7/10

Re/member

Direção: Elichirô Hasumi

Elenco: Kanna Hashimoto; Gordon Maeda; Maika Yamamoto;Fuju Kamio;Kotaro Daigo;Mayuu Yokota; Shuntaro Yanagi; Naomi Nishida; Tasuku Emoto;

Ano de lançamento: 2022

Gênero: Terror Adolescente

Estúdio: Netflix

Sinopse: Re/Member é um filme baseado no mangá de terror Karada Sagashi, escrito por Katsutoshi Murase e Weizard.

Looping temporal, terror e um mistério a ser resolvido. Re/member traz seis estudantes do Ensino Médio dispostos a tudo para sobreviver. Até mesmo lutar contra um mal desconhecido.


Alô, alô amantes do terror! Não é Halloween, mas nada impede que a gente possa maratonar um filminho de terror. E esse aqui é para lá de especial porque há um elemento cinematográfico que todos amamos: looping temporal. Preparados? Então venha conhecer um pouco mais da história de Re/member!

A TRAMA

Nesse filme de terror adolescente, dirigido por Eiichirô Hasumi (Classe de Assassinato), seis estudantes ficam presos em um looping temporal aterrorizante, precisando unir forças para desvendar um enigma que já corrobora os corredores da escola há mais de 20 anos.

Takahiro Ise (Gordon Maeda); Rie Naruto (Mayu Yokota); Asuka Morisaki (Kanna Hashimoto); Shota Uranishi (Kotaro Daigo); Rumiko Hiragi (Maika Yamamoto) e Atsushi Kiyomiya (Fuju Kamio) não tem nada em comum e inclusive possuem outros círculos de amigos, mas algo tenebroso os juntou: uma maldição sobre um corpo que precisa ser montado a tempo, antes de todos morrerem. Mas “tudo bem”, eles possuem tempo de sobra para repetir o desafio se falharem. Quer dizer… será que está tudo bem mesmo? 

Durante a busca, o grupo se depara com o bibliotecário misterioso da escola,  vivido Shuntaro Yanagi. Ele parece vigiá-los de perto. Será que ele esconde alguma coisa? Ele parece saber muito sobre o desafio, mas até que ponto? Só assistindo para descobrir.

OS DESAFIADOS

Takahiro Ise

“Vamos acabar com isso”

Takahiro Ise é o jovem líder do grupo e um ótimo jogador de basquete. Suas habilidades rápidas com o esporte fazem dele um desafiado rápido, inteligente e difícil de ser batido. Ele se preocupa muito com Asuka Morisaki, mas é obrigado a fingir que  não a conhece tão bem, devido a um problema que ela teve no passado. 

Asuka Morisaki

“Não consigo me mexer Takahiro”

Asuka Morisaki é uma menina inteligente, porém introvertida. Muitos na escola a evitam devido ao fato dela ter “falhado” em uma competição escolar. No entanto, Morisaki é uma das estudantes escolhidas para participar do desafio devido a sua curiosidade e para ter a chance de fazer novos amigos.

Shota Uranishi

“Por favor! Não me mate!”

Assim como Asuka, Shota Uranishi é introvertido e inteligente. Geralmente é motivo de piada dos colegas de turma, mas durante os momentos do desafio, ele se mostra alguém muito corajoso e disposto a sobreviver. Ele é um dos que deseja terminar o desafio ileso e sem morrer no final.


CRÍTICA E OPINIÃO

Re/member tem uma trama muito interessante e diferente dos filmes ocidentais. Além disso, o fato de utilizar um elemento atrativo como o looping temporal faz com que o espectador fique, no mínimo, curioso para saber o desenrolar da história.

Mas nem tudo é fácil em Re/member. A trama central é sobre um corpo de uma criança  assassinada há mais de 20 anos, sendo que não se sabe quem é o assassino. Tudo que se sabe é que essa história irá se repetir até que as partes do corpo sejam encontradas e postas juntas. E quem for desafiado, deverá cumprir a tarefa para evitar a morte certa.

“De onde ela está vindo?”

A sensação que o filme passa ao espectador é que a cada momento que Takahiro, Asuka, Shota e os outros chegavam mais perto de cumprir o desafio, algo os impedia de chegar até o final e mesmo eles sabendo o que tinham feito de errado na noite anterior. Suas personalidades de alguma forma eram afetadas. Shota que sempre foi medroso, durante o desafio parece ter uma coragem absurda e muitas vezes consegue se sobrepor a de Takahiro. Asuka, que sempre fora quieta e praticamente invisível, se torna uma das maiores responsáveis para que todos consigam cumprir sua parte do desafio. Até aqui tudo bem. O que vem em seguida é que deixa uma ponta de frustração.

De repente, o terror dá uma cessada e passamos a presenciar momentos felizes dos desafiados. Pareceu ser uma quebra intencional para não ficar repetitivo e o filme ganhar mais alguns minutos. Mas eu gostaria de ver mais sobre o assassino e o bibliotecário misterioso que indiretamente participa do desafio. Até se recuperar dessa quebra, o longa fica lento e quase o interesse se esvai.

Final Feliz ?

“Mesmo que você se esqueça, irei te achar”

Apesar dessa amostra de momentos felizes, isso serviu para que eles trabalhassem juntos e ficassem cada vez mais próximos, além de ser a força necessária para eles continuarem a acabar com a maldição. E no fim, eles têm êxito graças a Asuka. Mas a que preço? O final do filme dá a entender que aquele não será o fim. Ao menos não naquele universo. E isso deixou a minha cabeça em looping! Quem será a próxima vítima e os próximos desafiados? Fica o questionamento.

Por mais que a quebra de tensão tenha afetado um pouco o filme, não podemos deixar de elogiar a forma como encaixaram o elemento do looping temporal. Além do final, de certa forma, acaba resgatando a tensão inicial. Com certeza isso deixou Re/member  mais atraente, mesmo que ele não seja 100% brilhante. Vale a pena você conferir e tirar suas próprias conclusões. 


Confira o Trailler de Re/member!