Nos juntamos a fanbase brasileira da atriz Jeon Yeo Been para escrever tudo o que você precisa saber sobre ela. Trajetória de vida da artista, redes sociais, trabalhos, curiosidades e muito mais. Confira!
TRAJETÓRIA
Jeon Yeo Been (전 여빈), cujo nome de nascença é Jeon Bo Young, nasceu no dia 26 de julho de 1989 em Gangneung, uma cidade da província de Gangwon.
Antes de começar sua carreira como atriz, Yeo Been tinha o desejo de se tornar médica. No entanto, enquanto vagava por aí sem conseguir entrar na universidade que queria, descobriu sua paixão pelo cinema após assistir ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos” que, segundo ela, a fez chorar e sonhar em se tornar uma cineasta. Enquanto estudava na Dongduk Women’s University no Departamento de Transmissão para aprender teatro, trabalhou como membro da equipe de teatro em Daehakro antes de decidir que deveria se tornar atriz.
Dessa forma, foi aos 21 anos de idade que Yeo Been optou pela atuação e sua primeira aparição foi em um musical chamado “Lunatic” em 2009, na Dongduk Women’s University. Posteriomente, iniciou novos trabalhos através do cinema independente e do curta-metragem. Ela também apareceu em comerciais corporativos e vídeos musicais de Yoon Jong Shin, Lee Seung Hwan e Zico.
Foi após ser vista pela atriz e diretora Moon So Ri durante o Festival de Cinema Feminino de Seul que Yeo Been foi contatada para atuar em um de seus primeiros curta-metragem de 2015, “The Best Director”.
Mas foi depois de atuar no longa-metragem “After My Death” (2018) que Jeon Yeo Been ganhou grande reconhecimento por sua atuação impressionante, que logo lhe consagrou seus primeiros prêmios como atriz nas categorias revelação e de Atriz do Ano no 22º Festival Internacional de Cinema de Busan e o Prêmio de Estrela Independente no Festival de Cinema Independente de Seul (2017).
CARREIRA
Em 2015, aos 26 de idade, Yeo Been conseguiu seu primeiro papel no filme “The Treacherous”, marcando sua estreia profissionalmente como atriz. Desde então, ela conseguiu aparecer diligentemente em produções independentes, curtas-metragens e filmes como “Age of Shadows” (2016), “Write or Dance” (2017), “Merry Christmas Mr. Mo” (2017).
“Merry Christmas Mr. Mo” é um filme caloroso e romântico em preto e branco, que foi convidado para a seção “New Currents” do Festival Internacional de Cinema de Busan e ganhou o Prêmio NETPAC (Network for the Promotion of Asian Cinema), além de receber críticas favoráveis nos principais festivais de cinema estrangeiros, como Karlovy Vary, Frankfurt e Buenos Aires. Nele, a atriz Jeon Yeo Been desempenhou o papel de Ja Young, uma simples banqueira de Seul que vive sozinha no campo por causa de seu trabalho, mas que se torna amiga do personagem principal.
Para complementar o ano de 2017, Jeon ainda fez parte do elenco do drama da ONC “Save Me”, estrelado por Seo Yeji, que trata realisticamente da pseudo-religião, em que desempenhou o papel de repórter disfarçada Hong So Rin, que se infiltra em um culto religioso.
No entanto, foi no ano seguinte, 2018, que Jeon Yeo Been ganhou destaque como atriz após sua aparição como personagem principal no filme independente “After My Death”, no qual recebeu inúmeros elogios chamando a atenção de Chungmuro. Nele, Young Hee, uma estudante do ensino médio, é acusada pela morte de uma colega de classe e que em meio aos olhares cruéis que lhe pedem responsabilidade moral, começa a trilhar um caminho em busca de provar a sua inocência.
“After My Death” é um longa-metragem dirigido pelo diretor Kim Ui Seok. Filme que ganhou o prêmio “New Currents” no Festival Internacional de Cinema de Busan, e foi convidado para a seção Noves Visions do 51º Festival de Cinema de Sitges.
Após o grande sucesso em “After My Death”, Yeo Been foi escalada para participar do drama “Be Melodramatic” (2019) que tem como foco as preocupações, o romance e a vida cotidiana de três amigas que estão na faixa-etária dos 30 anos. Jeon Yeo Been se junta às atrizes Chun Woo Hee e Han Ji Eun para compor o elenco principal. Jeon, que interpreta uma personagem confiante e honesta, enfrenta diversas situações e preocupações ao decorrer da trama.
Lee Eun Jung personagem de Yeo Been, inesperadamente, se tornou um sucesso chamando a atenção do público japonês, assim podendo se estabelecer como uma atriz da 4º Onda Hallyu no Japão.
Em setembro de 2020, Jeon interpretou o papel de Jae Yeon em “Night in Paradise”, de Park Hoon Jung. O filme gira em torno do personagem interpretado pelo ator Uhm Tae Goo, que se torna alvo de uma organização rival após buscar vingança pelo assassinato de sua irmã e sobrinha e acaba conhecendo, durante sua estadia na Ilha de Jeju, Jae Yeon, uma mulher com uma doença terminal..
Hong Jae Yeon, é uma pessoa pessimista que perdeu toda a sua família para gangsters e vive uma doença terminal distante e sem ambições e apego ao mundo, mas tem habilidades de tiro para seu único objetivo na vida, a ‘vingança’. Com um final impressionante, Jeon Yeo Been buscou retratar sua personagem como uma mulher que por fora parece uma garota, mas cujos olhos são mais ferozes do que qualquer outra pessoa no mundo.
Lançado em 2021 como um original da Netflix, “Night In Paradise” ficou em 2º lugar na lista de 10 melhores filmes da plataforma.
Ainda em 2020, o diretor Kim Hee Won e o roteirista Park Jae Bum se uniram para a criação da série da tvN “Vincenzo”, estrelado por Song Joong Ki e Jeon Yeo Been e tendo como antagonista o ator e cantor Ok Taec Yeon. Assim, com o elenco confirmado, a primeira leitura do roteiro foi realizada no início de 2021.
Em “Vincenzo”, a atriz interpretou a personagem Hong Cha Young, uma bela e ambiciosa advogada com personalidade forte que se torna CEO da advocacia Jipuragi (fundada por seu pai) e se junta a Vincenzo para proteger o Geumga Plaza e destruir o Grupo Babel.
Assim, “Vincenzo” se consagrou como uma das séries coreanas mais populares em 2021, e atualmente é o 9º drama com maior audiência na história da televisão coreana e o sexto na história da tvN, com sucesso e popularidade do começo ao fim e os episódios finais recebendo as maiores avaliações desde o início da série, quebrando seu próprio recorde e ficando em primeiro lugar em todos os canais.
Se estabelecendo como uma atriz de reconhecimento internacional, ao dar vida à advogada Hong, a atriz recebeu prêmios como “Prêmio de Melhor Artista” na categoria “Atriz” no Asia Artist Awards (2021) e “Prêmio Estrela Popular” no Blue Dragon Film Awards por seu papel desempenhado em “Night In Paradise”. E também se tornou alvo de marcas como Armani Beauty, Ku:s Beauty, Chaumet, entre outras trabalhando como modelo publicit´ária.
No ano de 2021, além de marcar novas conquistas para atriz, o contrato de Jeon com a J.Wide Company expirou e ela mudou para a Management MMM com seu empresário e atualmente continua sendo agenciada pela mesma empresa.
Mais tarde, Jeon foi escalada para a série “Glitch” original da Netflix dirigida por Noh Deok e o novo trabalho do escritor Jin Han Sae, de “Human Class”. “Glitch”, logo se tornou uma trama bastante esperada devido à junção do seu novo cenário e o primeiro encontro do escritor Jin Han Sae, do diretor Noh Deok e Jeon Yeo Been.
Assim, em 2022, a atriz retratou a história de Hong Ji Hyo, que está em busca do paradeiro de seu namorado que desapareceu após uma luz não identificada aparecer misteriosamente no céu.. Nesse drama, Jeon brilhou ao mostrar um novo tipo de atuação ao estrelar uma história cheia de mistério, suspense e comédia, o que lhe rendeu indicações para premiações como o Blue Dragon Series Awards na categoria de “Melhor Atriz”.
Mais tarde, foi convidada para ser a MC da cerimônia de abertura do 27º Festival Internacional de Cinema de Busan, ao lado do ator Ryu Jun Yeol. Como também foi confirmada a participação especial de Yeo Been no filme “Alienoid” (2022) estrelado por Kim Tae Ri e Kim Woo Bin, dando vida ao personagem Hong Eon Nyeon.
Em 2023, o tão esperado drama “A Time Called You” (ATCY) teve seu lançamento, chamando a atenção do público que ansiava por sua estreia desde a confirmação pela Netflix em 2022. “A Time Called You” ou “Into Your Time” é um remake do popular drama taiwanês de nome “Some Day or One Day”, com gênero de fantasia, viagem no tempo e drama.
Composto por Jeon Yeo Been, Ahn Hyo Seop e Kan Hoon, o drama conta a história de Han Jun Hee que após entrar no corpo de Kwon Min Joo começa a viajar no tempo para o ano de 1998, onde conhece um homem com rosto idêntico ao de seu namorado. Jeon Yeo Been desempenha o papel de duas personagens com aparências semelhantes, mas com personalidades totalmente diferentes.
Logo, não demorou muito para que ATCY se estabelecesse por mais de três semanas consecutivas no top 10 de séries mais vistas mundialmente na Netflix, conseguindo a 6º posição de série mais vistas na Netflix Brasil.
Com rumores ainda no final de 2021, Jeon Yeo Been deixou os fãs ansiosos com sua suposta escalação para o filme “Spider House”/”Cobweb”. Em 2022, Jeon foi oficialmente confirmada e o elenco do filme estava completo sendo composto também por figuras como Kang Ho, Im Soo Jung, Oh Jung Se e dirigido pelo diretor Kim Jee Woon.
“Cobweb” ou “Spider’s House” conta a história de um diretor de cinema obcecado com a ideia de que o final do filme “Cobweb”, que foi gravado na década de 1970, será melhor refilmado. Nele, Shin Mido (personagem de JYB) é responsável pelas finanças da Shin Sung Film (produtora do filme), e ela está confiante de que o diretor Kim (Song Kang Ho) criará uma obra-prima e o apoia incondicionalmente mesmo contra a oposição da tia do produtor.
Conquistando popularidade antes mesmo de possuir uma data de estreia oficial, o filme foi convidado para ter sua primeira exibição no Festival de Cinema de Cannes (2023), onde foi ovacionado pelo público por mais de 10 minutos e posteriormente sendo um dos filmes coreanos a ser possivelmente cotado ao Oscar.
Com lançamento recente, “Cobweb” ainda tem muito para oferecer para o público e a ganhar como uma grande produção cinematográfica, recebendo indicações para 59º Golden Bell Awards na categoria “Best Picture” e para Jeon Yeo Been na pré-votação para as indicações oficiais do 44º Blue Dragon Film Awards nas categorias “Best Actress” e “Best Supporting Actress”.
Ademais, como uma artista que cada vez mais está conquistando popularidade internacionalmente, Jeon Yeo Been segue se modelando para a marca de roupas BYLYNN Shop e futuramente retomará às salas de cinema com o tão esperado filme “Harbin”, estrelado pelo ator Hyun Bin. Em “Harbin”, Jeon irá interpretar o papel de uma combatente que se arrisca em busca da independência do seu país que foi tomado pelo Japão em 1909.
FILMOGRAFIA
Filmes
- The Treacherous (2015)
- The Best Director (2015)
- Age of Shadows (como Gisaeng 4) (2016)
- Beaten Black and Blue (como Tiffany) (2016)
- Write or Dance (como ela mesma) (2017)
- Merry Christmas Sr. Mo (como Ja-yeong) (2017)
- Illang: The Wolf Brigade (como a Modelo de publicidade de cosméticos) (2018)
- After My Death (como Young-hee) (2018)
- Forbidden Dream (como Sa-im) (2019)
- Secret Zoo (como Kim Hae-kyung) (2020)
- Night in Paradise (como Jae-yeon) (2021)
- Alienoid (Hong Eon-nyeon) (2022)
- Cobweb (Shin Mi-do) (2023)
- Harbin (Gong Boo-in) (ainda sem data de lançamento)
Dramas
- Save Me (Hong So-rin) (2017)
- Private but Good Day Season 2 (Jo-hee) (2017)
- Live (Yeong-jae) (2018)
- Be Melodramatic (Lee Eun-jung) (2019)
- Vincenzo (Hong Chayoung) (2021)
- Glitch (Hong Jihyo) (2022)
- A Time Called You (Han Jun-hee/Kwon Min-ju) ( (2023)
MV´s
- Arrogance and prejudice – Zico (2015)
- “Home” – Brown Eyed Soul (2015)
- Solji (Hukky Shibaseki Remix) – Jang Gyu (2016)
- Summer cold – Voice Spur (2016)
- Just bye – Lee Seung-hwan (2016)
- Time to become an adult – Rooftop Moonlight (2017)
- Into the Light – Solid (2018)
- Farewell talk Yoon – Jong-shin (2018)
- “Foolish Love” – MSG Wannabe (2021)
- “Only You” – MSG Wannabe (2021)
PRÊMIOS
- Festival de Cinema Independente de Seul ‘Prêmio Estrela Independente’ – After My Death (2017)
- Busan International Film Festival ‘Atriz do Ano’ – After My Death (2017)
- Korea Best Star Award ‘Best New Actress’ – After My Death (2018)
- Cine21 Film Awards ‘Best New Actress’ – After My Death (2018)
- Marie Claire Film Festival ‘Best New Actress’ – After My Death (2018)
- Busan Film Critics Awards ‘Best New Actress’ – After My Death (2018)
- Buil Film Awards ‘Best New Actress’ – After My Death (2019)
- CGV Art House Special Awards ‘Prêmio Especial do Ano’ – After My Death (2019)
- Chunsa Film Art Awards ‘Best New Actress’ – After My Death (2019)
- Film Award of the Year ‘Revelação do Ano’ – After My Death (2019)
- Grand Bell Awards ‘Best New Actress’ – After My Death (2020)
- Asian Artist Awards ‘Prêmio de Melhor Artista – Atriz’ – (2021)
- Blue Dragon Film Awards ‘Prêmio Estrela Popular’ – Night In Paradise (2021)
- Kinolights Awards
- OBS Hot Icon Awards ‘OBS 2021 Hot Icon Trend’ – (2021)
- Marie Claire Film Festival ‘Prêmio de Brilho’ – (2023)
CURIOSIDADES
- Jeon YeoBeen não queria ser atriz. Inicialmente ela tinha o sonho de se tornar médica, no entanto, após dificuldades em entrar na faculdade, ela se interessou pela indústria do entretenimento onde inicialmente participava apenas do bastidores.
- Ela tem mais dois irmãos, sendo a irmã do meio.
- Jeon Yeo Been recebeu bastante apoio da família, seu irmão mais velho estava por trás das fotos que ela usou no início da sua carreira. Em entrevista ela disse que na época era muito caro o ensaio fotográfico e como seu irmão é fotógrafo, ele se ofereceu para tirar suas fotos. Ademais, em 2022, os dois irmãos de Yeo Been foram apoiá-la durante o 27º BIFF no qual ela foi MC.
- Começou a atuar após cinco anos que se formou na faculdade.
- “Jeon Yeo Been” foi um novo nome dado por sua mãe quando ela estava no ensino médio. O “novo” nome tem como significado uma “pessoa que brilha completamente”.
- Quando estava estudando no ensino médio, Jeon era presidente de turma e popular entre os estudantes por sua boa aparência.
- Além de atuar, Jeon Yeo Been também trabalhou paralelamente como modelo no início da sua carreira como atriz.
- Em 2022, Jeon Yeo Been foi convidada para participar do 10º Muju Mountain Film Awards, selecionada como a 4º artista/atriz a “protagonizar” o programa especial de atores do evento, onde expôs o livro “Next Actor”, que conta sua história como pessoa e atriz.
- Yeo Been é sempre mencionada por seus amigos e colegas de gravação como uma pessoa que está sempre cuidando de todos.
- Ela recebeu o título de “Monstro da Atuação” por sua atuação marcante e como se transforma quando está gravando. Recentemente, o Dir. Kim Jee Woon em entrevista enfatizou sobre como ela se transforma em um monstro no set.
- Em entrevista dada para ELLE Taiwan, Jeon disse que gostaria de ser como o mar, pois assim como a água corrente ela deseja estar sempre em movimento e se renovando.
- Como uma cineasta apaixonada pelo que faz, em 2022 Jeon Yeo Been participou da campanha “Please Take Care of Shinyoung Theatre” realizada em Shinyoung. A campanha consistia em apoiar o teatro de de sua cidade natal que estava passando por dificuldades financeiras devido a um corte em todo o seu fundo de apoio. Então, para o Cine Talk ela escolheu o filme “Aftersun”.
- Longe das telinhas, Yeo Been leva uma vida serena, aproveitando seu lazer, praticando esportes, emergindo literalmente em tudo que se refere à cinema.
- Ela já escreveu artigos sobre filmes. O filme “La vie en Rose” foi intitulado como “O filme da minha vida”.
- Devido à sua estreia “tardia” profissionalmente como atriz, Yeo Been estabeleceu uma meta de que se até os 30 anos de idade ela não conseguisse viver da atuação, desistiria de seguir a carreira. Ela disse que mesmo gostando do que fazia, como um ser humano, tinha que ganhar a vida mesmo que não fosse como atriz. Assim, pensou que “After My Death” poderia ser o seu último trabalho como atriz.
- Jeon Yeo Been teve receio de participar do filme “After My Death” por causa da sua idade, para o filme ela teria que desempenhar o papel de uma jovem adolescente. No entanto, tudo ocorreu bem e Yeo Been conquistou o público e a crítica por sua atuação e aparência, chamando a atenção de Chungmuro.
- Após publicar nas redes sociais (SNS) uma foto que seu irmão mais velho tirou dela, inesperadamente oportunidades para atuação surgiram uma após a outra.
REDES SOCIAIS
JEON YEO BEEN
Instagram: instagram.com/jeon.yeobeen
FANBASE
Twitter: @YeoBeenBrasil
Instagram: @yeobeenbrasil
CuriousCat: curiouscat.live/YeoBeenBrasil
Esta publicação foi desenvolvida pela fanbase Yeo Been Brasil como autor convidado no projeto Fala Fandom da K4US. As informações foram coletadas do Naver e entrevistas concebidas por ela para revistas como ELLE Korea, Esquire e muito mais.