Há 10 anos o Brasil recebia o “Music Bank in Brazil (뮤직뱅크 월드투어 in 브라질 2014)”, diretamente de Seul com diversas atrações de k-pop. Mas a sensação que temos é que foi há tanto tempo que ainda nos perguntamos se o evento realmente aconteceu ou foi um surto coletivo.

A verdade é que naquele ano o mundo tinha seus olhares atentos ao Brasil, que recebia a Copa de 2014, o mundial de futebol masculino. Assim, muito foi-se investido no país por empresas que visavam pegar carona nessa temática. 

Com a Coreia do Sul não foi diferente, alguns programas foram gravados aqui. Entre eles podemos citar o “SNS One Float Expedition (SNS원정대 일단띄워)” e o “Law of the Jungle”, ambos da SBS por exemplo.

Trecho do programa “law of the jungle” no Brasil

Music Bank in Brazil

Em 7 de junho de 2014 foi realizado o Music Bank em solo brasileiro. O local escolhido para sediar foi o Rio de Janeiro, a “cidade maravilhosa”, mais precisamente na HSBC Arena, hoje Farmasi Arena.

Imagem promocional com as atrações no Brasil

A proposta do “Music Bank World Tour” é levar aos outros países uma forma de promover e  incentivar a popularidade da cultura coreana, visando impulsionar ainda mais o consumo cultural entre as nações e gerar um programa que ressalta a intercambialidade cultural.

Com isso, tivemos a presença de atrações de milhões na versão brasileira, sendo eles: a solista Ailee, a k-band CNBLUE e os grupos B.A.P, INFINITE, MBLAQ, M.I.B, e SHINee (com exceção do Onew). A apresentação do programa ficou por conta da âncora da KBS Jung Jiwon, do Lee Joon (ex MBLAQ) e do Jung Yong Hwa (CNBLUE), já como representante do Brasil tivemos nada menos que Fiuk.

Trailer do Music Bank in Brazil

O evento movimentou caravanas de diversos lugares do Brasil e afora para prestigiar o primeiro Music Bank gravado na América Latina. E os interessados puderam participar do evento com ingressos que custavam entre R$100 (meia-entrada do nível superior 3) a R$600 (inteira da Pista Premier).

EU FUI EU TAVA 😭

Esta que vos escreve teve a honra de participar desse evento, assim trago relatos do que vivi no que foi minha primeira experiência em um show/festival de kpop.

O evento simplesmente foi mega aconchegante, já na entrada montaram estandes com produtos de patrocinadores, ofertando mimos de k-beauty e snacks. Sem contar que ganhamos a edição especial de lançamento da versão brasileira da revista KWAVE pela Probrazil, que infelizmente só teve 8 edições lançadas até sua descontinuação.

Imagem retirada tiretamente do fundo do baú <3

As apresentações foram em geral curtas, cada artista tocou 3 dos seus grandes hits: B.A.P levou todo mundo ao delírio performando “1004 (Angel)”, “One Shot” e “No Mercy”, a Ailee entregou tudo com “U&I”, “I Will Show You” e “Singing Got Better”. O M.I.B eletrizou todos com a sequência de “Chisa Bounce”, “Men in Black” e “Girls Dreams Money (GDM)”.

Já o MBLAQ, pausa pra um surto, destruiu tudo com “Monalisa”, “This Is War” e “Oh Yeah”, por sua vez, o INFINITE fez todos vibrarem por “Last Romeo”, “Paradise” e “The Chaser”. Ainda tivemos o CNBLUE que fez todo mundo cantar com “Can´t Stop”, “I´m a Loner” e “I´m Sorry.”. E o SHINee fechando a noite, simplesmente foram os donos do palco performando “Lucifer”, “Ring Ding Dong” e “Why So Serious”.

Trechos da apresetanção do SHINee no Music Bank in Brazil, 2014.

Na medida que as apresentações ocorriam, eram intercaladas muitas homenagens ao Brasil, desde a abertura com um grupo de sambistas e a sequência com todos subindo ao palco para performar “Vou deixar” do Skank.

E não pararam, ainda houve a Ailee cantando a atemporal “Aquarela do Brasil”, enquanto num outro stage special tivemos “Garota de Ipanema cantada por Taemin (SHINee), JongHyun (ex-CNBLUE) e SungKyu (INFINITE).

Apresetanção especial da Ailee no Music Bank in Brazil, 2014.

Mas a surpresa da noite ficou por conta da apresentação da dupla ToHeart, formada pelo Key (SHINee) e o WooHyun (INFINITE). Dias antes do festival, a produção separou fãs do Key para concorrerem a uma surpresa que seria nada mais, nada menos que subir ao palco e ser a musa(o) da performance.

Uma curiosidade desse momento foi que ao sortearem um número desses grupo de fãs, uma querida achou que era o número do ingresso e simplesmente desmaiou e teve que ser socorrida. Até hoje me pergunto o que aconteceu depois com a diva.

Apresentação do ToHeart no Music Bank in Brazil, 2014.

Para finalizar o evento, todos voltaram ao palco ao som do clássico “Run to you” do DJ DOC e jogaram bolas exclusivas do evento, autografadas pelos artistas… Minha maior tristeza claramente foi não ter voltado para casa com uma sequer delas. No fim foi uma noite incrível e memorável.

Repercussão

O programa editado foi ao ar no canal do Youtube da KBS World em 18 de junho do mesmo ano, o programa ficou no ar por algum tempo, porém já não se encontra mais no canal da emissora.

A curta passagem dos artistas aqui rendeu um especial no programa da Ana Maria Braga, contando como foi o evento e uma curta entrevista com os meninos do M.I.B, que pode ser visto na Globo Play. Além disso, também houve a produção de um DVD do programa.

Reprodução: Globo Play

Apesar da expectativa de lotar o espaço com 15 mil pessoas, o evento contou com um número um tanto menor, aproximadamente 10 mil, mas era nítido em algumas áreas, tanto na pista premier quanto nos aneis superiores que não ficaram completamente lotados. 

Na época, as conversas que tive na fila de espera relataram que muitas filiais locais de empresas da Coreia do Sul estavam sorteando ou mesmo doando ingressos aos seus colaboradores já que o evento não conseguiu furar a bolha. Bem, o que podíamos esperar? 

Afinal estamos falando de 2014, dois anos após o início da popularização do k-pop em nível global. Então poucas empresas locais acreditavam no potencial do gênero, oo contrário do que estamos vivendo hoje com anúncios e mais anúncios de artistas vindo às terras tupiniquins. 

Mas será que com essa alta demanda já podemos sonhar que daqui a um tempo teremos um “Kcon in Brazil”?! Façam suas apostas!