Perfil das integrantes, informações do grupo e toda trajetória de vitórias das meninas numa só postagem! Perfeito para conhecer o BLACKPINK profundamente.
Que a YG Entertainment é boa em criar girlgroups não há dúvidas, dado ao grande sucesso que o 2NE1 teve ao longo de sua carreira. Porém, foram necessários 7 anos para que um novo girlgroup surgisse. Foi em 2016 que tivemos o debut do novo grupo chamado BLACKPINK, composto por quatro integrantes: Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa.
Em junho de 2016 tivemos os primeiros teasers, cada um revelando uma nova integrante por semana. Jennie foi a primeira integrante a ser revelada, e ela já colaborou com outros artistas da mesma empresa como G-Dragon e Lee Hi. A segunda integrante a ser relevada foi Lisa, a garota que surpreendeu todos pela sua dança incrível, chamando bastante atenção em um dos dance practice postado no canal do Youtube da YG.
Logo em seguida, tivemos Jisoo, que já era conhecida pela público por ter feito participações em alguns MV’s, ensaios fotográficos para diversas marcas e por sua pequena aparição no drama ‘The Producers’ — o qual contracenou com grandes nomes como Dara Park e a solista IU. Por último, a quarta integrante a ser revelada foi Rosé, que por sua vez fez uma collab com G-Dragon na música ‘Without You’ e chamou muita atenção pela sua voz única, sendo que na época tinha apenas 14 anos.
No final daquele mesmo mês, foi postado as fotos teasers do grupo, mostrando a formação oficial e revelando a data do debut. Um mês antes da estreia, postaram no canal oficial do BLACKPINK um dance practice da música “Bitch Better Have My Money” da Rihanna. Com a coreografia feita pela coreógrafa Parris Goebel, o vídeo rapidamente tornou-se popular:
SQUARE ONE
No dia 8 de agosto de 2016, BLACKPINK fez seu debut com o EP “SQUARE ONE”, que possui os singles “WHISTLE” e “BOOMBAYAH”. O lançamento do EP colocou ambas músicas nos charts da Billboard, na categoria World Digital Songs, até então conquistados por grandes nomes como PSY e Big Bang.
Whistle:
Boombayah:
A faixa “WHISTLE” conseguiu seu primeiro PAK (perfect all-kill) em 2 dias após seu lançamento, batendo o recorde de single a conseguir mais rápido um PAK no debut. O single também garantiu o primeiro win do grupo, fazendo as meninas quebrarem o recorde de grupo a conseguir mais rápido o primeiro win em programas musicais. Elas conquistaram isso em apenas 13 dias após sua estreia (mais tarde o recorde foi quebrado pelo girlgroup, ITZY, com “DALLA DALLA”).
O MV de “BOOMBAYAH” atingiu o marco de 100 milhões de visualizações no YouTube, 3 meses após o lançamento, quebrando o recorde de videoclipe de debut a conquistar mais rápido 100M de views. O single também bateu o recorde de ser o primeiro MV de um girlgroup a bater a marca de 1 milhão de likes. Atualmente, o clipe conta com 830 milhões de views e 7 milhões de likes, estando prestes a torna-se o primeiro MV de debut a chegar em 1 bilhão de views.
SQUARE TWO
Em outubro do mesmo ano, BLACKPINK fez seu primeiro comeback com o EP “SQUARE TWO”, que possui os singles “PLAYING WITH FIRE”, “STAY” e uma versão acústica de “WHISTLE”. O EP entrou no ranking de +40 países, maior número conquistado por um girlgroup até então. Além disso, debutou em #3 na categoria World’s Album da Billboard, e conseguiu entrar no TOP 5 do Worldwide Album Chart do iTunes.
Stay:
Playing With Fire:
Com “PLAYING WITH FIRE”, o grupo conseguiu entrar pela segunda vez na categoria World Digital Songs da Billboard em #1, tornando-se o primeiro girlgroup a conseguir esse feito. O single também rendeu dois wins nos programas musicais coreanos.
A Era também foi marcada pela conquista de prêmios como: “Rookie Award” nas premiações Golden Disk Awards (GDA), no Seoul Music Awards (SMA), “Rookie do Ano” no Gaon Chart Awards (GCA) e no Asian Artist Awards (AAA). O grupo também conquistou o prêmio de “Best MV” com “WHISTLE” no Mnet Asian Music Awards (MAMA).
AS IF IT’S YOUR LAST
Em junho de 2017, BLACKPINK lançava seu segundo comeback com o digital single “AS IF IT’S YOUR LAST”. O MV atingiu números incríveis: 1 milhão de likes após 20 horas de sua estreia. Também bateu o recorde de MV mais visualizado nas primeiras 24 horas, com 13 milhões de views (mais tarde, o recorde foi batido pelo boygroup BTS).
As If It’s Your Last:
Pela terceira vez consecutiva, BLACKPINK ficou em #1 no chart de vendas World Digital Songs da Billboard com a música. A música entrou no chart do iTunes em 63 países, sendo 24 deles em #1. Elas também bateram o recorde como 1º girlgroup a atingir 1 milhão de seguidores no Spotify e o 4º grupo no geral, ficando atrás apenas do BTS, EXO e Big Bang.
Com três vitórias consecutivas no programa Inkigayo, conquistaram seu primeiro triple crown com “AS IF IT’S YOUR LAST”. O single ficou por dez semanas consecutivas nos charts semanais do MelOn e tornou-se a música feita por um grupo, que ficou por mais tempo nos charts em 2017.
DEBUT JAPONÊS
‘BLACKPINK’ é o primeiro mini álbum japonês do grupo. Foi publicado digitalmente em 29 de agosto de 2017 e fisicamente no dia 30. O EP estreou na primeira posição do Oricon Albums Chart em suas listas diárias e semanais. O grupo se tornou o terceiro artista estrangeiro no topo da lista com um lançamento de estreia desde 2011.
O mini álbum contém as versões japonesas de “WHISTLE”, “BOOMBAYAH”, “PLAYING WITH FIRE” e “STAY”. O álbum também conta com a versão japonesa acústica de “WHISTLE”. Além do CD, o mini álbum conta com um DVD, onde contém as versões japonesas dos MV’s do grupo.
O álbum foi colocado em primeiro lugar da Oricon Weekly Album Chart, com 39.100 cópias físicas vendidas em sua primeira semana. O EP foi o 4º álbum mais vendido no Japão durante o mês de agosto de 2017, e também ficou em #1 lugar na categoria Japan Hot Albums da Billboard.
SQUARE UP
Quase um ano depois, em 15 de junho de 2018, BLACKPINK lançava mais um comeback, que também bateu diversos recordes ao longo de sua Era. O mini álbum “SQUARE UP” ficou em #1 no iTunes de 45 países nas primeiras 24 horas e foi o álbum de debut que mais vendeu na história do Hanteo. O mini álbum conta com quatro músicas: “DDU-DU DDU-DU”, “FOREVER YOUNG”, “SEE U LATER” e “REALLY”.
Com 36 milhões de views, o MV de “DDU-DU DDU-DU” bateu o recorde de videoclipe mais visualizado nas primeiras 24 horas por um artista coreano. Em clipes no geral, a música ficou atrás apenas do clipe de “Look What You Made Me Do” da cantora Taylor Swift, além de ser o MV a bater mais rápido 1M, 2M, 3M e 4M de likes no YouTube.
DDU-DU DDU-DU:
Atualmente, o MV conta com 1.1 bilhões de views e 12 M de likes, tornando o BLACKPINK o segundo artista coreano a ter um MV acima de 1 bilhão de views. O grupo juntou-se com Adele e Camila Cabello, como as únicas artistas a terem videoclipe com mais de 12 milhões de likes.
A title conquistou 121 Real Time All Kills (RAK), 29 Certified All Kills (CAK) e com 93 Perfect All Kills (PAK), “DDU-DU DDU-DU” tornou-se a música de um grupo com mais PAK’s na história. O single alcançou o topo do iTunes Worldwide Album Chart e ficou em primeiro lugar em todos os charts coreanos, sendo o terceiro ato da história do Gaon a conseguir uma coroa quadrupla. Além disso, BLACKPINK conquistou 13 wins nos programas musicais com o single.
Em 2018, também começou a surgir rumores de uma possível collab com a cantora britânica Dua Lipa. Rumor que foi confirmado através do twitter da mesma, ao postar as músicas em seu álbum. A faixa intitulada “KISS AND MAKE UP” teve seu lançamento no dia 19 de outubro, ficando em #1 no iTunes em mais de 20 países e estreou em #36 nas paradas do Reino Unido, fazendo do BLACKPINK o primeiro grupo de K-pop a alcançar o top 40.
A música estreou em #93 na categoria Hot 100 da Billboard EUA, com vendas de 11.000 cópias na primeira semana, tornando-se a segunda entrada de BLACKPINK na parada e a sétima de Dua Lipa. Em setembro de 2019, a música recebeu os certificados de platina na Austrália, ouro na Itália e prata no Reino Unido. O single ganhou o prêmio de “Melhor Colaboração do Ano” na premiação brasileira BreakTudo.
Dua Lipa postou em seu canal do YouTube o áudio oficial da música, e em menos de 5 dias contava com 10 M de views. Atualmente, o vídeo conta com 130 M de views e quase 2.5 M de likes.
JENNIE E SEU DEBUT SOLO
Em 17 de outubro de 2018, foi publicado em diversos portais de notícias coreanos, que Jennie faria sua estreia solo. Através de uma nota oficial, a YG Entertainment confirmou que Jennie estrearia uma música sozinha, no segundo semestre de 2018. Em um pedido especial feito pela cantora, ela acabou apresentando seu solo pela primeira vez antes da estreia, nos shows que o BLACKPINK faria nos dias 10 e 11 de novembro, em Seoul.
No dia 12 de novembro do mesmo ano, Jennie fazia seu debut solo com o single intitulado “SOLO”. Portais de relevância mundial como Billboard e Hollywood Life, se pronunciaram positivamente em relação ao lançamento.
O MV alcançou 15 M de views nas primeiras 24 horas e em apenas 5 horas de lançamento, o clipe chegou em 1 M de likes, batendo o recorde de MV por uma solista coreana a bater mais rápido essa meta. Atualmente, o MV conta com mais de 440 M de views e 7 M de likes, consagrando-se como o videoclipe mais curtido e com mais views por uma solista coreana.
Solo:
Logo após minutos de seu lançamento, “SOLO” atingiu o #1 de todos os charts mais importantes da Coreia. O single também ficou por duas semanas no topo do Gaon, sendo uma das únicas quatro músicas de debut a conseguir esse feito desde 2013. Tornou-se a terceira música que mais ganhou ouvintes únicos no MelOn, após uma hora de lançamento. O single também ficou em #1 no Worldwide iTunes Song Chart.
‘SOLO’ conseguiu 30 Real Time All Kills (RAK), 26 Certified All Kills (CAK), 3 MelOn Roof Hits, 4 Genie Roof Hits e debutou em #1 no iTunes de 40 países. Jennie conseguiu alcançar o topo do iTunes Mundial com o single, consagrando-se como a primeira solista feminina no K-Pop a conseguir esse feito — o único outro artista a conquistar esse feito foi PSY com “Gangnam Style”, em 2012.
A cantora conquistou 3 wins com o single e também recebeu o prêmio de “Artista do Ano” no mês de Novembro no Gaon Charts Awards de 2018. Provando seu sucesso após meses de lançamento, seu solo foi a música mais vendida no primeiro semestre de 2019.
Após um tempo do lançamento do single, Jennie foi creditada pela composição de da música. Além disso, ela esteve presente em toda produção, desde a coreografia até a estética do MV. Ela quem escolheu seus 22 figurinos, a maquiagem que usaria no MV e até o conceito.
KILL THIS LOVE
Finalmente chegamos na maior Era das meninas do BLACKPINK, marcada pela quebra de diversos recordes, pela primeira tour internacional do grupo e pela sua performance incrível nos dois dias do Coachella, um dos maiores festivais de músicas do mundo!
No dia 05 de Abril de 2019, BLACKPINK fazia seu retorno com o mini álbum “KILL THIS LOVE”, que contém as músicas: “KILL THIS LOVE” (faixa título), “DON’T KNOW WHAT TO DO”, “KICK IT”, “HOPE NOT” e uma versão remix de “DDU-DU DDU-DU”. Logo em seu lançamento, o álbum conseguiu debutar em #24 na Billboard Hot 200, sendo a maior posição por um girlgroup de k-pop, até hoje.
Kill This Love:
O MV de “KILL THIS LOVE” alcançou 56 milhões de views nas primeiras 24 horas, batendo o recorde que antes pertencia a cantora Ariana Grande com “Thank U Next” (55 milhões). O clipe também bateu o recorde de MV a atingir mais rápido 1 M de likes, em apenas 30 minutos — recorde que também pertencia a Ariana Grande. Uma hora após o lançamento, o MV atingiu 2 M de likes, sendo o clipe a atingir mais rápido esse feito na história. Atualmente, o clipe conta com 800 milhões de views e 12 milhões de likes.
O álbum debutou em #1 no World Album Charts e entrou no TOP 40 de álbuns no Reino Unido, tornando o BLACKPINK o primeiro girlgroup sul coreano a entrar nesse chart. O álbum também conquistou o #1 na Billboard Top World Album Chart e recebeu 69/100 no Metacritic baseado em quatro críticas.
Também quebrou o recorde de álbum físico mais vendido por um girlgroup na primeira semana do Hanteo, com 139,970 cópias vendidas em apenas 4 dias. O álbum ultrapassou 416.667 em vendas digitais no QQ Music, e foi o mais rápido a alcançar ‘DIAMOND TIER’ em 2019, sendo o primeiro girlgroup de k-pop a conseguir esse feito.
O single “KILL THIS LOVE” conquistou a primeira posição no iTunes dos Estados Unidos, fazendo o BLACKPINK ser o primeiro girlgroup a chegar nessa posição em 15 anos, após Destiny’s Child. A música ficou em #1 no iTunes em 40 países e entrou no Spotify Daily Chart em 59 países, detendo o recorde de maior número por um girlgroup na história — recorde que pertencia ao grupo Fifth Harmony. O single garantiu dois wins para o grupo em programas musicais.
COACHELLA E TURNÊ MUNDIAL
2019 foi um ano recheado de conquistas e de recordes para o BLACKPINK e uma dessas conquistas, além do mini álbum ‘KILL THIS LOVE’ — que teve um bom desempenho nos charts ao redor do mundo —, tivemos performances incríveis nos dois dias do festival Coachella, uma turnê mundial muito bem sucedida, concluindo com êxito seu debut nos Estados Unidos, com uma performance incrível no evento pré-Grammy.
Em janeiro de 2019, o festival Coachella postava em suas redes sociais a Line-Up do festival, onde contava com nome do BLACKPINK nos dias 12 e 19. Muitas dúvidas surgiram na época se o grupo realmente estaria presente, porém todas essas dúvidas foram embora quando o próprio grupo divulgou sobre o festival em seu Instagram oficial, confirmando sua performance.
Logo após sua estreia com o EP ‘KILL THIS LOVE’, BLACKPINK preparava-se para sua performance no dia 12, que já vinha sendo aguardada por muitos. Com exclusividade, o Youtube anunciou alguns dias antes, que faria uma transmissão ao vivo do show em um telão na Times Square. Foi a primeira vez que o Youtube transmitiu um show do festival na Times Square e nenhum outro show seria transmitido, seria algo exclusivo do BLACKPINK.
DDU-DU DDU-DU no Coachella:
BLACKPINK fez história no Coachella, como o primeiro girlgroup a se apresentar no festival. Além disso, elas são o segundo artista coreano a estarem na Line-Up (o primeiro grupo foi o Epik High, que se apresentou em 2016, na época, o grupo também pertencia a YG Entertainment).
Após os dois dias de apresentação, o grupo recebeu respostas positivas de K-netz e de não-fãs, perguntando quem eram elas. Mesmo não sendo atração principal, BLACKPINK foi o assunto mais comentado do Coachella, ficando nas tendências mundiais no twitter por horas, até após suas performances.
Sites e revistas importantes, como Billboard e Rolling Stones, fizeram matérias exclusivas falando sobre o grupo e suas performances no Coachella. Não pouparam palavras em dizer como a energia do grupo foi incrível.
“BLACKPINK estava pronto para dar ao público tudo o que eles estavam esperando; desde as primeiras notas de ‘DDU-DU DDU-DU’ a música de abertura, o grupo provou que elas não estavam aqui para brincar”
— Billboard sobre os shows do BLACKPINK no Coachella.
Em 2019 também tivemos a primeira tour mundial do BLACKPINK. A tour chamava-se ‘IN YOUR AREA TOUR’ e contou com 36 shows em 20 países. A turnê também trouxe diversas conquistas ao grupo, fazendo com que elas se tornassem o único girlgroup da história a arrecadar mais de US $1 milhão em um show, em quatro continentes diferentes. A tour também tornou-se a maior bilheteria de um show por um girlgroup de k-pop na América do Norte. Foram vendidos 75.597 ingressos e foi arrecadado um total de US$ 11.184.758.
A ‘IN YOUR AREA TOUR’ tornou-se a maior turnê por um girlgroup coreano, ultrapassando a tour japonesa do grupo Girls’ Generation (SNSD). Mais tarde, virou a maior turnê já feita por um girlgroup dos anos 10’ no mundo, elas arrecadaram US$ 46.2 Milhões, superando a “Glory Days Tour” do girlgroup britânico Little Mix. A tour também teve a maior bilheteria por girlgroup coreano de todos os tempos na Europa.
“As Titãs do k-pop retornaram em breve com uma tour mundial”
— Matéria do Grammy sobre a ‘IN YOUR AREA TOUR’.
Ao todo, foram 472,183 de ingressos vendidos, 99.16% porcentagem média dos ingressos vendidos e US$ 46.224.698 de dinheiro arrecadado. Foram 36 shows, 20 países e 4 continentes.
PERFIL DAS INTEGRANTES
Outras curiosidades de Jisoo:
Instagram: @sooyaaa__
- Tem dois irmãos e é a mais nova entre eles.
- De acordo com Jennie, Jisoo é muito engraçada e se você passar 24 horas com ela, nas 24 horas você irá rir.
- Não costuma chorar na frente das pessoas, pois não quer preocupar ninguém. No entanto, Jisoo chorou uma vez na frente das câmeras no dia do debut solo de Jennie.
- Virou trainee da YG Entert. no mês de Julho de 2011.
- É apaixonada pelo Pikachu e tem diversas coisas dele.
- Sabe tocar piano e gostaria de saber tocar violão — inclusive ela pediu para que Rosé a ensinasse.
- Inventou duas palavras: Ppoong e Nyeongan
- Sua cor favorita é Roxo.
- Já foi MC do Inkigayo por 1 ano ao lado de Jinyoung do GOT7 e Doyoung do NCT.
- Os tipos sanguíneos do BLACKPINK formam a palavra BABO (Idiota/ Bobo em coreano). Jisoo é A.
Outras curiosidades de Jennie:
Instagram: @jennierubyjane
- É filha única.
- Viveu na Nova Zelândia quando era criança por 5 anos.
- Virou trainee da YG Entert. em agosto de 2010.
- De acordo com as membros, Jennie é a melhor em cozinhar no BLACKPINK.
- Sabe falar inglês, coreano e japonês.
- Tem “mandukie” como apelido porque suas bochechas parecem um bolinho de massa e bolinho na Coréia é “Mandu”.
- Odeia leite, porém seu sabor preferido de sorvete é o de leite.
- Quando perguntada sobre o Japão, a primeira coisa que lembra é a água sabor pêssego que tem no país.
- Possui dois cachorros chamados Kuma e Kai.
- Os tipos sanguíneos do BLACKPINK formam a palavra BABO (Idiota/ Bobo em coreano). Jennie é B.
Outras curiosidades de Rosé:
Instagram: @roses_are_rosie
- Tem uma irmã mais velha chamada Alice.
- Nasceu na Nova Zelândia, porém mudou-se para a Austrália quando tinha 5 anos.
- Já foi líder de torcida.
- Entrou na YG Entert. em Maio de 2012 e classificou-se em primeiro nas audições da Austrália.
- Rosé e Lisa são muito amigas. Rosé disse que ambas as duas tiveram que deixar suas famílias quando jovens para seguir seus sonhos e por isso se aproximaram, pois entendiam os sentimentos uma da outra.
- Odeia abacate, de acordo com ela, eles são moles e estranhos. Mas Rosé durante sua visita em Nova York, comprou uma pelúcia de abacate.
- É muito sensível e chora muito facilmente.
- De acordo com G-Dragon, Rosé tem uma voz única e poderosa, ele realmente gosta da voz dela.
- Sabe tocar violão, guitarra e piano.
- Os tipos sanguíneos do BLACKPINK formam a palavra BABO (Idiota/ Bobo em coreano). Rosé é B.
Outras curiosidades de Rosé:
Instagram: @lalalalisa_m
- É filha única.
- Seu nome de nascimento era Pranpriya Manoban, mas depois de ir numa cartomante, ela mudou para Lalisa Manoban.
- É amiga de infância do BamBam do GOT7. Eles faziam parte do mesmo grupo de dança o “We Zaa Cool”.
- Virou trainee da YG Entert. em abril de 2011 e foi a única aceita nas audições na Tailândia de 2011.
- É muito brincalhona e travessa fora dos palcos.
- De acordo com as membros, Lisa é a melhor em aegyo no BLACKPINK.
- Possui 4 gatos chamados Leo, Luca, Louis e Lily.
- Tem um canal no Youtube chamado “Lilifilm”. Ela gosta de filmar as outras membros e postar os vídeos.
- De acordo com a coreógrafa Parris Goebel, Lisa é o tipo de dançarina que não é feita, mas do tipo que é naturalmente abençoada.
- Os tipos sanguíneos do BLACKPINK formam a palavra BABO (Idiota/ Bobo em coreano). Lisa é O.
Acompanhe o BLACKPINK em suas redes sociais oficiais:
Youtube | Twitter | Instagram | Weibo | V Live
Esse artigo foi escrito por Giovana Picon, Yves Santos e Gabriela Martins, integrantes do Portal Jennie, como autoras convidadas para o projeto Fala Fandom! Siga a fanbase nas redes sociais para acompanhar mais sobre a integrante Jennie!
Portal Jennie: Twitter | Instagram | YouTube
TAGS: Tudo sobre blackpink, blackpinks facts, blackpink curiosidades, blackpink fatos, blackpink profile, perfil dos membros blackpink, perfil das integrantes blackpink, linha do tempo blackpink, wins blackpink