O MV de “We Lost The Summer”, do TXT é um reflexo ainda urgente sobre a pandemia do novo coronavírus


Quando TXT lançou o EP “minesode1: Blue Hour”, em outubro de 2020, “We Lost The Summer” chamou a atenção por ser uma canção sobre como a pandemia do novo coronavírus nos afeta. O videoclipe, lançado menos de um mês depois, contribuiu para que a música brilhasse ainda mais e evidenciou uma mensagem ainda urgente: é preciso respeitar as medidas de biossegurança.

Antes de falar sobre o videoclipe, precisamos destacar o quão melancólica a letra consegue ser em meio ao dance hall, que é bem animado. A letra é bem imediatista em alguns momentos, mas consegue ter uma certa longevidade ao exemplificar em versos uma sensação que todos temos: parece que essa pandemia nunca vai acabar.

“O primeiro dia no meu calendário, os numerosos primeiros dias depois”

“We Lost The Summer”, Tomorrow X Together

Para traduzir em imagens todos esses sentimentos, o grupo optou por um MV com uma história bem simples. Logo nos primeiros segundos, vemos o quinteto recebendo, via celular, o aviso de isolamento social e, posteriormente, como cada um está reagindo à pandemia do novo coronavírus em suas residências. Tudo isso em meio a flashbacks de um verão passado ou a imaginação de como o verão perdido poderia ter sido (cabe para cada um tais interpretações).

Um ponto muito interessante do videoclipe é como o aspect ratio (proporção de altura e largura de imagem) é usado para evidenciar o enclausuramento causado pela pandemia da covid-19. Sempre que os integrantes estão sozinhos em suas respectivas residências, o MV opta por ficar em 4:3, quase um quadrado, dando, às vezes, uma sensação de claustrofobia. Já quando há cenas no passado, pré-covid-19 (ou o verão imaginado), é optado o 16:9, evidenciando a normalidade perdida.

Aspect ratio em 4:3 usado para evidenciar o enclausuramento causado pela pandemia.

O MV é bem inteligente ao usar bastantes referências que podem causar identificação a todos — principalmente àqueles que respeitaram lockdowns ou optaram por ficar em suas casas quando possível — tornando a produção bem atual. A principal das referências é o TikTok, aplicativo de vídeos que teve sua popularidade escalonada ao máximo nos primeiros meses de pandemia, com o uso de filtros de anime e referências claras a challenges que fizeram sucesso.

Essas referências não servem apenas para trazer à tona a atualidade da produção, mas também para mostrar que o TikTok, por exemplo, é uma das ferramentas que usamos para fugir do tédio e tentar fazer com que nossa saúde mental não seja afetada de alguma forma. Porém, muitas vezes é quase impossível não escapar do tédio quando se mantém uma rotina que não difere muito de um dia ao outro.

“Essa semana de pesadelo, agora um mês, um ano”

“We Lost The Summer”, Tomorrow X Together

Em menos de quatro minutos, o quinteto consegue entregar um MV que, infelizmente, ainda é necessário para alertar sobre a importância do distanciamento social e cumprimento de outras medidas de biossegurança, como o uso de máscaras ao final. Por retratar uma realidade, o grupo consegue também entregar um videoclipe importante para a história por registrar, ainda de maneira fictícia, um de seus momentos mais caóticos.

Assistir novamente a esse videoclipe quase quatro meses depois de seu lançamento traz uma sensação muito triste, porque, sinceramente, nada mudou. Pegando o cenário brasileiro como exemplo, o quadro só piora com o número de mortes por covid-19 diariamente quebrando recordes e as UTIs cada vez mais lotadas. É “um inverno eterno”, como cantam, e nós só queremos que tudo isso acabe o mais rápido possível.