Moonbyul, integrante do MAMAMOO, se tornou a artista feminina mais creditada da história do KOMCA com o seu novo álbum C.I.T.T (Cheese In The Trap), lançado dia 28 de abril. A idol recebeu os créditos pela canção título, “C.I.T.T”, e pela faixa”My Moon”.
Ao todo, Moonbyul possui 98 músicas lançadas em seu nome, se tornando, assim, a idol feminina mais creditada de todos os tempos na Korea’s Music Copyright Association (KOMCA), coletivo que visa administrar os direitos autorais e de exibição dos artistas musicais da Coreia do Sul.
No k-pop, a liberdade criativa dos artistas sobre a sua arte é bastante limitada. Entretanto, a rapper vem quebrando esse estigma ao estar cada vez mais presente no processo de escrita e composição dos seus projetos não só como solista, mas também como integrante de um dos maiores grupos da terceira geração, o MAMAMOO.
“Cheese In The Trap” marca o retorno da Moonbyul após o lançamento do seu terceiro mini álbum “6equence”, em janeiro. O EP com sete músicas rendeu para a artista quatro músicas creditadas em seu nome. Em entrevista coletiva realizada no começo do ano, ela contou: “Participei de tudo de A a Z no processo de criação do EP e estou 100% satisfeita com o resultado final”.
Além disso, Moonbyul acrescentou que deseja ultrapassar barreiras na música e escrever canções que possam ser identificadas por todos os gêneros. “Até agora, tenho tentado lançar músicas que não soem nem femininas nem masculinas, porque acredito que sou bastante andrógina. Quero me tornar uma pessoa que possa desafiar a visão binária de gênero através da música”.
É com esse pensamento que a rapper tem feito um trabalho incrível e digno de ser aplaudido dentro da indústria do k-pop. Com muita versatilidade, Moonbyul não está caminhando para ser a artista feminina mais creditada no KOMCA, e sim a idol feminina mais completa e talentosa de toda a indústria. Afinal, ela dança, canta, compõe, escreve, atua, performa e ainda é host de um dos programas de rádio mais populares do seu país.
Ouça o trabalho da artista no Spotify!
Texto por Ana Carol | Revisão por Fran | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos