“Love Next Door” ou “O Amor Mora ao Lado” da emissora sul-coreana tvN com transmissão global pela Netflix é um dos queridinhos da dramaland no momento graças à química dos protagonistas e enredo envolvente. 

Como um bom drama coreano nunca é apenas entretenimento por entretenimento, a série traz reflexões importantes sobre saúde mental e exploração no trabalho. E logo nos primeiros episódios apresentou a técnica milenar chinesa “Feng Shui”, utilizada e defendida pelo personagem de Hae In, Choi Seung Hyo, um arquiteto renomado na Coreia do Sul e amigo de infância de Bae Seok Ryu (Jung So Min). 

Jung So Min em “Love Next Door/O Amor Mora ao Lado”

Em tradução literal, “Feng Shui”, (em chinês: 風水), significa “vento-água” e carrega a filosofia chinesa de harmonizar os indivíduos com o ambiente ao seu redor trazendo mais prosperidade nas diversas áreas da vida. De forma geral, escolher e projetar com cuidado o lugar para se morar ou trabalhar, de modo que fluísse com saúde e bem-estar. 

A técnica remete a “forças invisíveis” que unem o universo, a terra e a humanidade, conhecidas como qi ou força cósmica. No drama, Choi Seung Hyo visita cemitérios e residências com uma bússola para medir a energia do local. 

Foto: Brognoli/Reprodução

A aplicação do Feng Shui é comumente usada em ambientes de trabalho ou residenciais, mas também é presente em espaços espiritualmente significativos como cemitérios e igrejas. 

Desde a disposição dos móveis, a escolha das cores, a iluminação e a presença de plantas e objetos decorativos podem influenciar as energias de um espaço,  maximizando energias positivas e minimizando influências negativas.

Na arquitetura, é utilizado o Mapa Baguá, um mapa energético que divide o cômodo em áreas que correspondem a diferentes aspectos da vida, como família, relacionamentos, trabalho, amigos e espiritualidade. Para saber qual Guá rege o setor, é preciso colocar sobre a planta da casa, por exemplo, onde se quer harmonizar.


Foto: Terra/Reprodução

Além das energias Yin e Yang e mapa Baguá, o Feng Shui se baseia nos cinco elementos: Madeira, fogo, terra, metal e água na construção de um ambiente harmonioso.

Até o momento na série, a técnica não foi mais aprofundada, mas em episódios futuros deve ganhar mais destaque considerando o trabalho de Choi Seung Hyo. “O Amor Mora ao Lado” está em lançamento pela Netflix com episódios novos, dublados e legendados, todos os sábados.

Além do entretenimento único que o k-drama está proporcionando, junto com um pouco de tensão com os últimos acontecimentos. “O Amor Mora ao Lado”  está entregando um “Friends to lovers” com os protagonistas Jung Hae In e Jung So Min, belíssimo que vale a pena acompanhar. E claro, Jung Hae In não assina um contrato de atuação sem que no roteiro o personagem sofra um pouquinho.

“Na tentativa de recomeçar a vida, uma mulher retorna à Coreia e se envolve com alguém do passado. O problema é que existe uma história complicada entre os dois.”

Sinopse Oficial Netflix