Mouse, sem dúvidas, será meu drama favorito de ação, mistério e sci-fi por um longo tempo. É uma produção que entrega tudo o que mais gostamos: personagens bem construídos, história coerente e muita ação!
Mouse
Título original: 마우스
Roteirista(s): Choi Ran
Direção: Choi Joon Bae, Kang Cheol Woo
Episódio(s): 20
Ano de lançamento: 2021
Estúdio: tvN
Plataformas atendidas: Viki
Uma história de suspense que faz a pergunta-chave: “E se pudéssemos identificar psicopatas com antecedência?” Os assassinatos implacáveis de um serial killer enlouquecido deixaram toda a nação dominada pelo medo, e o caos reina. O policial novato em busca de justiça, Jung Ba Reum, fica cara a cara com o assassino. Enquanto ele sobrevive ao seu perigoso encontro com o psicopata, Jung Ba Reum vê sua vida mudando completamente diante de seus olhos. (Fonte: MyDramaList)
HISTÓRIA
Mouse acompanha a história de portadores do gene da psicopatia. Nessa realidade alternativa é possível identificar, durante a gestação, se o feto possui ou não esse traço no DNA. Por conta disso, surge um projeto de lei que prevê o aborto legalizado com a idealização de um futuro sem crimes. Contudo, Daniel Lee (Jo Jae Yoon), o cientista que fez essa descoberta, ressalta que existe 99% de chance da psicopatia e 1% de chance da genialidade.
Anos após o projeto de lei ser recusado, diversos assassinatos são cometidos. O assassino principal possui um modus operandi variado, mas sua assinatura é específica e logo passa a ser temido pela nação. Todavia, o criminoso não esperava se deparar com o detetive Ko Moo Chi. Ele possui rancor de psicopatas e seu esporte é caçá-los. Moo Chi logo conhece Jung Ba Reum, um policial de vizinhança, obstinado e disposto a ajudar o máximo que pode, apesar de sua aparente fragilidade para encarar sangue e crueldade.
PERSONAGENS
Jung Ba Reum
Jung Ba Reum (Lee Seung Gi) é um policial amado, principalmente em seu bairro. Quem o conhece é facilmente conquistado pelo seu senso de dever e responsabilidade social. Sua constante tranquilidade é colocada em cheque ao participar das investigações de assassinatos.
Sung Yo Han
Sung Yo Han (Kwon Hwa Woon) é um médico inexpressivo, mas muito competente. Sua comunicação tende a ser direta e gera desconfiança na maioria das pessoas. Quase não possui relações pessoais e as que existem, aparentemente, são superficiais.
Ko Moo Chi
Ko Moo Chi (Lee Hee Joon) é um detetive obstinado e perspicaz. Vive apenas em busca de vingança após a trágica morte de seus pais. Apesar de se deixar levar pela emoção, possui uma linha de raciocínio diretiva que o torna um ótimo profissional.
Choi Hong Joo
Choi Hong Joo (Kyung Soo Jin) é uma repórter e produtora que investiga casos delicados e os transmite em seu programa semanal. Apesar de ser muito conhecida devido a seu trabalho, ninguém imagina os segredos que ela esconde de uma infância cheia de traumas e arrependimentos.
Oh Bong Yi
Oh Bong Yi (Park Ju Hyun) é uma jovem traumatizada que cruzou o caminho de um “predador” na infância e isso quase custou sua vida. É obstinada e decidiu lutar com as próprias mãos para se vingar. Entretanto, parece que a má sorte a acompanha o tempo todo.
OPINIÃO
Enredos que conseguem prender minha atenção com facilidade, definitivamente, são os de investigação e melhora em 100% quando é relacionado à seriais killers. Como esses perfis fizeram parte dos meus estudos por muitos anos, é difícil deixar velhos hábitos para trás. Então, meu lado analítico floresce ainda mais com casos de assassinato em série orquestrados por um psicopata. Mas engana-se quem acha que todos os enredos desse gênero são bons. Na verdade, existem muitos que são fraquinhos demais.
Mouse é, de longe, um dos melhores que já assisti. Mesclando fatos reais e ficção científica temos uma história cheia de pessoas cruéis, vítimas muito traumatizadas e gênios que podem reformular o significado de impossível para a ciência. Os cortes de cenas são realizados de maneira abrupta e inicialmente parece mal feito ou até mesmo descaso, mas conforme os episódios evoluem fica claro que essa foi a maneira dos diretores contarem uma história cheia de poréns. Portanto, todas as cenas são importantes e mesmo que demore, são contextualizadas!
Em enredos muito complexos e extensos, é fácil se perder. Contudo, a roteirista Choi Ran conseguiu construir essa história sem deixar nenhuma ponta solta. Tudo acontece para responder a pergunta: sendo possível identificar os genes psicopatas em um feto, é justo e certo realizar o aborto? Retirar essa pergunta da minha cabeça é impossível. E posso pensar o quanto for, não consigo chegar a uma resposta definitiva.
Como a premissa de Mouse é de identificar o gene da psicopatia em fetos, durante o drama acompanhamos dois jovens que foram identificados como portadores e, durante muitos episódios, não é possível ter certeza qual dos dois é o criminoso. Algumas coisas parecem óbvias e outras nem tanto, seguimos um processo de certezas e incertezas intensas. Apesar disso, admito que mesmo com os altos e baixos, a minha teoria sobre o verdadeiro culpado estava certa desde o início.
O ENREDO
Inicialmente temos o enredo de 1995, em que o assassino em série conhecido como Headhunter era temido e parecia infalível em suas artimanhas, fez diversas vítimas e parecia impossível pará-lo. Contudo, como de praxe, ele ficou arrogante demais e cometeu um erro.
Em suma, a história é tão estruturada, que duas crianças que tiveram contato direto com o assassino naquela época acabam, de alguma forma, envolvidas nos assassinatos mais de vinte anos depois.
Os crimes cometidos na “atualidade” de Mouse foram mais contextualizados e, para mim, fizeram mais sentido no panorama geral. A motivação para o primeiro assassinato foi indicada como vingança e por muitos episódios esse fator pareceu não se encaixar em nenhum contexto. Contudo, no final fez todo o sentido.
O k-drama faz referência ao genial filme “The Truman Show”, mas diferente do clássico hollywoodiano, Mouse é uma história pesada de assistir. Para pessoas mais sensíveis a cenas fortes e a diálogos cruéis, o enredo pode ser ainda mais denso. Todavia, é uma história que envolve e apesar de possuir 20 episódios, parece passar voando.
Confesso que quando vejo Lee Seung Gi em um elenco erro ao achar que ele já mostrou tudo o que pode como ator. Me surpreendo todas as vezes. Em Mouse ele se superou!
Eu ainda não conhecia o trabalho dos atores Lee Hee Joon e Kwon Hwa Woon, mas a interpretação de ambos foi ótima e me faz querer assistir outras produções com eles. Por enquanto, recomendo que Mouse seja maratonado e divulgado por muito tempo!
Texto por Nai | Revisão por Caroline | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos