O número de membros e a sincronização é algo que chama a atenção no SEVENTEEN desde o debut. Mas, além disso, uma característica indispensável ao falar do grupo é o fato deles se apresentarem como “self-producing group” desde essa época.
A expressão usada para descrever artistas que participam, em algum grau, da criação de suas músicas, é uma característica transformada em um modelo de gestão artística dentro do SEVENTEEN, se tornando uma parte essencial de sua identidade.
13 membros = 13 compositores e produtores
Se apresentar como um grupo “self-producing” não significa que os membros criem todas as suas músicas e outros conteúdos por conta, reconhecendo diversas vezes o trabalho de outros produtores e coreografos com quem já trabalharam, como o Bumzu, mas a participação de cada membro é inegável.
Enquanto Hoshi, líder do Performance Team, se tornou um dos grandes coreografos do grupo, participando das criações por trás das performances de “Very Nice”, “Pretty U” e “Shining Dimond”, S-Coups, líder do Hip-Hop Team, assume uma grande participação na composição dos raps das músicas do grupo. A participação dos outros membros de ambas as units também é bem reconhecida entre os fãs, seja em trabalhos individuais ou no próprio grupo, mas um destaque especial é indispensável para o Woozi e o Vocal Team.

No primeiro mini-álbum do grupo em 2015, o “17 Carat”, Woozi contribuiu na composição das cinco faixas e, desde então, se tornou um dos principais compositores do grupo. De faixas mais energéticas, como “Adore U”, até as mais emotivas, como “Kidult”, ele assina a composição e produção de diversas músicas, construindo uma identidade coesa para o SEVENTEEN.
Com os outros membros do Vocal Team e o Hoshi, ele foi responsável, inclusive, pela produção da famosa intro do GOING SEVENTEEN, o programa queridinho entre as CARAT. O processo foi registrado no sexto e sétimo episódios do programa em 2019, rendendo comentários como:
Fiquei arrepiada enquanto assistia eles se fazendo sozinhos assim…
O envolvimento criativo deles no programa também se estende para a decisão sobre conceitos, figurinos e roteiros, além de muitos episódios serem dirigidos com ideias sugeridas pelos integrantes.
Uma referência na indústria
Seguindo o amadurecimento do SEVENTEEN durante esses 10 anos, a autoprodução do grupo, que antes era voltada para um pop juvenil, também passou a flertar com sonoridades mais complexas, como o R&B, EDM e até elementos tradicionais da música coreana, como em “HOT”.
O envolvimento criativo do grupo fez com que eles se tornassem uma referência e, ainda que outros grupos como BTS, Stray Kids e I-DLE também se engajam na composição de suas músicas, é inegável o reconhecimento e importância que o SEVENTEEN deu para esse modelo como base para sua identidade, relembrada constantemente em lançamentos posteriores, como “Maestro”:
Cantamos sobre como esperamos conduzir o mundo como um maestro que lidera as tendências musicais. Se você ouvir a música com atenção, descobrirá que há alguns sons familiares nela. Usamos os sons de sete de nossas músicas anteriores, incluindo ‘Adore U’, para criar esta nova música – Explicou Woozi em entrevista ao The Korea Herald.
Com dez anos de debut, acho que todos podem concordar que SEVENTEEN não é sinônimo apenas de um grupo de sucesso, com milhões de álbuns vendidos e turnês esgotadas, mas também uma referência de autonomia criativa, que fortalece a conexão com o público e a identidade deles, certo?