8/10

Juror 8

Título original: 배심원들

Gênero: Suspense, Direito, Drama

Ano de lançamento: 2019

Duração: 1h54min

Direção: Hong Seung Wan

Roteirista(s): Hong Seung Wan

Elenco: Moon So Ri, Park Hyung Shik, Jo Soo Hyang, Jo Han Chul, Seo Jung Yeon, Kim Mi Kyung, Yoon Gyung Ho, Baek Soo Jung, Seo Hyun Woo

Plataformas atendidas: Movie Asian Fansub


A HISTÓRIA

Juror 8 é um filme baseado na história do primeiro julgamento com júri da Coreia do Sul. O fato ocorreu em 2008, no caso de um homem acusado de ter matado a própria mãe. Sendo essa a única informação dada sobre o caso que inspirou o filme, é muito difícil determinar o que, na produção, é ficção e o que não é.

O filme acompanha, basicamente, a história do julgamento onde os oito jurados escolhidos pela juíza Kim Joon Gyeom (Moon So Ri), passam dois dias debatendo sobre a culpa do réu em relação à morte de sua própria mãe. A princípio tudo parecia muito claro, porém a dúvida de um único jurado, e os acontecimentos desencadeados a partir de então, levou todo o caso a ser reavaliado pelo grupo. 

Juror 8 with park hyung sik, jo han chul,  yoon gyung  ho, Seo jung yeon

Quanto mais a fundo os jurados entram no caso, mais dúvidas e mais teorias surgem, levando-os a refletir sobre diversos aspectos que envolvem deliberar se alguém é culpado ou não. Será que os jurados conseguirão entrar em um consenso e determinar sua sentença para o réu?

A JUÍZA

A juíza Kim Joon Gyeom (Moon So Ri) é extremamente profissional e respeitada no meio jurídico. Tendo escolhido a dedo as pessoas que participariam do primeiro julgamento com júri do país, ela sabe a importância da lei para manter a ordem e a justiça. 

O JURÍ

juror 8 with Baek Soo Jung, Kim Mi Kyung, Yoon Gyung Ho, Seo Jung Yeon, Jo Han Chul, Kim Hong Pa, Jo Soo Hyang and Park Hyung Sik
O júri é composto por 8 pessoas extremamente diferentes entre si. Yoon Geu Rim (Baek Soo Jung) é o Jurado 1, um estudante do primeiro período de direito; Yang Choon Ok (Kim Mi Kyung) é a Jurada 2, uma cuidadora de um lar de idosos; Jo Jin Shik (Yoon Gyung Ho) é o Jurado 3, um ator ainda desconhecido; Byun Sang Mi (Seo Jung Yeon) é a Jurada 4, uma dona de casa de classe média alta; Choi Yeong Jae (Jo Han Chul) é o Jurado 5, um secretário chefe de uma grande empresa; Jang Gi Baek (Kim Hong Pa) é o Jurado 6, um coveiro atualmente desempregado; Oh Soo Jung (Jo Soo Hyang) é a Jurada 7, uma jovem a procura de emprego; e por fim, Kwon Nam Woo (Park Hyung Shik) é o Jurado 8, um jovem inventor.

O RÉU

O réu Kang Doo Shik (Seo Hyun Woo) é um homem que sofreu um acidente quando criança, onde boa parte do seu corpo foi queimado, o que lhe deixou grandes cicatrizes e com as mãos deficientes. Não tendo como trabalhar para sustentar sua mãe e sua filha, ele luta para conseguir receber um auxílio do governo para que sua mãe, já idosa, deixe de trabalhar.

OPINIÃO

Mesmo abordando um tema sério como o julgamento de um homicídio, Juror 8 consegue se conectar com quem assiste e equilibra bem a tensão com um humor leve e, ainda, traz ao telespectador uma reflexão sobre o peso que um julgamento, seja ele qual for, tem sobre a vida das pessoas que são julgadas. E esse pensamento não se limita apenas a um julgamento no sentido judicial, mas se estende para outros aspectos da vida.

A princípio são dados poucos detalhes sobre o caso, tanto para os jurados quanto para os telespectadores. Deste modo, à medida que o julgamento se desenrola e os jurados começam a debater entre si sobre qual deve ser a sentença do réu, dúvidas surgem e, repentinamente, o caso não parece mais tão claro assim. E é aqui que se encontra a magia do filme: junto com os personagens, quem assiste também é levado a repensar sobre o caso. Assim, como se fossem todos membros do júri, telespectador e jurados, mergulham cada vez mais fundo dentro do caso.

A cada novo detalhe encontrado, uma nova teoria sobre o caso é criada e desse modo os jurados debatem entre si para chegarem a uma conclusão. Todo esse processo faz com que quem assiste se sinta cada vez mais próximo dos personagens, ficando, consequentemente, mais envolvido com a história e os mistérios que cercam o caso.

juror 8 with park hyung sik

Dessa maneira, em meio aos debates que ocorrem entre os membros do júri, todos são levados a pensar sobre como suas experiências pessoais e os pré-conceitos que carregam têm influência não só sobre suas opiniões com relação ao caso, como também sobre uns sobre os outros.

Quando finalmente parecem terem juntado todas as peças do quebra-cabeça, e entrado em um consenso em relação à sentença do réu, o veredicto começa a ser escrito e os jurados sentem o peso que suas decisões têm sobre a vida do réu e este sentimento consegue ser muito bem transmitido para o público, visto que a história insere o telespectador no tribunal e, por isso, de certa forma o torna responsável pela decisão também.

Assim, todas essas reflexões e o mistério que é construído para a revelação da verdade sobre o caso, que vêm mescladas com situações cômicas e até mesmo inusitadas, dado o contexto da história, deixam a sensação de que as quase duas horas de Juror 8 passaram voando. 

O desfecho da trama surpreende e emociona e, novamente, trazendo consigo a reflexão sobre como muitas vezes as pessoas julgam umas às outras sem conhecerem o outro lado da história.


Se você está afim de assistir algo diferente e que mescle seriedade, mistério e humor, Juror 8 é uma excelente opção. 
Confira o trailer.

Texto por Leticia | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos