Que nossos amados doramas estão repletos de personagens femininas super incríveis e inspiradoras e que essa indústria é recheada de atrizes talentosíssimas nós já sabemos. O que acaba passando despercebido muitas vezes são aquelas mulheres que nos bastidores fazem tudo isso acontecer, seja dirigindo, escrevendo ou produzindo etc. e entregam produções maravilhosas para o público.
Mais do que muitas vezes se imagina, a lista de diretoras e roteiristas de doramas é bem grande, sendo assim trazemos para você a segunda parte da lista de Mulheres Por Trás Das Câmeras!, se você ainda não conferiu nossa primeira lista corre lá para ler que só tem sucesso!
Sem mais delongas, confira nossa lista: Mulheres por trás das câmeras! – Part. 2
Lee Soo Yeon
Lee Soo Yeon é uma roteirista sul-coreana. Formada pelo departamento de Língua e Literatura Chinesa pela Universidade de Mulheres de Ewha, ela estudou escrita para dramas enquanto trabalhava em um escritório. Mais tarde, após se aposentar, Soo Yeon debutou como roteirista, sendo seu primeiro drama o aclamado “Stranger”, estrelado por Bae Doona. Além de “Stranger”, ela também roteirizou o drama “Life” (2018), “Stranger 2” (2020) e “Grid” (2022).
Lin Yufen
Lin Yufen é uma diretora chinesa formada pela Academia Central de Drama no Departamento de Direção. Lin possui um currículo recheado de trabalhos, seja de dramas ou de filmes. Dentre seus trabalhos destacam-se os dramas grandes sucessos “Love O2O” (2016) e “Eternal Love” (2017) e que fizeram um grande sucesso, além desses vale também citar “Legend of Nine Tails Fox” (2016), “Never Gone” (2018), “Novoland: Pearl Eclipse” (2021) e o mais recente “Perfect Couple” (2022).
Choi Ran
Choi Ran é uma roteirista sul-coreana. Ela iniciou sua carreira como roteirista de radiodifusão, onde trabalhou por 15 anos, sendo responsável por programas da KBS como “History Special”, “Environmental Special”, “TV talk book”, “Secret of Creation of Myths” e “Video Record Hospital 24 hours”. Após vencer prêmios como o Joongang Ilbo Scenario Competition de 2004 e o SBS TV Literary Award de 2006, seu caminho para roteirizar dramas se abriu e Choi Ran debutou em 2008 com o drama “Iljimae” que rendeu aproximadamente 30% de audiência. Seus trabalhos mais conhecidos são o famoso “Black” (2017) e “Mouse” (2021), que teve vários episódios especiais.
Kim Hee Won
Kim Hee Won é uma diretora sul-coreana. Seu drama de estreia foi “Fated To Love You” (2014), onde trabalhou com o diretor Lee Dong Yoon. Em seu currículo constam dramas como “Warm And Cozy” (2015), “Glamorous Temptation” (2015), “Money Flower” (2017), o famoso “The Crowned Clown” (2019) e o seu grande sucesso “Vincenzo” (2021), contando ainda com os mais recentes “Little Women” (2022) e “Soundtrack #1” (2022). Vale lembrar que “Soundtrack #2” está confirmado para este ano de 2023.
Baek Sun Woo
Baek Sun Woo é uma roteirista sul-coreana. Contando com vários sucessos em seu currículo, como “A Poem A Day” (2018), “What’s Wrong With Secretary Kim?” (2018) e o recente “My Roommate Is A Gumiho” (2021), Sun Woo também foi responsável por escrever várias temporadas de “Ugly Miss Young Ae”, drama da tvN que acompanhava as dificuldades e preconceitos que mulheres que fogem do padrão de peso imposto pela sociedade sofrem.
Qi Xiaohui
Qi Xiaohui é uma diretora de dramas, roteirista e diretora criativa para televisão e cinema. Formada na Academia de Teatro de Shanghai pelo Departamento de Direção, ela conta com alguns dramas em seu currículo, destacando-se “A Little Thing Called First Love” (2019) e “Really Meet Love That Day” (2021). Além disso, Qi Xiaohui também já conta com outros três dramas em desenvolvimento.
Yoon Kyung Ah
Yoon Kyung Ah é uma roteirista sul-coreana. Seu trabalho de estreia como roteirista foi em uma adaptação do mangá Dragon Zakura para a TV em 2010, intitulado “Master Of Study/God Of Study”. O drama ganhou elogios do autor do mangá, que o reconheceu como “energético e interessante”. Mais tarde, Kyung Ah roteirizou “Brain” (2011-2012), drama médico em torno da neurocirurgia, onde a roteirista passou um período no hospital entrevistando médicos, enfermeiros e pacientes, além de contar com médicos altamente experientes como consultores nos sets. Outros dramas em seu currículo como roteirista são “Medical Top Team” (2013), “Girls’ Generation 1979” (2017), “Moment At Eighteen” (2019) e “Homemade Love Story” (2020).
Lee Eun Hee
Lee Eun Hee é uma diretora e roteirista sul-coreana. Ela é responsável por escrever e dirigir um grande clássico entre os dorameiros que é o filme de 2016 “Unforgettable/Pure Love”, estrelado pelo idol D.O. (EXO) e pela atriz Kim So Hyun, tendo emocionado muitos com sua história.
Song Ji Na
Song Ji Na é uma roteirista sul-coreana. Tendo começado sua carreira nos anos 1980, seu primeiro trabalho como roteirista foi para um programa da Rádio MBC chamado “Starry Night” e sua estreia na TV foi com um programa infantil. Ji Na também escreveu roteiros para documentários e seu primeiro drama foi “The Last Station” de 1987, época em que dramas para a televisão ainda eram algo experimental. Song Ji Na é principalmente conhecida por escrever dois dos dramas coreanos mais influenciadores e assistidos de todos os tempo: “Eyes of Dawn” (1991) e “Sandglass” (1995). Atualmente seu drama de maior destaque é “Healer” (2014).
Menção Honrosa a:
Hong Eui Jung
Hong Eui Jung é uma diretora, roteirista e produtora sul-coreana. Eui Jung é graduada pela Universidade Nacional de Artes da Coréia em Artes Visuais, tendo também estudado na Escola de Filmes de Londres. Com uma vasta experiência, ela já trabalhou como operadora de câmera, produtora de cinema, assistente de diretor e diretora de fotografia, fazendo comerciais, clipes musicais e curtas. Com alguns filmes em seu currículo, os de maior destaque foram o sci-fi “Better Than Tomorrow” (2016), pelo o qual ganhou o prêmio de Best Student Film no Shooting People Award do mesmo ano, e o drama criminal “Voice Of Silence” (2020) com o qual ganhou 9 dos 22 prêmios pelos quais foi indicada, entre eles o de Best New Director no Blue Dragon Film Awards e o de Best Director no Baeksang Arts Awards.
Em uma indústria que produz principalmente para o público feminino, ainda é gritante a diferença na quantidade de homens e mulheres ocupando cargos de destaque dos bastidores como direção e roteiro. Na parte de produção, então, é ainda mais raro encontrar mulheres presentes. Mais uma vez, torna-se muitíssimo importante a divulgação dos trabalhos dessas brilhantes mulheres e também de sua valorização e destaque pelo público.
Eu e você somos parte importante dessa máquina e se quisermos podemos começar a fazer a diferença consumindo, valorizando e divulgando o trabalho dessas e de muitas outras mulheres que merecem reconhecimento e destaque.
Aproveite e leia também
Texto por Lele | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos