My Liberation Notes me encantou com as primeiras cenas e quando percebi acolhia os episódios como se fossem objetos delicados e frágeis. E isso aconteceu porque vi a filosofia intrínseca em diversos momentos: na delicadeza do olhar, no som da natureza e nos questionamentos mórbidos.

Ao acompanhar a rotina dessa família patriarcal percebemos comportamentos repetidos e perguntas constantes. Devido à criação, os filhos se tornaram pessoas emocionalmente distantes e/ou solitárias. 

10/10

My Liberation Notes

Título original: 나의 해방일지

Roteirista(s): Park Hae Young

Direção: Kim Seok Yoon

Episódio(s): 16

Ano de lançamento: 2022

Estúdio: JTBC, Netflix

Plataformas atendidas: Netflix

Situado na vila de Sanpo, onde mais pessoas saem do que permanecem, os três irmãos Yeom Chang Hee, Yeom Mi Jung e Yeom Ki Jung, desejam escapar de uma vida repleta de incertezas. Um homem misterioso, Sr. Go, se muda para a vizinhança. Ele é um bêbado com cara de quem carrega muitos fardos e segredos. Sua personalidade cautelosa e preferência por se manter reservado o tornam alvo de fofocas. Mi Jung, a irmã mais nova e tímida, decide abordá-lo. (Fonte: Adaptado de MyDramaList).

OS PROTAGONISTAS

Imagem/reprodução: JTBC/Netflix

Yeom Ki Jung (Lee El): é “aquela que pega”. A mais velha dos três irmãos que se envolve intensamente quando se apaixona. Contudo, conforme os anos passam ela percebe que foi exigente demais ao longo da vida e decidiu que só queria amar alguém, qualquer um. E isso a faz passar por constantes altos e baixos emocionais. 

Imagem/reprodução: JTBC/Netflix

Yeom Chang Hee (Lee Min Ki): é o sensato. Mas sua crescente ambição o faz parecer desesperançoso e rancoroso demais. Apesar disso, Chang Hee consegue analisar as situações de forma racional e dar conselhos valiosos aos outros. 

Imagem/reprodução: JTBC/Netflix

Yeom Mi Jung (Kim Ji Won) é a caçula apática. Durante muitos episódios é difícil vê-la com alguma expressão significativa. Mi Jung tem dificuldade para se expressar até mesmo com a família. Apesar disso, esconde dos familiares um erro que cometeu pelo ex-namorado e está tentando corrigir sozinha. 

Imagem/reprodução: JTBC/Netflix

Sr. Go (Son Seok Koo) é o vizinho. Seu hobbie favorito é sentar na varanda e olhar o céu enquanto bebe soju. Pouco comunicativo, ninguém sabe seu nome completo ou qualquer informação relevante sobre ele. Porém, após receber um ultimato, começa a demonstrar interesse em outras coisas além da bebida. 

A FAMÍLIA

My Liberation Notes mostra o quanto os pais, ou responsáveis, são influenciadores na vida dos filhos. São pequenos ou grandes gestos comportamentais, falas ou até mesmo relações interpessoais que podem ser reproduzidas que fazem a diferença na vida dessas pessoas, principalmente quando adultos. O drama fez um balanço perfeito entre mostrar cada personalidade e, ao mesmo tempo, os traços familiares em comum. 

A família Yeom é composta pelos progenitores e três filhos. O pai, um homem taciturno de difícil acesso, inclusive para os mais próximos. A mãe, agitada e exigente que sempre está muito atarefada e preocupada. Até mesmo entre eles é possível ver a diferença de responsabilidades, a típica família patriarcal. Fica claro, ao longo do drama, que esse sistema deixou a família robotizada e machista, sem espaço para diálogos sinceros

“Nem nossos pais nos deram esse tipo de apoio”, uma frase que dói em quem assiste. É triste, pois eles já estão acostumados a não receberem apoio nenhum. Em contrapartida existem as expectativas como, por exemplo, que Ki Jung case logo devido a idade. 

Imagem/reprodução: JTBC/Netflix

AS EXPECTATIVAS

My Liberation Notes mostra que as expectativas são naturais e até mesmo saudáveis, quando se sabe dosar. Mas, em contrapartida, nos faz refletir se estamos dispostos a lidar com a frustração. É natural que uma acompanhe a outra, pois nem tudo o que queremos será realizado e é necessário aprender a lidar com esse sentimento desconfortável. 

Os três irmãos mostram diversos tipos de expectativas e frustrações. Ki Jung quer, quase desesperadamente, se apaixonar. Mas acaba se interessando por um homem mais novo, o que, anteriormente, era um problema para ela. Como lidar com isso? A expectativa de amar alguém foi alcançada, mas como passar por cima da frustração de não controlar por quem se apaixona?

Imagem/reprodução: JTBC/Netflix
Imagem/reprodução: JTBC/Netflix

Chang Hee espera ser bem sucedido, tanto que deixa de lado possibilidades de romances por achar que seu cargo e a distância de sua casa são impeditivos para novos relacionamentos. Após muita reflexão percebe que estava correndo na contramão e decide abraçar o destino. É incrível acompanhar essa mudança!

Já Mi Jung não demonstra nenhuma ambição em particular. Entretanto, ao ser colocada contra a parede no trabalho, resolve abrir um grupo de pessoas que querem se libertar. Começa, então, a criar expectativas e resolve investir no vizinho misterioso e os altos e baixos passam a existir. Ao sair de sua zona de conforto e criar expectativas, também começou a aprender sobre frustrações. 

O ROMANCE

Confuso, é como posso definir o romance principal. Ao começar a pensar em sua liberdade, Mi Jung decide que quer namorar novamente, porém com uma pessoa que a venere. E então, passa a se envolver com o Sr. Go que não demonstra interesse por nada e ninguém. Entretanto, ao perceber que ela é tão solitária e silenciosa quanto ele, começa a prestar mais atenção aos detalhes. 

Imagem/reprodução: JTBC/Netflix

Um romance que consiste, basicamente, no silêncio. É interessante e muito diferente, pois quando existem diálogos eles são repletos de sinceridade e empatia. Nenhum exige mudanças no outro, simplesmente se aceitam. É possível entender a evolução do relacionamento quando ambos passam a mostrar suas dores e aceitam o consolo. 

Tudo começou, evoluiu e foi concluído com a frase:

“Algo bom vai acontecer com você hoje”. 


My Liberation Notes é um drama que gera reflexão. Não é uma produção fácil de maratonar, pois ela mexe com lados do telespectador possivelmente difíceis de analisar. Todavia, posso garantir que é um prato cheio para o autoconhecimento e ponderações pessoais. Chorei em diversos momentos, mas finalizei tendo uma nova perspectiva. 

A genialidade do enredo está no ato de criar notas para a libertação. E se libertar do que, lhe pergunto? De tudo o que não apresenta benefícios para a vida. Ao longo do drama, percebi que pensava no que estaria nas minhas notas e até hoje penso muito sobre isso. E você, quais seriam as suas notas para a libertação? 

Texto por Nai | Revisão por Fran Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos