 2013”, o qual teve muita visibilidade e até hoje é relembrada devido às dinâmicas engraçadas com seu irmão na série.
Logo após o término dos 120 episódios de Potato Star, embarcou no drama Diário de um Nightwatch, em 2014, fazendo seu primeiro trabalho como antagonista e em um drama de época, recebendo sua primeira indicação como melhor nova atriz no MBC Drama Awards.
Nesse mesmo ano, participou do especial da MBC “The Three Female Runaway”, história de três mulheres que, por diferentes motivos, se uniram para fugir juntas. Foi seu primeiro trabalho como protagonista.
Em 2015 participou do drama “Super Daddy Yeol”, mas foi em 2016 que ganhou popularidade entre os fãs internacionais de kdrama com “Escola Murim”. Sua personagem Seondeok era engraçada, mas ao mesmo tempo esforçada e sentimental. Sua diversidade de formas de atuar sempre foi percebida e se destacou ainda mais nesse projeto. Ela sempre escolheu personagens diferenciados, nunca pegou um papel comum ou que seja mais fácil, cômodo, sempre procurou desafios e isso foi o que a fez aprimorar cada vez mais sua habilidade e talento como atriz.
Nesse sentido, podemos perceber seu grande esforço em reproduzir uma performance singular no drama “Save Me” que foi ao ar em 2017 pela OCN, logo após sua aparição como a princesa Sookmyung no famoso kdrama “Hwarang”. Em Save Me, ela encarnou Im Sangmi, uma menina que se vê presa dentro de um falso culto religioso, onde crimes e corrupção aconteciam a todo momento. É um drama pesado, com um assunto pouco discutido na mídia e que acontece na vida real, foi um marco em sua carreira. Em contrapartida, sua saúde mental após este drama ficou muito abalada. Para se aprofundar na personagem morou sozinha durante todo o período de gravações, desenvolvendo paralisia do sono e depressão.
Foi então que em 2018 com o propósito de mudar sua imagem perante o drama anterior (Save Me), entrou na advogada Ha Jaeyi em “Lawless Lawyer” com Lee Joongi. Nesse período recebeu sua primeira indicação como Atriz do Ano no 14th Annual Soompi Awards.
Em 2020, ela protagonizou, junto ao ator Kim Soohyun e Oh Jung Se, “Tudo Bem Não ser Normal”, que alavancou ainda mais seu sucesso na Ásia e no resto do mundo. Moonyoung definitivamente não foi uma personagem comum, ela mostrou como pessoas com TPAS se comportam no amor. A cada episódio era possível ver sua evolução como pessoa e o relacionamento com os irmãos Sangtae e Gangtae. Devido a sua atuação excepcional nesse drama, ganhou vários prêmios e foi indicada pela primeira vez como melhor atriz de TV ao Baeksang Awards, a maior premiação da Coreia nessa área.
Nos filmes é conhecida por gostar de papéis femininos fortes, assim como nos dramas. Ela começou na indústria cinematográfica com o famoso “The Throne”, nele se torna a nova rainha da era Joseon, um filme muito respeitado, que recebeu vários prêmios na Coreia e reconhecimento internacional.
Nos últimos anos, participou em mais películas do gênero Thriller. Em “Warning Don’t Play” (2019), ela fez o papel de uma diretora de filmes de terror que ao buscar por uma longa-metragem universitária descobre que nunca foi acabada, ela então decide desvendar o que aconteceu como inspiração para criação de seu novo filme. Nesse caminho vivencia atividades paranormais e macabras. É um filme que teve bastante repercussão e recentemente foi anunciado no catálogo da Netflix coreana.
No ano de 2021, seu novo filme “Recalled”, com mais de 48% de reservas antes da estreia, foi lançado no dia 21 de abril. Ele conta a história de Sujin que após perder a memória em um acidente, começa a ver o futuro e questiona se seu marido é realmente quem diz que é.
PRÊMIOS
- APAN STAR AWARDS-Top Atriz em Minisséries/Idol Champ Prêmio de Popularidade. (2021)
- Asia Artist Awards- Prêmio de Melhor Artista / Hot Issue Award (2020)
- BUIL FILM AWARDS- Prêmio de popularidade (2020)
- BRAND OF THE YEAR-Atriz do Ano (2020)
CURIOSIDADES
- Ela é super amiga da atriz Kim Mi Kyung, desde 2015 após fazerem papel de mãe e filha em Super Daddy Yeol. As duas cultivam uma amizade super próxima,visitam a casa uma da outra e comemoram aniversários juntas.
- YeJi era muito estudiosa durante seu período de escola, disse que desde do 1 ano do ensino médio tomava 8 copos de café por dia para se manter acordada e estudar;
- Ela participou do MV “Lets not fall in love” do grupo de kpop Big Bang como parceira do Gdragon;
- Seo YeJi possui mais de 8 certificados, eles incluem origami, inglês infantil, balões mágicos e educação sexual;
- Ela trabalhou por um tempo, no início dos seus 20 anos, como professora para crianças em uma escola dominical;
- Seo YeJI disse no programa “Knowing Bros” ,em 2017, que durante uma brincadeira entre irmãs quando criança, fez sua irmã cair do penhasco em uma escalada com os pais, ficou tudo bem graças a árvore próxima em que ela ficou segurada ,apenas um susto e hoje é uma história engraçada entre elas;
- No ano de 2018, recebeu o título de policial honorária da Agência Nacional de Polícia devido a sua brilhante imersão no papel de advogada no drama Lawless Lawyer;
- YeJi ama animais, disse que queria ser veterinária para cuidar dos pets que estão a sua volta, ela possui 2 cachorros: Manny e Sulti , das raças Corgi e Pequinês;
- Ela gosta muito de ler e estudar filmes, quando está em intervalos entre trabalhos ela lê livros e assiste filmes, sempre tomando notas que possam ser usadas a seu favor depois;
- No final de 2019 terminou seu contrato com a agência King Entertainment e iniciou outro na recente agência Gold Medalist, em que personalidades como Kim SaeRon e Kim SooHyun participam também.
- Em uma live no seu antigo instagram, que foi apagado no início de 2020, ela comentou sobre pessoas que falam mal uma das outras: “vai ser difícil no começo, mas como não é verdade, não reaja nem concorde com eles, porque as pessoas que sabem a verdade e te estimam, estarão sempre do seu lado ” .
DRAMAS
- tvN – It’s Okay to Not Be Okay (2020)
- tvN – Lawless Lawyer (2018)
- OCN – Save Me (2017)
- KBS2 – Hwarang: The Poet Warrior Youth (2017)
- KBS2 – Moorim School: Saga of the Brave (2016)
- JTBC – Last(2015)
- tvN – Super Daddy Yeol (2015)
- MBC – Drama Festival – Fitting (2014)
- KBS2 – Drama Special – The Three Female Runaways (2014)
- MBC – Diary of a Night Watchman (2014)
- tvN – Potato Star 2013QR3 (2013)
FILMES
- Recalled (2021)
- Quantum Physics: A Nightlife Venture (2019)
- Warning Don’t Play (2019)
- Meet the memories (2018)
- Another way (2017)
- Seondal: The man Who sells the River (2016)
- Circle of Atonement (2015)
- The Throne (2015)
Sobre a Seo Yeji Brasil
Seo Yeji Brasil foi inicialmente criada por uma antiga fã e atualmente conta com 2 Adms, uma responsável pelo Instagram e outra pelo Twitter, somos amigas unidas pelo amor pela YeJi.
Esta publicação foi escrita pela fanbase Seo Yeji Brasil como autor convidado no projeto Fala Fandom da K4US.
Fontes: As informações foram coletadas da Wikipédia, programas de variedades e entrevistas.