“Smile Code (Decifrando seu sorriso)” é um romcom (comédia romântica) instigante e reconfortante, relembrando que em tempos difíceis um lar é mais que uma construção física, é ter a alma reconfortada por outra.
Baseado na novel ”Lost Laughter (失笑) / Riso perdido” de Zu Le (祖乐), o c-drama é produzido pela Tencent Video e está disponível em português no Viki e na WeTV.
ENREDO
Ambientado em Xangai, o c-drama apresenta a história de Gu Yi (Shen Yue), uma jovem na casa dos 20 anos que tenta equilibrar uma vida dupla como redatora numa revista de moda e comediante de stand-up no pub “Ounce comedy club”.
Depois de um dia difícil, Gu Yi acaba por tentar flertar com um homem bonito entre a plateia, mas fica intrigada por ele ser o único a não rir das piadas dela. Ao longo das tentativas de se aproximar de Dai Wen (Lin Yi), descobre que na verdade ele tem alexitimia, uma condição psicológica que inibe e dificulta o entendimento e a expressão de quaisquer emoções.
E o plot vem quando nossa protagonista passa por problemas e é abrigada pelo o então “robô” Dai Wen, entregando uma linda e incrível jornada.
OPINIÃO
Iniciei “Smile Code (Decifrando seu sorriso)” sem muita expectativa, porque a meta era ver o Lin Yi (rsrsrsrs) e a She Yue, mas acabei completamente apaixonada, claramente um dos melhores c-dramas modernos deste ano e vou listar alguns dos meus pontos!
Começo falando de temáticas, apesar de ser uma comédia romântica, a trama aborda assuntos atuais e sensíveis, como stand-ups, condições psicológicas, inclusão e luto, tudo tratado de forma delicada e com muita seriedade.
Inclusive, a primeira parte do drama além de apresentar os próprios ambientes e personagens, mostra de forma bastante profunda e delicada a condição psicológica do nosso protagonista, retratando o quão difícil era para ele lidar com a alexitimia, assim como era difícil para os que estavam ao redor.
Não faltaram cenas de consultas e menções ao tratamento psicológico. Uma problemática trazida disto era o estado clínico do Dai Wen, o que inicialmente não lhe dava condições emocionais para entrar em um relacionamento, sendo aconselhado e a ser claro com a Gu Yi.
Aqui entra outro ponto bem trabalhado no drama, a responsabilidade emocional. E não apenas em relacionamentos amorosos, mas em amizades e nas relações familiares.
Falando em famílias, fazia tempo que não via uma delas sendo retratada de forma tão companheira e leve, como a relação da protagonista e sua mãe. Juro, a mãe dela aparecia e trazia um quentinho no coração, até nos momentos tristes.
Outro ponto trazido como temática foi a luta pela inclusão, com o nosso protagonista sendo um jovem designer de mobiliários, ele desejava criar projetos acessíveis, promovendo a inclusão social de pessoas com deficiências diversas, mas estava sempre esbarrando na visão mercadológica que a área não é lucrativa.
Indo para o segundo ponto: o desenvolvimento. O drama tem um bom desenrolar da narrativa, assim como do próprio relacionamento dos protagonistas.
Afinal vemos a Gu Yi sendo apresentada inicialmente como uma garota sonhadora e alegre, que cria piadas para diversas situações, mesmo as difíceis, se tornando uma mulher que sabe seu valor e seus limites e que se doa a tudo que ama de forma intensa.
Já o Dai Wen, que inicia sendo comparado com um robô, vai aos poucos vivendo uma jornada de descobertas sobre si e sobre os outros. E devo dizer que a atuação do Lin Yi está incrível, pois ele não podia fazer muitas expressões já que não entendia os sentimentos, demonstrando muito bem de forma gradual da dor, a ternura e o carinho com os olhares. 🥹
Como casal, eles simplesmente são companheiros e mais do que isso, são o lar um do outro, e é incrível ver como estavam dispostos a se aceitarem, assim como abraçar um ao outro por completo.
Já no terceiro ponto, temos a trilha sonora. As músicas desse drama fazem você imergir completamente na história. As letras condizem com os momentos e são realmente cativantes.
São poucas trilhas sonoras que se tornam tão perceptíveis, já que muitas vezes estamos tão imersos que elas acabam apenas compondo o todo. Não aqui. Aqui as músicas brilham, fazendo você não querer pular a abertura, por exemplo.
E como último ponto, mas não menos importante: as mensagens em “Smile Code (Decifrando seu sorriso)”. Uma delas vem com a descoberta que o lar não se trata de um espaço físico, mas de um espaço-tempo onde uma alma toca a outra, de forma a acalentar e confortar as feridas, impulsionando ao melhor de cada um. Foi isso que o Gu Yi trouxe para o Dai Wen e vice-versa.
Além disso, ao longo de todo drama, também vemos a nossa protagonista sorrir e sendo justamente o sorriso dela o que encanta não apenas o nosso protagonista, mas as pessoas ao seu redor.
Vê-la tentando lidar com as dificuldades, sem medo do ridículo (muitas vezes) e fazendo piada do que aconteceu e levando alegria a sua plateia, mostra como essa resiliência torna a Gu Yi tão autêntica, pois ela não negava sua dor, muito pelo contrário, ela levava seu tempo para digerir e voltava com um outro pacote de piadas novas. E falando em piadas, isso nos leva a primeira questão “negativa”, por assim dizer do drama.
Talvez pela diferença cultural, ou linguística, o fato é que por vezes, os esquetes cômicos da protagonista não colavam. Não sei se eram realmente piadas ruins, ou realmente não compartilhava da vivência pra rir. Mas apesar disso, a narrativa não é de fato afetada.
Mas como nada é perfeito, o drama tem outra questão: a continuidade, em alguns momentos tinham umas cenas específicas que eram deixadas no limbo, pois na sequência aquilo era tratado como passado e bola pra frente, deixando você assim… 🤡 olhando pra tela. Pelo menos uma coisa garanto, eles não deixaram pontas soltas, mas não custava nada um corte menos seco. JURO Tencent.
Por fim, se você for assistir “Smile Code (Decifrando seu sorriso)”, trailer abaixo, prepare-se para ver uma jornada de autodescoberta, construções de confiança, a luta do cotidiano urbano e a superação do luto, tão particular de cada um. E claro, o mais importante, vai perceber que o seu sorriso pode ser o conforto de alguém.
Smile Code (Decifrando seu sorriso)
Título original: 失笑
Ano de lançamento: 2024
Direção: Randy Che
Roteirista(s): Li Peisheng, Liu Qian e Xu Jie
Elenco: Shen Yue e Lin Yi
Episódio(s): 34