Iniciei You Are My Spring sem muita expectativa, mas me surpreendi muito! É um daqueles k-dramas que nos faz surtar com o casal fofo e queimar os neurônios tentando entender o quê aconteceu e quem, de fato, foi o culpado, em vários casos de assassinato.

10/10

You Are My Spring

Título original: 너는 나의 봄

Roteirista(s): Lee Mi Na

Direção: Jung Ji Hyun, Joo Sang Kyu

Episódio(s): 16

Ano de lançamento: 2021

Estúdio: tvN | Netflix

Plataformas atendidas: Netflix

HISTÓRIA 

You Are My Spring conta a história da Kang Da Jung que vivenciou um período muito conturbado na infância com o pai alcoólatra que agredia sua mãe. Anos após fugirem das agressões, ela acaba reproduzindo o mesmo padrão de sua mãe ao sempre se envolver com homens abusivos. Todas as vezes que Kang Da Jung termina um relacionamento, ela se muda decidida a recomeçar. Dessa vez, ela se mudou para o apartamento no terraço do Edifício 99. 

Joo Young Do é um famoso psiquiatra que ajuda muitas pessoas a encontrarem o caminho para uma melhor qualidade de vida e esclarece dúvidas que levam aos preconceitos referente aos tratamentos para a saúde mental. Ele aluga o terceiro andar do Edifício 99 e torna-se vizinho da Kang Da Jung. 

Ambos, que tiveram infâncias traumáticas e continuam vivenciando situações ruins na vida adulta, logo começam a se apoiar mutuamente. Contudo, também acabam interligados a um caso de assassinato perturbador. 

PERSONAGENS

Kang Da Jung

Imagem/reprodução: tvN | Netflix

Kang Da Jung (Seo Hyun Jin) é compreensiva e determinada. Sua infância foi muito difícil, pois é filha de um pai alcoólatra e agressivo. Apesar disso, é uma mulher empática e bem-sucedida, mesmo que ao longo da vida tenha se relacionado com homens questionáveis. 

Joo Young Do

Imagem/reprodução: tvN | Netflix

Joo Young Do (Kim Dong Wook) é um psiquiatra dedicado que transborda empatia. Ele tenta mostrar para as pessoas que a saúde mental importa. Contudo, Young Do pensa que tem apenas 50% de chance de um futuro e, ao se apaixonar, começa a vivenciar emoções que não sabe lidar. 

Chae Jun/Choi Jung Min

Imagem/reprodução: tvN | Netflix

Chae Jun/Choi Jung Min (Yoon Park) é o simpático e insistente pretendente da Kang Da Jung, apelidado por ela de stalker. Porém, por trás do grande sorriso e voz doce ele esconde segredos sombrios.

Dr. Ian Chase/Choi Jung Min

Imagem/reprodução: tvN | Netflix

Dr. Ian Chase/Choi Jung Min (Yoon Park) é o misterioso médico com cidadania americana e  idêntico a Chae Jun. Apesar de ser muito reservado e até mesmo grosseiro em diversos momentos, ele tem muitos traumas e sua relação com Chae Jun é mais profunda do que se imagina. 

Ahn Ga Young

Imagem/reprodução: tvN | Netflix

Ahn Ga Young (Nam Gyu Ri) é a divertida ex-esposa do Joo Young Do que pode ser extremamente inoportuna em diversas situações. Mas é fácil se apegar à sua vibe ingênua e fica claro que ela não é uma ex que ficará no caminho do casal principal.

OPINIÃO

“Todos têm histórias para esconder e coisas que não querem ouvir, mesmo sendo verdade. Sendo assim, a verdade pode ser uma agressão”

Joo Young Do

Para a grande maioria dos profissionais que cuidam da saúde mental a linha entre um comentário assertivo e uma análise indesejada é muito tênue. Então, é necessário tomar muito cuidado com as coisas que se fala, pois geralmente a análise é natural e automática. Entretanto, o outro não precisa e, muitas vezes, não quer saber. 

Imagem/reprodução: tvN | Netflix

Joo Young Do sabe delimitar muito bem, apesar de parecer equivocado ao falar tantas coisas para a Kang Da Jung, o que pode passar a impressão de intromissão. Apesar disso, acredito que ele teve esse comportamento para ajudá-la a perceber quais mecanismos de defesa eram prejudiciais para a sua vida.

You Are My Spring mostra de forma muito delicada os medos mais comuns dos seres humanos como, por exemplo, se apaixonar. Após passar por situações difíceis depois de uma paixão e/ou ver alguém sofrendo muito, a pessoa pode acabar se fechando para novas possibilidades. O pensamento refletido no drama como o mais comum em pessoas que estão começando a se apaixonar é “estou encrencado”. Porém, eles mostram que isso não é necessariamente uma verdade, pois o ideal é enfrentar esses medos e aproveitar o momento. 

A repetição de relacionamentos “fracassados” podem fazer com que uma pessoa se feche cada vez mais e passe a afastar novos pretendentes, como é o caso da Kang Da Jung que sempre se relacionou com homens com índoles questionáveis. Ela, então, decidiu dar um tempo para si mesma, mesmo com o Chae Jun constantemente se declarando. Ele, inclusive, tenta mostrar os seus pontos positivos para ela.

You Are My Spring destaca o quão doloroso pode ser um término e tudo o que ele implica. Você pode acabar se afastando dos amigos que tinha em comum com aquela pessoa, sofrendo ao frequentar os lugares que iam juntos. Músicas que tinham significado especial se tornam dolorosas demais para ouvir.

Imagem/reprodução: tvN | Netflix

Kang Da Jung é extremamente paciente com sua melhor amiga, Park Eun Ha, que ainda sofre por um término de relacionamento, em momento nenhum a julgando e a tratando como boba. Ela simplesmente entende e está ao lado da amiga nos momentos mais difíceis, o que é simplesmente glorioso!

“Em um filme de duas horas, ‘para sempre’ são duas horas. E acho que isso é o suficiente”

Kang Da Jung

É uma analogia ao fato de que precisamos aprender a viver o aqui e agora, para aproveitar todos os momentos possíveis, pois ao focar demais no futuro nos auto sabotamos.

Imagem/reprodução: tvN | Netflix
Imagem/reprodução: tvN | Netflix

A reviravolta do drama, certamente, é a resolução dos assassinatos e a motivação dos envolvidos. Inicialmente nos fazem acreditar que é uma pessoa e depois reforçam essa ideia. Porém, logo em seguida, entramos em parafuso quando alguns flashbacks aparecem e algumas informações são reveladas. Aparentemente, voltamos à estaca zero. Mesmo com todo o yo-yo, a história nos dá um direcionamento muito coerente no final.


You Are My Spring vem com tantos aprendizados que é doloroso não poder falar abertamente sobre todos, mas é um k-drama que merece ser maratonado e muito amado!

Texto por Nai | Revisão por Caroline Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos